Acesso

Argentinos, Colón e San Martin voltam à elite. Triangular definirá outras duas vagas

Comandado por Riquelme, Argentinos Juniors conseguiu voltar à elite
Comandado por Riquelme, Argentinos Juniors conseguiu voltar à elite

Sem nenhum time da primeira divisão lutando por títulos, os focos para esse final de semana foram voltados para a B Nacional. Em quatro jogos neste domingo, três equipes obtiveram o acesso e outros três clubes terão de disputar um triangular para definir as outras duas vagas do Grupo A, o mais equilibrado da B Nacional.

Das quartas partidas que aconteceram nesta rodada, duas equipes precisavam apenas de um empate para conquistar o acesso. Um deles conseguiu. O Argentinos Juniors, de Juan Román Riquelme, ficou no empate por 1×1 com o Douglas Haig, em La Paternal, e retonou à elite. Já o Gimnasia Jujuy perdeu para o Aldosivi, por 2×0, e terá de disputar a repescagem.

Neste domingo a definição ficou com os times da zona A. Três das vagas foram definidas e ficaram com Argentinos Juniors, Colón e San Martín, clubes que descenderam recentemente. As outras duas vagas serão distribuídas aos melhores posicionados em um triangular de desempate que tem tudo para ser emocionante, a ser disputado entre Aldosivi, Gimnasia Jujuy e Nueva Chicago.

O jogo mais aguardado da última rodada da zona A era Argentinos Juniors x Douglas Haig. Líder da chave, tendo Riquelme como maestro e contando com títulos nacionais e internacionais em sua história, o Bicho se garantiria novamente na elite com um simples empate em casa. E abriu o placar logo aos 5 minutos com um chute de fora da área de Cristian Álvarez. Aos 33 Rodrigo Cabalucci empatou, aproveitando falha de Torrico. Mas não foi o suficiente para estragar a festa do Argentinos Juniors, que controlou a partida até o fim de fez a festa em La Paternal.

Mas a partida com mais emoção e tumulto ocorreu fora de Buenos Aires. Colón e Boca Unidos empataram por 0 a 0 durante 80 minutos, incluindo 12 minutos de paralisação causados por ataques dos torcedores locais aos jogadores rivais. A 10 minutos do fim do tempo regulamentar Lucas Alario converteu um pênalti e colocou o Sabalero na frente. Aos 89 minutos David Ramirez ampliou. Aos 53 do 2o tempo o Mago Ramírez sacramentou o acesso do Colón. A torcida invadiu o gramado do Cemitério de Elefantes, levando atletas e trio de arbitragem a correr para os vestiários. A partida terminou sem o apito final do árbitro, quando ainda faltavam sete minutos de desconto. Clube de Santa Fé deve ser penalizado pela AFA, mas hoje é dia de festa pelo retorno à elite.

A partida mais tranquila aconteceu em San Juán. Jogando em casa e precisando apenas de um empate contra o lanterna Ferro para subir, tudo estava a favor do San Martín. E logo aos seis minutos de jogo López colocolou o Verdinegro em vantagem. Aos 21 Figueroa ampliou, praticamente liquidando a fatura. Na metade da segunda etapa Milano fechou o placar inquestionável de 3 a 0. Noite de festa para a torcida do San Martín.

Em Mar del Plata, Carranza e Miracco marcaram, um em cada tempo, os gols que deram vitória merecida ao Aldosivi sobre o Gimnasia Jujuy. O placar garantia o acesso das duas equipes até pouco antes do fim, quando em Santa Fé o Colón começou a marcar os gols que garantiram sua volta à elite. Agora as duas equipes deverão jogar um triangular com o Nueva Chicago para definir os dois acessos restantes à primeira divisão.

Com os três acesso do Grupo A e outros quatro já definidos do Grupo B, confira os clubes já que sacramentaram a sua vaga na Primeira Divisão do ano que vem:

– Unión de Santa Fé
– Crucero del Norte
– Temperley
– Sarmiento
– Argentinos Juniors
– San Martin de San Juan
– Colón

– Aldosivi, Nueva Chicago e Gimnasia LP lutam por duas vagas em um triangular
– Huracán e Atlético Tucumán disputam a última vaga no Grupo B, podendo haver jogo desempate entre ambos os times em caso das duas equipes não vencerem, ou empatarem ou vencerem suas partidas, respectivamente.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.