Arquivo

Mesmo com foco dividido, Vélez vence e continua líder

Escalar um time inteiramente com reservas, do goleiro ao centro-avante, diante de time com quem dividia a liderança do Clausura 2010 é um recado claro de Ricardo Gareca. O Vélez Sarsfield prioriza a Libertadores antes de tudo. Mas nem sempre isso significa um distanciamento da briga pelo título nacional. Exemplo perfeito foi a vitória imponente do Fortin contra um confuso Independiente por 3 x 0.

O fato dos anfitriões terem adentrado o campo com o time “B” até parecia uma vantagem a ser explorada pelos Rojos. Só que o meio campo de Tolo Gallego não articulava boas jogadas de ligação com o ataque. Piatti era o único que conseguia se livrar eventualmente da marcação. Eis que foram 44 minutos de espera para a torcida visitante, que terminou por ver Bíttolo driblando Vella, cruzando para Martinez deixar Tuzzio no chão e vencer Gabbarini: 1 x 0.

Na volta dos vestiários, Gallego tentou uma reviravolta colocando Pato Rodriguez e Gracian ao mesmo tempo. Mas, novamente, Piatti era o único que incomodava a defesa Fortinera. Para piorar, no desespero da busca pelo gol, a última linha Roja se descuidou dos contragolpes. Num deles Coronel recebeu livre pela direita, sendo marcando apenas por Gabbarini, porém numa falta dentro da área. Maxi Moralez, que havia acabado de entrar, conferiu o pênalti aos 18: 2 x 0.

Junto de Coronel, o Enano deitou e rolou diante da confusão que se tornou a zaga do Independiente no segundo tempo, mas Gabbarini impediu uma tragédia maior no placar. Pelo menos até os 43 minutos, quando entregou de bandeja a bola nos pés de outro titular que ajudou o mistão Fortinero hoje. Santiago Silva não perdoou a falha e sacramentou a goleada: 3 x 0. Entristecendo ainda mais Tolo Gallego, Vella foi expulso no finzinho.

Perder pela primeira vez no Clausura é uma péssima maneira para o Independiente se preparar para o clássico contra o Racing na rodada que vem. Contudo, vencer o time recém-assumido por Angel Russo é o único caminho para voltar ao topo. Quanto ao Vélez, jogará com titulares descansados diante do Deportivo Itália, na Venezuela, pela Libertadores. Depois, joga contra o Huracán no Parque de los Patrícios.

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.