Especiais

Club Olimpo, 100 anos do Aurinegro de Bahía Blanca

Em 15 de outubro de 1910, vizinhos da litorânea Bahía Blanca resolveram fundar um clube de futebol. Dessa forma, os senhores Emilio Cabral, Natalio Reynoso, Nicolás Pezzutti, Silverio Granda, Joaquín Cenícola, Jorge Avellanal, Roberto Claverie, J. Iglesias, N. Bidegain, Celso Gutiérrez e Esteban Donetti se sentaram à mesa e resolveram colocar as mãos na massa.

Primeiro a equipe precisava de um nome. Ganhou o nome Olimpo, morada dos deuses gregos e essa votação impediu que o time se chamasse River Plate. Caso o nome fosse aceito, não saberíamos se isso teria acontecido por homenagem ao River Plate de Buenos Aires (que, aos 9 anos de vida, militava na Primeira Divisão, sendo vice-campeão em 1909) ou por alguma coincidência.

No entanto, as cores amarelo e negra tem explicação bem conhecida. O primeiro presidente do Olimpo, Jorge Avellanal, era uruguaio e torcedor do Peñarol, com isso homenageou seu time de coração na recém-criada equipe.

Primeiramente, o Olimpo disputou a Liga del Sur, que compreende as equipes de Bahía Blanca e de Coronel Rosales. Seu primeiro título foi em 1929, sendo a primeira de 27 vezes.

O primeiro torneio que a equipe disputou na AFA foi o Nacional de 1984 (teve um breve reclassificatório em 1967, mas sem sucesso). Na primeira fase, caiu no grupo de Estudiantes de La Plata, Atlanta e Unión San Vicente.

Conseguiu se classificar em segundo lugar, atrás do Pincha, e disputou as oitavas com o Newell’s Old Boys. Em Bahía Blanca, em 4 de abril, o jogo foi um empate sem gols. Sete dias mais tarde, em Rosario, as duas equipes empataram em 1 a 1 e foram para os pênaltis quando o Newell’s venceu por 7 a 6.

A equipe só retornaria para a Primeira Divisão em 2002/03, quando ficou em 17º no Apertura 2002 e em 5º lugar no Clausura 2003, sua melhor colocação na história.

Além dos 27 campeonatos da Liga del Sur, o Olimpo possui em sua galeria: 4 torneios da B Nacional (Apertura 2001, Apertura 2006, Clausura 2007 e a temporada 2009/10) e um Argentino C (Torneo del Interior) de 1989.

Atualmente, o jogador mais conhecido da história do clube talvez seja o atual treinador do River Plate, Ángel Cappa. Como jogador, Cappa vestiu apenas a camisa do Olimpo de Bahía Blanca. Atuando como volante, sua carreira durou de 1965 a 1978, ou seja, dos 19 aos 32 anos de vida.

Para comemorar os 100 anos, o Olimpo joga, neste domingo, contra o Lanús em casa pelo Apertura 2010. Será que o Granate vai comer o bolo aurinegro?

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.