Copa do MundoSeleção

Com novidades, Sabella divulga lista de 30 nomes para a Copa do Mundo

Franco Rinaudo e Dí Santo estão na lista de 30 nomes para o Mundial, mas ambos devem ser cortados no dia 3 de junho.
Rinaudo e Di Santo estão na lista de 30 nomes para o Mundial, mas ambos devem ser cortados no dia 3 de junho.

Desde o fim da Copa América, quando Alejandro Sabella assumiu posto de comandante da Seleção Argentina, o treinador decidiu manter uma base e um padrão de jogo. Tentou dar uma chance aos campeões da Libertadores com o Estudiantes, convocando Sebá Domínguez, Rodrigo Braña e Leandro Desábato. Nenhum deles selecionáveis. Os únicos que se mantiveram nos planos foram Marcos Rojo e Enzo Pérez. Conseguiu também dar um padrão de jogo e deixar Lionel Messi mais solto e conseguiu um coadjuvante à altura: o meia Di María.

O fato é que, após 29 meses, o treinador encontrou os seus 30 preferidos para a Copa do Mundo deste ano. Sete deles serão cortados e certamente já estão avisados pelo treinador para evitar uma frustração de não estar no Brasil na luta pelo tricampeonato Mundial, algo perseguido há seis torneios consecutivos – sendo cinco deles sem ter conseguido passar sequer das quartas de final.

Nas vésperas da convocação final, alguns nomes foram cogitados, como o de Matías Kranevitter, revelação do River Plate. Outros apareceram na surdina, como os de Lisandro López (zagueiro do Getafe e que se destacou no Arsenal de Sarandí, não confundir com o atacante de Porto e Lyon), e até mesmo Martín Demichelis, campeão recentemente com o Manchester City, mas que sempre deixa o torcedor argentino com taquicardia quando o vê em campo. Nomes como Paolo Goltz, Carlos Tévez e Federico Fazio, que vêm fazendo bons campeonatos com os seus clubes (Lanús, Juventus e Sevilla, respectivamente), sequer foram cogitados, mantendo a coerência do treinador.

Sabella manteve a sua coerência, mesmo que questionada. Chamou alguns jogadores de sua confiança, algo parecido com que aconteceu com Maradona, há quatro anos, e alguns nomes que pouca gente confiava, como por exemplo, a presença de Di Santo, hoje no Werder Bremen, da Alemanha. Franco Rinaudo, do Catania, também apareceu na lista dos 30 nomes. O fato curioso é que não foi escolhido um quarto goleiro para a lista, somente Orión, Andújar e Romero.

Uma das últimas novidades foi a presença de Mercado no lugar de Gino Peruzzi. O rebaixamento no campeonato italiano do Catania parece ter sido um dos fatores cruciais para a escolha do lateral do River Plate. Vale destacar que Andújar e Rinaudo também faz parte do Catania. O primeiro pouco jogou. Talvez por isso, Alejandro Sabella acabou convocando-o, já que o ritmo de jogo não parece ser fundamental nesse momento, já que Romero foi reserva no Monaco durante boa parte do campeonato francês e será titular na Copa. Já Rinaudo foi um dos poucos que se salvaram na equipe italiana nesta temporada.

Vale ressaltar que tal lista ainda pode ser modificada, ainda que ocorra alguma lesão com qualquer dos jogadores da Seleção. Ou seja: até o dia 3 de junho, prazo final, pode haver uma mudança na lista de Alejandro Sabella. A Seleção Argentina fará dois amistosos antes do Mundial, contra Trinidad e Tobago e Eslovênia, já com os 23 jogadores convocados, nos dias 4 e 7 de junho, respectivamente.

Goleiros:
Orión (Boca Juniors), Andújar (Catania), Romero (Monaco)

Defensores:
Zabaleta (Manchester City), Garay (Benfica), Federico Fernández (Napoli), Rojo (Sporting), Campagnaro (Internazionale), Basanta (Monterrey), Otamendi (Atlético-MG), Lisandro López (Getafe), Demichelis (Manchester City) e Mercado (River Plate)

Meias:
Gago (Boca Juniors), Mascherano (Barcelona), Di María (Real Madrid), Banega (Newell’s), Biglia (Lazio), Maxi Rodríguez (Newell’s), Augusto Fernández (Celta), Sosa (Atlético de Madrid), Ricky Álvarez (Internazionale), Rinaudo (Catania) e Enzo Pérez (Benfica)

Atacantes:
Palacio (Internazionale), Lavezzi (PSG), Messi (Barcelona), Higuaín (Real Madrid), Agüero (Manchester City) e Di Santo (Werder Bremen)

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.