Especiais

Guia Clausura 2012: Parte I

A partir de hoje o Futebol Portenho irá apresentar um Guia do Clausura 2012 com as principais informações dos 20 times que disputam a divisão de elite do futebol argentino. O guia está composto por três partes e os times serão apresentados por ordem alfabética. As outras duas parte serão publicadas até o final da semana. Divirtam-se!

 

ALL BOYS

Nome: Club Atlético All Boys
Fundação: 15 de Março de 1913
Apelido(s): Albo
Site oficial: www.caallboys.com.ar
Estádio: Islas Malvinas (21.000 torcedores)
Endereço: Av. Álvarez Jonte, 4180, Buenos Aires
Técnico: José Santos “Pepe” Romero
Colocação no Apertura 2011: 16º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Mauro Matos (Atacante)
Pode ser destaque: Nicolás Cambiasso (Goleiro)
Chegadas: Martín Morel (Universitario-PER)
Saídas: Patricio Pérez (Boca Unidos), Cristian Varela (Tiro Federal)
Objetivo: Manter-se na Série A

Depois de uma temporada bem positiva na primeira divisão, o All Boys não foi bem no Apertura 2011 e despencou para a temida zona da “promoción”. O time da Floresta encerrou o ano na 17ª colocação na classificação da tabela de rebaixamento e com isso enfrentaria o 4º colocado da B Nacional no “playoff” que define a permanência na elite. No entanto, o saldo dos amistosos realizados na pré-temporada pareceu positivo: foram três vitórias (Brown de Adrogué, Almirante Brown e os reservas do River Plate) e uma derrota (para o Ferro Carril Oeste).

Martín Morel, meia que estava no Universitario do Peru, é o único reforço do time comandado por Pepe Romero. Por outro lado, o técnico do “Albo” não poderá contar com um importante jogador: Agustín Torassa, um dos destaques do time no Apertura, fraturou o maxilar e ficará parado por pelo menos 50 dias. A esperança do “Albo” está nos pés de Mauro Matos, atacante que foi o vice-artilheiro do Apertura com sete gols.

 


ARGENTINOS JUNIORS

Nome: Asociación Atlética Argentinos Juniors
Fundação: 15 de Agosto de 1904
Apelidos: El Bicho Colorado, El Semillero del Mundo, El Rojo, El Tifón de Boyacá
Site oficial: www.argentinosjuniors.com.ar
Estádio: Diego Armando Maradona (24.800 torcedores)
Endereço: Gavilán, 2151, Buenos Aires
Técnico: Néstor Gorosito
Colocação no Apertura 2011: 15º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Germán Basualdo (Volante)
Pode ser destaque: Matías Laba (Volante)
Chegadas: Gabriel Peñalba (Lorient-FRA)
Saídas: Santiago Salcedo (Lanús), Juan Mercier (Al-Wasl-EAU), Roberto Brum (Banfield), Andrés Romero (Criciúma-BRA), Emilio Hernández (Universidad do Chile-CHI)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados

Da equipe que foi campeã há um ano e meio sob o comando de Claudio Borghi para a que é atualmente treinada por Néstor Gorosito não restou muito. Os últimos daquele time a sair foram o volante Juan Mercier, que foi jogar no Al Wasl, time treinado por Diego Maradona, e Emilio Hernández, que se transferiu para a Universidad do Chile. A pré-temporada do “Bicho” também foi boa: venceu os três jogos que disputou, contra o Central Córdoba de Laboulaye, o Unión de Mar del Plata e o Instituto.

Com a volta do paraguaio Santiago Salcedo (vice-artilheiro do Apertura com sete gols) para o Lanús, novamente a equipe vai sentir a falta de um atacante de peso. Por isso, a diretoria do clube da Paternal ainda luta para trazer um homem de frente para a disputa do Clausura, do Apertura e da Copa Sul-Americana. Por enquanto, o único reforço confirmado é o do meia Gabriel Peñalba, que estava no futebol francês.

 

ARSENAL

Nome: Arsenal Fútbol Club
Fundação: 11 de Janeiro de 1957
Apelidos: Arse, Los del Viaducto
Site oficial: www.celesteyrojo.com.ar
Estádio: Julio Humberto Grondona (16.300 torcedores)
Endereço: Av. Juan Díaz de Solís, 3660, Avellaneda
Técnico: Gustavo Alfaro
Colocação no Apertura 2011: 13º
Competição sul-americana: Copa Libertadores e Copa Sul-Americana
Destaque: Lisandro López (Zagueiro)
Pode ser destaque: Jorge Córdoba (Atacante)
Chegadas: Jorge Córdoba (Deportivo Quito-EQU), Carlos Carbonero (Estudiantes), Gonzalo Espinoza (Racing)
Saídas: Mauro Óbolo (Vélez)
Objetivo: Manter-se na Série A

Embora tenha se classificado para a Copa Libertadores por ter sido o clube argentino com melhor colocação na Copa Sul-Americana (que na verdade fora o semifinalista Vélez, mas o “Fortín” já havia assegurado a vaga por ter sido o campeão do Clausura do ano passado), o Arsenal deverá focar mais o Clausura. É que a equipe de Sarandí está a apenas duas posições da zona de “promoción” e precisa somar pontos no torneio para afastar a possibilidade de rebaixamento. Com isso, a competição continental deverá ficar relegada a um segundo plano por Gustavo Alfaro.

O volante chileno Gonzalo Espinoza, emprestado pelo Racing, Jorge Córdoba, atacante que passou pelo Gimnasia La Plata e Carlos Carbonero, meia que não estava sendo aproveitado no Estudiantes, são as novidades. A grande e única baixa da equipe para o Clausura foi o atacante Mauro Óbolo. O jogador de 30 anos que foi para o Vélez era uma das principais peças do esquema de jogo de Alfaro, sobretudo nas jogadas aéreas. Ainda assim, esse tipo de jogada continua a ser muito usada pelo “Arse”, já que a equipe tem dois bons e altos zagueiros: Lisandro López e Guillermo Burdisso.

 

ATLÉTICO RAFAELA

Nome: Asociación Mutual Social y Deportiva Atlético de Rafaela
Fundação: 13 de Janeiro de 1907
Apelido: La Crema
Site oficial: www.atleticorafaela.com.ar
Estádio: Nuevo Monumental (17.000 torcedores)
Endereço: Fernando Dentesano, 401, Rafaela
Técnico: Carlos Trullet
Colocação no Apertura 2011: 10º
Competição sul-americana: Nenhuma
Destaque: Guillermo Sara (Goleiro)
Pode ser destaque: Alexis Castro (Meia)
Chegadas: César Carignano (Universidad Católica-CHI), Lucas Bovaglio (Estudiantes Tecos-MEX)
Saídas: Matías Zbrun (Técnico Universitario-EQU), Luis Lagrutta (Boca Unidos), Jherson Córdoba (Nacional de Medellín-COL), Julián Fernández (La Serena-CHI)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados

Grande surpresa do início do Apertura, o Atlético Rafaela caiu de rendimento no final e terminou no meio da tabela. Resta saber se o time comandado por Carlos Trullet terá o mesmo ritmo forte do começo, o que lhe daria uma certa tranquilidade para se manter na elite. O ponto positivo é a volta do artilheiro do acesso, César Carignano. O centro-avante conseguiu a liberação do Universidad Católica e acertou seu retorno a Rafaela por questões majoritariamente familiares, pois seu pai se suicidou no final de novembro.

A julgar pela pré-temporada que começou com a conquista da Copa Cidade de Rosário (em que derrotou o Colón e o Rosário Central), uma vitória sobre o San Jorge e um empate com o Unión, a “Crema” poderá novamente dar muito trabalho a seus adversários no Clausura. E com isso mostra a todos que com planejamento e bons jogadores a permanência na elite é plenamente possível.

 

BANFIELD

Nome: Club Atlético Banfield
Fundação: 21 de Janeiro de 1896
Apelido: Taladro
Site oficial: www.clubabanfield.com.ar
Estádio: Florencio Sola (34.901 torcedores)
Endereço: Peña y Arenales, s/n, Lomas de Zamora
Técnico: Jorge Da Silva
Colocação no Apertura 2011: 20º
Competição sul-americana: Nenhuma
Destaque: Cristian Lucchetti (Goleiro)
Pode ser destaque: Jonathan Gómez (Meia)
Chegadas: Roberto Brum (Argentinos), Agustín Alayes (River), Jorge Da Silva (Técnico – Godoy Cruz)
Saídas: Ricardo La Volpe (Técnico – sem clube), Ezequiel Carboni (sem clube), Ariel Broggi (Ankaragocu-TUR), Victor López (Newell´s)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados

Há três anos, o Banfield conquistava seu primeiro título em 113 anos de história. Com um time comandado à época por Julio Cesar Falcioni, a impressão era a de que o clube que fica ao sul da grande Buenos Aires ficaria por um bom tempo entre os melhores do país. Ledo engano. Hoje, o clube atravessa por uma de suas piores crises, seja na área institucional ou na área do futebol. A última colocação do time no Apertura, que foi a pior colocação da história do “Taladro” desde que os torneios de curta duração foram implantados, foi o resultado mais evidente.

O técnico Ricardo La Volpe saiu em conflito com a diretoria e com os jogadores. Para o seu lugar veio o competente Jorge “Polilla” Da Silva, que treinou o Godoy Cruz na temporada passada. Além dele chegaram os experientes Roberto Brum e Agustín Alayes. E pelo visto, o “Polilla” terá muito trabalho: na pré-temporada a equipe apresentou resultados não muito animadores: derrota para o Quilmes, empate com o Olimpo e vitórias contra o modesto Kimberley de Mar del Plata e o Huracán.

 

BELGRANO

Nome: Club Atlético Belgrano
Fundação: 19 de Março de 1905
Apelido: Pirata, Celeste
Site oficial: www.mundobelgranoweb.com
Estádio: Julio Cesar Villagra (Gigante de Alberdi) (28.000 torcedores)*
Endereço: Arturo Orgaz, 464, Córdoba
Técnico: Ricardo Zielinski
Colocação no Apertura 2011:
Competição sul-americana: Nenhuma
Destaque: César Pereyra (Atacante)
Pode ser destaque:
Juan Carlos Olave (Goleiro)
Chegadas:
Marco Pérez (Independiente), Matías Giménez (Boca Juniors)
Saídas: Franco Vázquez (Palermo-ITA)
Objetivo: Manter-se na Série A
* Esporadicamente o Belgrano poderá mandar seus jogos no estádio Mario Kempes, que tem capacidade para 57.000 torcedores.

Grande sensação do Apertura, o Belgrano surpreendeu ao eliminar o River Plate no histórico jogo da “Promoción” e seguiu com as surpresas na elite. Comandado por um fabuloso Franco Vázquez, a equipe cordobesa também mostrou qualidade na defesa com o veterano goleiro Juan Carlos Olave e grande poderio ofensivo com César Pereyra e Andrés Silvera. Prova disso é que a equipe acumula 19 jogos sem perder como visitante em competições oficiais, estando a um jogo de igualar o recorde do Boca Juniors.

A grande questão que fica o Belgrano nesse Clausura é saber como o time se comportará sem Vázquez, que foi vendido para o Palermo. O “Pirata” já provou que tem material suficiente para continuar na Série A, mas precisa encontrar logo um jogador que ao menos faça a mesma função que o “Mudo”. Na pré-temporada, a equipe foi muito mal e perdeu todas as partidas que disputou: os carrascos foram o Rosario Central, o General Paz Juniors, o Newell´s e o Gimnasia La Plata.

 

BOCA JUNIORS

Nome: Club Atlético Boca Juniors
Fundação: 3 de Abril de 1905
Apelido: Xeneize, La Mitad Más Uno, El Equipo de la Ribera, Rey de Copas
Site oficial: www.bocajuniors.com.ar
Estádio: Alberto J. Armando – “La Bombonera” (52.503 torcedores – liberado para 49.000 torcedores)
Endereço: Brandsen, 805, Buenos Aires
Técnico: Julio Cesar Falcioni
Colocação no Apertura 2011: campeão
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Juan Román Riquelme (Meia)
Pode ser destaque: Leandro Somoza (Meia)
Chegadas: Santiago Silva (Fiorentina-ITA)*, Pablo Ledesma (Catania-ITA)
Saídas: Leandro Gracián (Colón), Jesús Méndez (Rosario Central)
Objetivo: Disputar o título
* Só poderá disputar a Libertadores da América

O grande questionamento no começo do Apertura era se a aposentadoria de Palermo iria de alguma forma atrapalhar o time em busca do título do Apertura. Como visto, a equipe deslanchou e acabou campeã invicta do torneio. Com o título e a vaga na Libertadores assegurada, o Boca vem para o primeiro semestre direcionando suas forças em busca do 7º título do torneio continental. Mas isso não significa que os adversários terão moleza no Clausura: Falcioni deverá utilizar o time titular sempre que possível, o que torna o “Xeneize” um dos maiores favoritos ao título.

A chegada de Santiago Silva (que a princípio só jogará a Libertadores) e Ledesma darão ainda mais força ao disciplinado time comandado por Julio Cesar Falcioni. Nos torneios de verão do começo do ano, o time ganhou duas vezes do River Plate, empatou com o Racing e perdeu para o Independiente. Na Copa Argentina a equipe auriazul penou para se classificar ao derrotar nos pênaltis o Santamarina de Tandil.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

2 thoughts on “Guia Clausura 2012: Parte I

  • Mauricio

    Espero pela segunda parte. Achei tão interessante esse trabalho que achei um “absurdo” não ter logo a segunda parte para ler. Claro que eu entendo que o trabalho demanda tempo, mas é que realmente achei muito interessante a primeira parte do Guia.

  • Alexandre Anibal

    Olá Mauricio!

    Que bom que gostou. Nessa noite a segunda parte será publicada e amanhã a terceira e última. Continue acompanhando.

    Um abraço,
    Alexandre Anibal – Futebol Portenho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.