Arquivo

Estudiantes: Verón é dúvida para o clássico

Para alívio de torcedores do Estudiantes, o treinador Eduardo Berizzo resolveu entrar em campo no clássico contra o Gimnasia com uma equipe semelhante àquela utilizada nos gloriosos anos de Alejandro Sabella. No entanto, a euforia durou pouco, graças à contusão de Verón, que passou a ser dúvida para o confronto.

O otimismo da torcida pincha é justificado pela insatisfação com as mudanças promovidas por Berizzo. Na partida com o Cruzeiro, a equipe marcou muito adiantada e sofreu uma goleada. Contra o Tolima, Toto testou uma linha de quatro defensores e venceu apertado, praticando um futebol sofrível. E contra o Banfield, o 3-3-3-1 foi visto por muitos como uma causa importante para a derrota em casa.

No entanto, Berizzo parece ter concluído que clássico não é momento para experiências. Durante a semana, a equipe titular nos treinamentos é muito semelhante àquela que venceu o Apertura 2010, com pequenas diferenças: Roncaglia no lugar do lesionado Ré, Iberbia ou Nelson Benitez substituindo Rojo, transferido ao futebol russo, e Barrientos, a principal contratação da equipe, no lugar de Leandro Benitez.

A se julgar por esses treinamentos, Eduardo Berizzo teria a intenção de colocar em campo a seguinte equipe: Orión, Fede Fernandez, Desabato e Roncaglia; Mercado, Braña, Verón e Nelson Benitez ou Iberbia; Barrientos; Perez e Gastón Fernandez. A única dúvida seria se Enzo Perez formaria um doble enganche com Barrientos em um 3-4-2-1 ou atuaria no ataque em dupla com La Gata em um 3-4-1-2.

No entanto no treinamento de hoje veio a má notícia. Juan Sebastian Verón torceu o tornozelo e passou a ser dúvida para o clássico. Os médicos do clube se mostraram pouco inclinados a colocar Veron em campo novamente à base de infiltrações, já que esse mesmo tornozelo passou por esse procedimento médico em várias partidas do Apertura:

Nas palavras do médico do Estudiantes, a participação do jogador no clássico é “muito difícil”. No entanto, a esperança existe, com a escalação de Verón dependendo da evolução do quandro nos próximos dias.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.