Arquivo

Acesso Metropolitano: Villa Dálmine chega à liderança da Primeira C

Com estádio lotado e colorido de violeta, Villa Dálmine não tomou conhecimento do Luján

Rodadas fundamentais para modificar o panorama de todas as categorias do acesso metropolitano. Na Primeira B Metro, o Sarmiento folgou e deu ao Colegiales a oportunidade de retomar a liderança da competição. O Cole decepcionou ao perder do Acassuso, fora de casa. Na C, o UAI Urquiza perdeu do San Miguel e pela segunda vez deu a chance ao Villa Dálmine de tomar a ponta da competição. E foi o que aconteceu, já que o Viola bateu no Luján por 2×0, atuando em Campana. Na D, o Fénix goleou o Muñiz por 4×0, mesmo atuando fora de casa; porém, a grande final da rodada foi vencida pelo Argentino de Quilmes, que foi a Bajo Flores e venceu o Riestra por 3×2 numa ótima partida de futebol. Desta forma, Fénix e Quilmes ficam isolados na briga pela liderança da Categoria.

Primeira B Metro

Com vários reservas, Colegiales perde para Acassuso, em Caseros

Em Lomas de Zamora, o Nueva Chicago conquistou uma vitória importantíssima sobre o Los Andes, por 1×0. O gol do Torito ocorreu aos 15 minutos da etapa complementar. Em Villa Devoto, o General Lamadrid demonstrou que a equipe está finalmente se acertando. Ficou no 0x0 com o bom conjunto do Platense. Pior para o Calamar, que além de não se aproximar dos ponteiros, ainda sofre com a pressão da chegada do Chicago, que já está somente com dois pontos a menos que o Calamar de Vicente López. Ainda distantes da liderança, as duas equipes estariam, hoje, classificadas para o chamado Torneo Reducido (torneio reclassificatório) que dá o direito ao seu campeão de disputar a “promoción” com uma equipe da B Nacional.

Com o líder Sarmiento de Junín folgando na rodada, o Colegiales entrou em campo com a obrigação de vencer para voltar à ponta da competição. Foi à cancha do Estudiantes, onde o Acassuso se fazia de local, e perdeu por 2×1. A partida foi equilibrada na primeira etapa, mas com ligeira superioridade do Cole sobre um Acassuso, que tentava jogar nos contragolpes. Aos 19 minutos, a jogada funcionou e a equipe local abriu o marcador com um gol de Braian Romero. Aos 26, Cristián Vergara cobrou uma falta com perfeição e igualou o placar. Tudo parecia que ficaria assim na primeira etapa, mas o Acassuso fez mais um. Aos 42, Lucas Mazzulli deixou os locais novamente na frente do placar: 2×1 Acassuso.

O gol sofrido no fim do primeiro tempo deixou o Cole sem reação no segundo. O Acassuso voltou a recuar bem sua equipe e obrigou o visitante a abusar de uma criatividade que ele não tinha em razão dos vários desfalques. Apesar da maior posse de bola do Cole, foi o Acassuso que chegou com chance de fazer o terceiro, aos 23 minutos. Porém, na cara do gol, Pumpido arrematou fraco e o arqueiro visitante conseguiu se recuperar e impedir o terceiro gol. O resultado foi péssimo para o Cole. Agora, além de o Sarmiento se manter na liderança com um ponto a mais, ainda tem um jogo a menos. Para piorar, o Estudiantes se igualou com o Tricolor de Munro na segunda posição, o que deverá dividir as preocupações do Colegiales entre o ponteiro e o Pincha, que tem a mesma pontuação que a sua.

Demais resultados da rodada: Flandria 1×0 Comunicaciones; Barracas 1×2 Temperley; Armenio 2×0 Def. de Belgrano; San Telmo 0x1 Dep. Italiano; Villa San Carlos 0x0 Morón; Brown de Adrogué 0x0 Almagro.

Classificação
Sarmiento: 54; Colegiales: 53; Estudiantes: 53; Brown de Adrogué: 49; Platense: 44; Nueva Chicago: 42; Comunicaciones: 42; Los Andes: 39; Villa San Carlos: 38; Flandria: 36; Armenio: 34; Almagro: 33; Temperley: 31; Dep. Italiano: 31; Acassuso: 30; Defesores de Belgrano: 27; Deportivo Morón: 26; San Telomo: 25; Barradas Central: 25; General Lamadrid: 25; Tristán Suárez: 19.

Primeira C

Rodada importantíssima para a Categoria, pois pela primeira vez os resultados mostraram queda de produção do UAI Urquiza e a chegada à liderança do Villa Dálmine. O Viola recebeu o Luján e venceu por 2×0 com tranquilidade e contundência. Já o Urquiza, atuando como local, tropeçou no San Miguel e perdeu por 2×1. Desta forma, as duas equipes dividem a liderança, mas a vantagem é do Violeta, pelos critérios de desempate.

Depois de dois empates consecutivos, o Urquiza entrou em campo pressionado e foi batido pelo San Miguel por 2×1. Explorando os espaços deixados por um Urquiza curiosamente desordenado em campo, o San Miguel chegou ao primeiro gol aos 45 do primeitro tempo com Lucas Rodríguez. Na segunda etapa, logo aos 11, Luciano Kulich ampliou e deixou o Furgón ainda mais desorganizado em campo. Apesar de descontar aos 24 minutos, o Urquiza manteve-se distante daquele exemplo de equipe organizada que tanto encantou até três rodadas atrás.

Em Campana, o Villa Dálmine recebia um adversário tão fraco quanto o do Urquiza: o Deportivo Luján. Porém, diferentemente do Furgón, o Violeta venceu por 2×0 e poderia ter vencido por mais gols. Como prova de que os papéis estão se invertendo na Categoria, foi o Villa Dálmine que desfilou tranquilidade em campo. Fez o primeiro gol com Cáspary aos 41 da primeira etapa, após desperdiçar algumas chances claras de abrir o marcador. Na etapa complementar, a equipe retornou ainda mais tranquila e aos 32 o artilheiro Salvatierra fez 2×0, convertendo um pênalti. Com o resultado, o Viola conquista a tão almejada e perseguida liderança da competição.

Veja os demais resultados: Excursionistas 2×3 Talleres (R.E); Liniers 1×2 Cambaceres; Leandro Além 1×3 Central Córdoba; Berazategui 2×0 Argentino de Merlo; Midland x Def. Unidos (suspenso); El Porvenir 0x2 Dock Sud; Deportivo Español 2 x2 Sacachispas; Laferrere 1×1 Justo Urquiza.

Classificação
Villa Dálmine: 47 pontos; Universidad Urquiza: 47; Central Córdoba: 42; Talleres: 42; Justo Urquiza: 37; Laferrere: 37; Midland: 36; Dock Sud: 36; Excursionistas: 34; Berazategui: 31; San Miguel: 30; Liniers: 30; Leandro Além: 29; Def. de Cambaceres: 29; El Porvenir: 28; Def. Unidos: 28; Argentino de Merlo: 26; Dep. Español: 25; Sacachispas: 23; Der. Luján: 22.

Primeira D

Jogadores do Argentino de Quilmes comemoram a justa vitória sobre o Riestra, em Bajo Flores

A rodada da Primeira D reservou grandes emoções na partida em que o Riestra recebeu o Argentino de Quilmes para uma das finais da Categoria. O Mate fez 3×2 e não deixou o Fénix aumentar sua vantagem sobre seus perseguidores. Fora de casa, o líder bateu impiedosamente no Deportivo Múñiz por 4×0 e segue firme na ponta. Mais que os dois pontos a frente do Mate, chama a atenção o futebol apresentado pela equipe de Pilar. Em outro confronto emocionante, o Victoriano Arenas vencia em casa o Atlas por 2×0 até os 41 da segunda etapa. Então o Marrón descontou e empatou aos 49 minutos.

Que o duelo do Riestra com o Argentino de Quilmes era tido como uma das finais da Categoria ninguém duvidava. Mas o que surpreendeu foi a intensidade com que a partida foi disputada. O Mate foi logo para cima dos Malevos e com menos de 20 minutos já vencia por 2×0. A vantagem poderia ser ainda maior, se Diego Leguiza convertesse um pêntalti. O Riestar ainda descontou aos 35 com Victor More.

Na segunda etapa, o Riestra tentou partir para o abafa, mas se descuidou da defesa e sofreu o terceiro gol aos 10 minutos. O abafa continuou, mas sempre com os espaços sendo deicados para o Argentino matar a partida. Aos 41, Jose Milla descontou novamente para os locais. Os últimos minutos foram de uma tensão digna das grnades disputas. Venceu aquele que pareceu mais preparado para brigar pela ponta com o bom conjunto de Pilar. Ao Riestra fica ao menos a impressão de que é um candidato certo no octogonal que leva à disputa da “promoción”.

Na cnacha do San Miguel, o Deportivo Muñiz recebeu o Fénix e foi goleado de maneira impiedosa pelo líder. A equipe de Pilar não tomou conhecimento do Múñiz. Porém, na primeira etapa, o conjunto local soube igualar as ações com base em grande disposição física e atuando na displicência do líder. Bastou, porém, o gol do Fénix, no fim do primeiro tempo, para que o Múñiz se entregasse na etapa complementar. Então, foi saindo um gol atrás do outro e o placar final foi um autêntico 4×0 para “los Cuevos” de Pilar.

Outro grande resultado da rodada foi a vitória do San Martín Burzaco, fora de casa, sobre o Claypole. O San Martín vencia até os 37 do segundo tempo por 2×1 quando Matías Correa empatou para os locais. Aos 44, o artilheiro Wilson Severino, autor de dois gols no encontro, fez o tento do grande triunfo do San Martín. Desta forma, o conjunto de Burzaco passa à frente do Riestra e agora ocupa o terceiro posto da tabela.

Demais resultados da rodada: Ituzaingó 1×0 Cañuelas; Ballester 3×0 Yupanqui; Sportivo Barracas 0x0 Argentino de Rosário; Centro Español 0x0 Atlético Lugano.

Classificação
Fénix: 48 pontos; Argentino de Quilmes: 46; Riestra: 38; San Martín: 36 pontos; Atlas: 34; Centro Español: 37; San Martín: 36; Atlas: 34; Cañuelas: 32; Yupanqui: 32; Juventud Unida: 28; Victoriano Arenas: 26; Argentino de Rosário: 24; Ituzaingó: 24; Dep. Múñiz: 23; Lugano: 22; Claypole: 21; Dep. Paraguayo: 20; Sportivo Barracas: 16; Central Ballester: 15.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.