Arquivo

B Nacional: Rafaela e Unión continuam a dividir a liderança

Unión de Santa Fe está a 11 jogos sem perder

Nem o Atlético de Rafaela nem o Unión parecem dispostos a sair das primeiras colocações da B Nacional argentina. Com o término da 24ª rodada, os líderes chegaram a 45 pontos, estão a seis de vantagem do terceiro colocado, o Atlético de Tucumán, e a 11 do quarto, o San Martín de San Juan. E pelo que jogaram nessa rodada tanto Rafaela quanto o Unión merecem estar no topo.

Na sexta-feira, o Rafaela recebeu o perigoso San Martín de Tucumán no que foi um jogo tenso. Depois de um primeiro tempo que teve o total domínio do time da casa, foi o time visitante que abriu o placar aos nove minutos. Depois de um cruzamento da direita, Miguel Fernández subiu mais que a zaga do “Crema” e marcou.

Foi o suficiente para que o San Martín se fechasse e para que o Rafaela pressionasse ainda mais. A carga surtiu efeito e aos 33 minutos Bovaglio empatou de falta para delírio dos mais de 5.000 presentes ao estádio Nuevo Monumental. Nove minutos depois, Carignano recebeu um lançamento de López, saiu na cara do gol e decretou a virada do time de casa. Foi o estopim da revolta dos jogadores adversários, que no primeiro tempo foram prejudicados pela arbitragem por um gol anulado e por um suposto toque na área do autor do gol de empate do Rafaela. No lance, reclamaram impedimento – inexistente, por sinal – de Carignano.

Como o gol foi validado, os jogadores e a comissão técnica foram para cima do assistente Mariano Belinco. Na confusão, o bandeira foi empurrado e caiu. Logo depois, um policial acertou com um cassetete a testa do zagueiro Diego Ledesma, que teve de tomar seis pontos e fez a denúncia na delegacia da cidade. No final, o árbitro Fernando Echenique expulsou dois jogadores do San Martín.

No último jogo da rodada, disputado ontem, o Unión de Santa Fé foi a Córdoba enfrentar um Instituto que não vencia há três rodadas. Mais de 15.000 pessoas foram ao Juan Domingo Perón para empurrar a “Gloria” e viram os visitantes mostrarem um futebol sólido. Aos 25 do primeiro tempo o “Tatengue” abriu o placar com Montero.

O Instituto não aproveitou o fato de jogar em casa e ofereceu perigo em poucos momentos do jogo. Assim, o Unión conquistou outra belíssima vitória e novamente alcançou o Rafaela na ponta da B Nacional. A equipe de Santa Fé chegou ao seu 11º jogo sem derrota e atingiu um incrível aproveitamento de 81%. A vitória completou a alegria dos “Tatengues”, já que no sábado o seu maior rival, o Colón, foi goleado em casa pelo o Racing por 4 a 0.

Rosario vence mais uma em casa; Aldosivi continua subindo


Jogando pela primeira vez na B Nacional no domingo, dia tradicional da elite, o Rosario Central recebeu o Patronato de Paraná e venceu por 1 a 0, gol de Luciano Figueroa. O atacante fez seu primeiro gol no ano e levou à loucura os 34.000 presentes no Gigante de Arroyito. Com o resultado o “Canalla” foi a 33 pontos e assumiu a 7ª colocação na B Nacional.

A notícia ruim é que Figueroa levou o 5º cartão amarelo e está fora da próxima partida do Rosario, que será contra o líder Rafaela em casa. Além dele, o outro atacante titular, Javier Toledo continua se recuperando de uma contusão e também não jogará. Héctor Rivoira terá uma semana para solucionar os problemas no ataque e tentar parar um dos melhores times da competição. A jovem promessa Adrián de León deverá entrar no lugar de Figueroa.

Na abertura da rodada, o Aldosivi de Mar del Plata chegou à sua 4ª vitória seguida, batendo o Independiente de Mendoza por 3 a 2 fora de casa. Com o triunfo, o “Tiburón” chegou aos 36 pontos e alcançou o Instituto e o San Martín de San Juan. Excepcional recuperação da equipe que começou o ano derrotando o Independiente por 3 a 0 e já sonha com a partida válida pela “Promoción”, onde o 3º e o 4º colocados da B enfrentam o 17º e o 18º da elite. Se o All Boys conseguiu derrotar o Rosario Central nessa partida, por que não o Aldosivi não conseguiria? Aguardemos as próximas rodadas.

Outros resultados:

C.A.I 1 x 1 Belgrano
Ferro Carril Oeste 1 x 0 San Martín de San Juan
Deportivo Merlo 0 x 2 Almirante Brown
Chacarita 1 x 0 Defensa y Justicia
Boca Unidos 0 x 0 Gimnasia Jujuy

Próxima rodada:

Patronato x Tiro Federal
Unión x Atlético Tucumán
Gimnasia Jujuy x Instituto
Aldosivi x Boca Unidos
Defensa y Justicia x Independiente Mendoza
Almirante Brown x Chacarita
San Martín de San Juan x Deportivo Merlo
Belgrano x Ferro Carril Oeste
San Martín de Tucumán  x C.A.I
Rosario Central x Rafaela

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.