Primeira Divisão

Como começa a situação do descenso para 2012/2013

Na temporada que se inicia no próximo fim de semana, não teremos mais a disputa da Promoción, e três equipes serão rebaixadas pelo sistema de promédios. Entenda o que cada clube necessita para não correr sustos. Independiente, San Lorenzo e Newell’s estão entre as equipes mais ameaçadas.

Para não correr qualquer susto, as equipes devem alcançar uma média de 48 pontos por temporada. Em toda a história dos promédios, nenhum clube jamais ficou entre os três piores promédios com essa pontuação. Assim, os recém-ascendidos miram nos 48 pontos, os que estão na segunda temporada consecutiva pensam em atingir os 96, e os que já somam 3 temporadas sonham com os 144 pontos.

No entanto vale notar que esse número varia de acordo com a força dos clubes que lutam contra o descenso. Há 2 temporadas o terceiro pior promédio foi o do Gimnasia, 42 pontos por temporada, o que significa que a média naquela ocasião foi bem inferior. Os 48 pontos significam a certeza quase absoluta da salvação, mas normalmente os que atingem a média de 45 estão salvos.

Das equipes que vão para a segunda temporada na elite, o Belgrano é o que está mais tranquilo, pois se salvaria com 40 pontos na temporada. Unión e Rafaela precisam de algo como 45, enquanto o San Martin se garantiria caso repetisse os 48 pontos da temporada passada. Os recém ascendidos River Plate e Quilmes precisam dos mesmos 48.

Mas os que começam com os 3 piores promédios no início da temporada são clubes que somarão 3 temporadas: Independiente, San Lorenzo e Newells. Os três precisam de algo como 55 pontos para respirar aliviados (na temporada passada fizeram, respectivamente, 47, 44 e 48), ainda que seja possível se salvar com 50, a depender dos competidores.

Godoy Cruz, Racing, Argentinos Jrs. e All Boys estão em situação mais tranquila, mas poderão entrar na briga caso somem menos que 40 pontos na temporada. O mesmo vale para o Colón, que deve se salvar com cerca de 35 pontos. O Tigre só precisará se preocupar no caso de uma campanha muito ruim, pois se salva com cerca de 30 pontos no ano.

Virtualmente livres estão Arsenal, Lanús e Estudiantes, que precisam somar apenas 25 pontos ao longo do ano. O Boca Juniors precisa de apenas 15 pontos em toda a temporada, e as chances de descenso são apenas matemáticas. Já o Vélez, mesmo que perca os 38 jogos da temporada, não corre risco de rebaixamento.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

One thought on “Como começa a situação do descenso para 2012/2013

  • Márcio millo

    hum… é meio complicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 17 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.