Arquivo

Matemática Millonaria para conquistar o acesso direto

Há quase um ano, o River Plate tinha em suas mãos a possibilidade de se livrar da promoción. Os resultados eram todos favoráveis a si e o time só tinha que vencer as suas partidas. Contudo, o time tropeçou em suas próprias pernas, teve que disputar a promoción e caiu para B Nacional. Nesse ano, a história se repete.

Assim como na temporada passada, o River mandará seu último jogo da temporada diante de sua torcida. Mas, em 2011 nem isso adiantou. Acabou tropeçando diante do Lanús (1-2), que já tinha o vice-campeonato garantido e vaga assegurada na Libertadores. No próximo sábado, terá pela frente o Almirante Brown diante de sua torcida (em horário a ser definido pela AFA). Uma vitória sobre o sexto colocado da B Nacional, garante o acesso direto.

Tal situação foi análise de Norberto Alonso nesta segunda-feira. O ex-goleiro, que já havia dito que não iria comemorar o acesso do River, criticou a falta de atitude de alguns jogadores, que teriam demonstrado certo medo na partida contra o Patronato. “Não sei a camisa pesa ou se é a responsabilidade nesses garotos, mas digo que eles têm de jogar de forma descontraída, com responsabilidade, que busquem um drible. A cada partida que assisto, fico com os testículos na garganta”, opinou o ex-arqueiro.

Contudo, mesmo que empate, o River pode conseguir o tão sonhado retorno para a Primeira Divisão sem a necessidade de uma promoción. Para isso, teria de torcer por derrotas de Rosario Central e Quilmes. Central e o Cervecero encaram equipes que lutam contra o descenso para terceira divisão argentina (Desamparados e Guillermo Brown, respectivamente).

Pode haver também outras combinações, como é o caso de um empate do River (71), vitória de Quilmes ou Central (72), derrota do Instituto (70) e um empate de Quilmes ou Central (69). Em caso de derrota do River, somente derrotas de Quilmes e Central colocariam o Millonario na Primeira Divisão de forma direta.

Vale destacar ainda que se Instituto e River percam e Quilmes e Central empatam, haverá um quadruplo empate, obrigando um possível quadrangular para definir os times que subirão direto e aqueles que serão obrigados a disputar a promoción.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.