Arquivo

De ultraje a fato: Próximo superclássico pode ter Boca e River na promoción

Uma das semanas mais aguardadas pelos fãs do futebol argentino (e principalmente de Boca e River) finalmente chegou. O Superclássico argentino e será neste domingo, inicialmente previsto para as 17h. Mas não será essa partida o principal tema do abordado e sim o próximo duelo entre ambas as equipes, que pela primeira vez podem estar disputando um Superclássico à beira da zona de rebaixamento.

Isso porque a situação de ambos grandes é totalmente delicada. Se antes a idéia dos times estarem brigando contra o rebaixamento soava como ultrajante (nunca ambos estiveram juntos nesta situação), hoje é uma realidade. Se hoje o Boca está cômodo na zona de rebaixamento, com uma média de 1.398 pontos e sem chances de cair nesta temporada, a partir do próximo semestre a situação será outra. Hoje, o time de Ribera começaria a próxima temporada com 1.286 de média, a frente apenas de Olimpo, Tigre e Huracán (excluindo ai os dois times que estão hoje na zona direta de rebaixamento e levando em conta que os times que estão na primeira levarão a melhor na promoção, ao fim do campeonato).

O River estará numa situação um pouco mais confortável para o início da temporada que vem. Isso porque All Boys e Olimpo têm uma pequena vantagem no próximo semestre caso não caia para a B Nacional (os times que sobem iniciam o campeonato com média zero). Como estes clubes dividem apenas os pontos de duas temporadas, um bom início de campeonato de ambos (algo plausível pelo que as equipes vem fazendo neste ano), pode colocar Boca e River bem próximos da zona de degola. Hoje, a média do River é de 1.371 pontos (algo parecido com o do Boca), mas a vantagem entre as equipes é de apenas 6 pontos.

Mas, vale ressaltar que o momento do River não é o dos melhores na atual zona de promédios. Hoje, o time está na beira da degola, com uma mínima vantagem de 0.019 pontos para o Olimpo. Um tropeço do time de Núñez no clássico de domingo, recoloca a equipe na zona de rebaixamento indireto (lembrando que o time iniciou a temporada na zona de promoción). Uma vitória do Boca ameniza um pouco essa situação do clube para a próxima temporada.

Contudo, não é bom as equipes ficarem apenas focados no clássico. Cada ponto conquistado nestas seis partidas restantes para o fim da temporada é de suam importância para evitar a possibilidade de termos superclássicos com dois times à beira da degola na próxima temporada.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

One thought on “De ultraje a fato: Próximo superclássico pode ter Boca e River na promoción

  • priscila

    O river esta bem tecnicamente e com um otimo elenco, tem como nome os meias, e tem o almeyda com tradição, e o Boca tem como tradição e cinhecimento Riquelme e Palermo, tem um bom time, mas acho em formção o River melhor.

    espero que venha um empate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.