Primeira Divisão

Boca vence Rafaela e chega à liderança provisória; Independiente perde mais uma vez

Com dois gols de Viatri, o Boca Juniors venceu o Atletico Rafaela em uma partida de baixo nível técnico. A vitória por 2 a 1 sobre La Crema garantiu aos xeneizes a liderança isolada no torneio Inicial. E deixou os auriazuis na peculiar situação de torcer para o River Plate, adversário do Colón, a única equipe que pode ultrapassar o clube da Ribera nesta rodada.

A partida não começou bem. O Boca Juniors apostava em manter a posse da bola, mas com um meio campo sem inspiração, tinha muita dificuldade em trocar passes, gerando um domínio bastante improdutivo. Por seu lado, o Atletico Rafaela apostava em uma estratégia de contra-ataques, mas com pouco sucesso, já que a defesa xeneize se mantinha bem protegida. Com isso, a partida se desenrolava de forma sofrível, sem emoções.

Curiosamente o gol acabou saindo exatamente em um contra-ataque do Boca, algo que invertia a característica da partida. Foi o momento em que se justificou a presença de dois laterais ofensivos na equipe escalada por Julio Cesar Falcioni. Após uma boa troca de passes, Clemente Rodriguez centrou da direita para excelente cabeçada de Viatri. Eram 25 minutos e os xeneizes abriam o placar em uma partida equilibrada.

O gol pouco mudou a partida. O Boca Juniors seguiu em seu ritmo sonolento, conduzido por um Chavez sem nenhuma inspiração. E o castigo veio aos 20 minutos do segundo tempo, quando López, que havia acabado de entrar em campo, escorou um cruzamento, deixando Carrera livre para vencer Ustari e empatar a partida.

Mas o empate, que parecia justo, durou pouco. Apenas 5 minutos depois Viatri, inspiradíssimo, cabeceou de forma brilhante um longo cruzamento e venceu Sara, colocando novamente o Boca em vantagem. O gol garantiu uma vantagem importante, e no restante da partida os xeneizes apenas administraram a situação, terminando os 90 minutos como líder do Inicial.

BOCA JUNIORS: Ustari, Clemente, Schiavi, Burdisso e Sanchez Miño; Ledesma, Somoza e Erviti (Cellay); Chavez (Paredes); Viatri e Silva (Blandi).

ATLETICO RAFAELA: Sara, Sacks, Fontanini, Bovaglio e Eluchans; Carrera, Juarez, Ferro e Grazzini (Lopez); Gonzalez e Carignano (Serrano).

Na estréia do novo treinador, pouca coisa mudou para o Independiente. A grande novidade foi o gol de Tula aos 35 do primeiro tempo, o primeiro tento anotado pelo Rojo no Inicial. Mas aos poucos o Godoy Cruz, jogando em casa, assumiu o controle da partida. E venceu com dois gols de David Ramirez, um no fim de cada tempo. O placar de 2 a 1 para o Tomba deixou os diabos de Avellaneda mais uma rodada na zona do descenso

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.