Especiais

Clássico 108 entre Lanús e Banfield agita o sábado

Historicamente, Banfield e Lanús é um dos principais clássicos do futebol argentino, mas nos últimos anos o clima deste confronto tem ganho alguns atrativos inéditos. Embora sejam equipes de médio porte, desde a temporada 01/02 – ano em que o Banfield voltou para a serie A – a organização do futebol na região sul de Buenos Aires tem sido refletida em resultados expressivos dentro de campo.

Os bons resultados começaram principalmente na temporada 03/04, quando Banfield, então dirigido por Julio César Falcioni, ficou na classificação geral atrás somente do River Plate e do Boca Jrs. Desta maneira, o taladro conseguiu sua classificação para a Copa Libertadores 05’ onde obteve o grande êxito de chegar às quartas-de-final.

No ano seguinte foi a vez do Lanús mostrar sua força. O clube granate começava a revelar jovens jogadores que, conseqüentemente, vieram a apelidar a equipe de futebol de los pibes. Eram jogadores como o atual capitão Augustín Pelletieri, o zagueiro Leandro Gioda e o irreverente atacante Cristian Fabbiani. Na ocasião o Lanús ficou com o vice-campeonato, também perdendo para a poderosa equipe do Boca Jrs.

Com esta base aliada a filosofia do técnico Ramón Cabrero, os granates conquistaram o Apertura 07’ e, consequentemente, a classificação para a Copa Libertadores 08’, sendo eliminados nas oitavas-de-final. A partir daí o Lanús, agora comandado pelo treinador mais jovem da história do futebol argentino, Luís Zubeldía, 28, passou a fazer campanhas de equipe grande. Em todos os Aperturas e Clausuras que vieram o Lanús superou a marcar de 30 pontos e classificou para as Libertadores de 09’ e 10’. Los pibes estavam definitivamente consolidados.

Por sua vez, o Banfield se viu inferiorizado e por isso tratou logo de trazer de volta o treinador da histórica campanha que o havia levado a Libertadores em 2005. Em seu segundo campeonato a frente da equipe – ou seja, no Apertura 09’ –, Falcioni levou o talandro ao inédito título argentino, além de levantar o caneco no mesmo estádio que o Lanús: La Bombonera. Pela primeira vez na história, em 2010 as duas equipes do sul se classificaram para a mesma Libertadores.

Neste sábado, as 13:30, o Lanús recebe o Banfield para escrever mais um capítulo desta história, sobretudo da história recente. Cabe lembrar que a equipe granate perdeu os últimos 3 clássicos que fez sob seus domínios. Entre eles, a inesquecível goleada de 5-0 que sofreu no Clausura 08’.

Números gerais
Este será o 108º clássico sureño. Em toda a história foram 43 triunfos do Banfield, 32 do Lanús e 32 empates. Na primeira divisão as equipes se encontraram em 67 oportunidades com 30 êxitos do Banfield e 19 dos granates, além de 18 empates. Já na segunda divisão houveram 22 confrontos com 8 vitórias do Lanús, 7 do Banfield e 7 empates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.