Arquivo

Blog FP – A importação selvagem de jogadores argentinos por clubes brasileiros

No atual momento, vivemos uma febre de especulações envolvendo jogadores argentinos que poderiam jogar em clubes brasileiros. E é triste dizer: caso sejam concretizadas, a maioria dessas contratações não teria muita chance de êxito. Afinal, contratar jogadores sobre os quais nada se sabe nunca foi boa idéia.

O grande exemplo é Martinuccio, especulado em vários clubes brasileiros. Em geral, esses clubes partem da falsa premissa de que se trata de um armador, quando na realidade é um meia atacante (de qualidade apenas razoável, por sinal). Mas isso não impede que, segundo se noticia, o Fluminense esteja pensando em trazê-lo para substituir Conca.

É a mesma história de Defederico, então um promissor meia atacante, trazido para substituir Douglas, um típico armador (esperando um “novo Messi”!). O jornalista Paulo Vinicius Coelho,da ESPN Brasil, conta que no primeiro treino Mano Menezes disse tê-lo colocado em campo “para ver como ele jogava”. Ou seja: o Timão comprou um jogador que sequer conhecia.

Recentemente tenho sido procurado por diversas pessoas querendo informações sobre jogadores argentinos que são especulados para atuar por aqui. São jornalistas, autores de blog dedicados a seu clube do coração, empresários e dirigentes. E fica muito claro que se trata de clubes decidindo trazer ou não jogadores sem ter praticamente nenhuma informação.

A dificuldade econômica dos clubes argentinos faz com que seja relativamente barato para os padrões nacionais trazer jogadores de lá. O sucesso de Conca, Montillo e alguns outros faz com que os clubes pensem no mercado argentino como forma de se reforçar a baixo custo, e os clubes argentinos estão loucos para fazer caixa. Resultado: jogadores são oferecidos diariamente a clubes brasileiros, que resolvem tentar contratá-los, ou não, sem sequer saber como é o jogador.

De fato a Argentina é um país cujos clubes precisam de dinheiro, e onde há vários bons jogadores que poderiam contribuir bastante com o futebol brasileiro. Alguns inclusive nem são badalados por lá, exatamente como Conca e Montillo quando estavam em seu país natal. Mas como não fazem nenhum esforço em acompanhar o futebol de lá, os clubes brasileiros continuarão como cegos em tiroteio na hora de buscar reforços na Argentina.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

3 thoughts on “Blog FP – A importação selvagem de jogadores argentinos por clubes brasileiros

  • Aron Ruales

    Excelente Blog!
    Só discordo quanto a qualidade do jogador Martinuccio. Na minha opinião, ele é um bom jogador e não apenas razoável.

  • Andres

    E o que eu falo , as veces compran jogadores mediocres , como Defederico que e mediocre e foi apresentado como o novo Messi , estamos todos locos.

  • Faltou citar D´Alessandro E Guinazu, ambos campeões da América pelo Inter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.