Especiais

El Doble Danger: Independiente em crise

Neste segundo semestre de 2010 parece que tudo está acontecendo com o Independiente. O quebra-quebra na assembleia dos associados e a derrota na Sul-Americana por um gol para o Defensor Sporting contra são apenas requintes de uma longa histporia que se confunde com a totalidade de 2010.

O Independiente conseguiu dois quartos lugares dos campeonatos de 2009/10. Tinha um técnico, Américo Gallego, que fazia um bom trabalho. Além disso, os torcedores rojos comemoravam o 16º e um 8º do Racing e comemorava a inauguração do Estádio Libertadores de América, resultado da reconstrução da antiga Doble Visera em outubro de 2009.

No entanto, um vortex apareceu e a crise surgiu. Ficou sete rodadas do Apertura 2010 sem vencer, fato que aconeteceria após uma magra vitória diante do Gimnasia La Plata. Curioso que a vitória foi apenas nas mãos do interino Pavoni, isso porque o técnico Daniel Garnero e o manager César Luis Menotti foram demitidos e Gallego não aceitou o pedido do presidente Julio Comparada para voltar.

O nome especulado é de Nery Pumpido, mas nada muito 100% certo e o próprio jornal Olé noticiou que o próximo técnico do Rojo poderá ser uruguaio. Nomes tal como Jorge Fossati, Diego Aguirre e Jorge Da Silva são mencionados.

A briga na reunião dos associados entre sócios da oposição e sócios barras só mostra a coerência dos cartazes espalhados por Avellaneda quinze dias atrás. Neles, era possível ler: “Perigo [Danger]. Mais de 200 milhões de pesos de dívida. O campeonato econômico em queda livre. Esvaziamento das categorias de base. Catorze campeonatos sem feitos. Um estádio de primeira decadência (desgeneracion, trocadilho com “primeira geração”). Senhor sócio, a mudança depende de você”.

Resta apenas esperar o próximo capítulo, no mesmo batcampeonato: o jogo fora de casa em Godoy Cruz no sábado, dia 2, pela nona rodada do Apertura 2010.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.