Seleção

Cambiasso: “Argentina tem a obrigação de vencer a Copa América”

Esteban Cambiasso, jogador fundamental para o esquema tático de Batista, disse nesta terça que a seleção Argentina tem a obrigação de ganhar a Copa América. “A Seleção vem de um longo período sem conquistar a Copa América e tem a obrigação de ganhá-la”, sustentou o volante da Internazionale de Milão.

A declaração de Cambiasso é corajosa, sobretudo porque materializa o reconhecimento, que já há na Argentina, da obrigação em vencer o tradicional e mais antigo torneio entre seleções do mundo do futebol. Embora seja o seu maior vencedor, juntamente com o Uruguai, com 14 conquistas cada um, o selecionado albiceleste não sai campeão desde 1993, quando conquistou o título no Equador, ao derrotar o México na final por 2×1.

“Argentina vem de um longo período sem o título, tem a obrigação de ganhá-lo e essa é uma pressão que qualquer jogador tem de estar acostumado a suportar”, afirmou Cambiasso, que se sente com moral para fazer tal declaração, pois tem se revelado um grande vencedor na Inter, inclusive com a recente conquista da Copa da Itália. O jogador mostrou satisfação com o fato de jogar a Copa América em casa: “Ter o apoio dos torcedores em campo te ajuda a ganhar e a pressão da torcida existe sempre. Se um jogador está acostumado a jogar em equipes grandes ou na seleção argentina, brasileira ou italiana, sabe que existe a pressão”.

O meia da Inter não está garantido entre os convocados de Batista para o torneio, já que se recupera de uma lesão na coxa esquerda: “Espero está bem, me recuperar bem da lesão e estar na Copa, que é o meu desejo mais importante”, finalizou o volante. Sua declaração expressa, como dissemos, o mal-estar em seu país, por não conquistar o torneio continental há 18 anos e pela de longa tradição nele construída, como mostra aqui uma detalhada matéria sobre o assunto.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.