Seleção

Colômbia vence Bolívia e passa à próxima fase como líder do Grupo A

A Colômbia venceu a Bolívia por 2×0, em Santa Fe, e assumiu a liderança do Grupo A com sete pontos, além de ter assegurado sua vaga à próxima fase do torneio. Já a Bolívia encerra sua participação com apenas um ponto, conseguido justamente contra a Argentina, então a grande favorita à conquista da Copa América. O destaque da partida foi o atacante Falcao Garcia, que marcou os dois gols para o selecionado colombiano.

Desde o início da partida, a Bolívia buscou se defender de maneira ofensiva, com três meias avançados e tentando pressionar a saída de jogo do time colombiano. Para proteger esses meias , o técnico Gustavo Quinteros avançou a linha de quarto defensores quase para o meio de campo. Parecia que funcionaria bem, mas logo ficou claro que ou não houve treinamento para a proposta ou que ele não foi suficiente, já que a zaga parecia confusa e pouco atenta às recomendações de deixar o ataque colombiano em impedimento.

Do outro lado, a Colômbia parecia disposta a não se desgastar muito no jogo, já que enfrentava um aniversário que havia demonstrado muita fragilidade em eu encontro anterior contra o time B da Costa Rica. Aos 14 minutos do primeiro tempo a proposta da equipe colombiana foi premiada com o gol de Falcao Garcia. A partir daí o jogo ficou ainda mais fácil para o elenco comandado por Hernán Gomez. No gol, o atacante do Porto foi beneficiado pela boa jogada de Daryo Moreno, que o deixou frente a frente com o arqueiro Carlos Arias.

Depois do primeiro gol, ficou mais claro o domínio da equipe colombiana, que ainda antes dos 30 minutos da primeira etapa chegou ao segundo gol. Novamente em uma jogada rápida dos colombianos, o ex-palmeirense Pablo Armero foi derrubado dentro da área. O mesmo Falcao Garcia chutou no canto e deu números finais à partida. Daí ate o final da primeira etapa, não aconteceram muitas coisas. Aos 39, Ramos cabeceou com perigo por cima da meta defendida por Arias e, ao 44, Edivaldo Rojas desperdiçou a única oportunidade clara para a seleção boliviana.

A segunda etapa foi marcada pela incapacidade da Bolívia em levar perigo ao arqueiro Martínez. Já os colombianos procuraram manter o placar sem muita disposição em ampliá-lo, numa clara tentativa de se pouparem para a próxima fase. Parte da incapacidade da Bolívia se deu também pelo desgaste físico que seu elenco apresentou na partida em Santa Fe. Teve apenas uma boa chance de chegar ao gol, com Campos, mas a bola passou sobre o travessão do arqueiro Martínez.

Deixando claro que a proposta era mesmo a de poupar a equipe, Bollito Gómez tirou de campo dois de seus principais jogadores, Guarín e Daryo Moreno. Mesmo assim a Colômbia teve ao menos três chances de ampliar o marcador. Aos 18 minutos com Falcao Garcia e aos 26 e aos 42 minutos através de Rodallega. Com o resultado, os colombianos encerraram sua participação na primeira fase como os líderes do Grupo A. A segunda vaga direta será disputada nesta segunda-feira por Argentina e Costa Rica. A equipe da CONCACAF tem um ponto a mais que os argentinos e joga por um simples empate para assegurar a segunda vaga. Quanto à Argentina, se não vencer correrá riscos de ficar de fora da fase seguinte do torneio.

Colombia: Luis Martínez; Camilo Zúñiga, Luis Perea, Mario Yepes e Pablo Armero; Carlos Sánchez; Dayro Moreno (Hugo Rodallega), Fredy Guarín (Juan Quadrado), Abel Aguilar e Adrián Ramos (Elkin Soto); Radamel Falcao García. Técnico: Hernán Gómez.

Bolivia: Carlos Arias; Christian Vargas, Ronald Raldes, Santos Amador e Lorgio Álvarez; Jaime Robles e Ronald García (Joselito Vaca) ; Juan Carlos Arce (Ricardo Pedriel), Edivaldo Rojas e Jhasmany Campos; Marcelo Moreno (Alcides Peña). Técnico: Gustavo Quinteros.
Árbitro: Francisco Chacón (México).

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.