Arquivo

Momento de decisões nas divisões de acesso

A Primeira B chega à sua última rodada e sobra uma vaga no Reducido para quatro equipes que ainda estão no páreo. Na C, Argentino de Merlo e Central Córdoba aumentaram suas vantagens, com vitórias fora de casa, e estão próximos da final. Já na D, a excelente equipe do Atlas igualou em zero com o Claypole e está próximo da final, assim como o Ituzaingó, que vai à cancha do Central Español com a mínima vantagem de um gol.

Primeira B Metropolitana
Completada a penúltima rodada da Primeira B Metropolitana, alguns times praticamente garantiram a sua preciosa vaga no Torneio Reducido. Um dos destaques vai para o San Telmo, que não vencia há sete partidas e corria sérios riscos em se manter na categoria. Ao vencer o Temperley, fora de casa, a agonia teve fim, pois a equipe escapou da promoción.

Na parte de cima da tabela, o destaque vai mais uma vez para o Estudiantes Caseros e para o Nueva Chicago. O primeiro, por vencer fora de casa e, o segundo, por passar pelo Colegiales em jogo muito difícil. Também o Acassuso obteve um excelente resultado como visitante e se inclui entre aqueles que almejam estar no Reducido. Resta apenas uma rodada para o fim do torneio regular e sete equipes já garantiram vaga na próxima fase. Para a última vaga permanecem sete postulantes: Morón, Almagro, Villa San Carlos e Acassuso, em ordem de classificação.

O Morón tem 58 pontos contra 56 do Acassuso, o último com chances de ir ao Reducido. Entre eles, Villa San Carlos e Almagro têm 57 pontos. A aparente vantagem do Morón, contudo, esbarra nos confrontos da última rodada. O Acassuso joga em casa contra o Sportivo Italiano; o Villa San Carlos será visitante contra o Los Andes; o Almagro também será visitante frente ao campeão Atlanta e o Morón também estará na mesma situação diante da boa equipe do Defensores de Belgrano. Todos os confrontos estão marcados para o mesmo dia e horário: sábado às 15h05.

Todos os resultados da última rodada
Villa San Carlos 0x2 Acassuso
Tristán Suárez 0x2 Estudiantes
Nueva Chicago 2×1 Colegiales
Comunicaciones 0x0 Los Andes
Sportivo Italiano 0x0 Defensores de Belgrano
Deportivo Morón 0x 0 Flandria
Platense 1×2 Social Español
Temperley 0x2 San Telmo
Deportivo Armenio 2×2 Atlanta
Barracas Central 1×2 Sarmiento
Almagro 0x1 Brown Adrogué

Primeira C
O Argenitno de Merlo visitou o Excusio e venceu a partida de forma dramática. O local saiu na frente logo aos onze minutos de jogo, com um arremate forte e cruzado de Sebastian Allende, 1×0. A partir daí, a Academia equilibrou a partida, que ganhou em fortes emoções já no primeiro tempo. Na segunda etapa, o visitante igualou o placar em cobrança de pênalti, aos 11 minutos, através de Sebastian Ruíz. O empate não seria um bom resultado para o Excursio, que resolveu partir para a pressão. Desguarneceu sua defesa e levou o gol da virada aos 38 minutos, com Hector Amarilla, 1×2. Um minuto depois, os hinchas locais puderam se aliviar com a marcação de um pênalti. Na cobrança bem executada, no canto direito e à meia altura, apareceu um dos destaques da equipe visitante na categoria, o goleiro Rodrigo Ponce, que voou feito um pássaro para levar a vantagem da Academia para a sua cancha, no próximo fim de semana.

No segundo jogo, 8.500 pessoas foram à cancha do Laferrere para empurrar o local frente a um Central Córdoba cheio de alma, após o irrestrito apoio de sua torcida diante da crise financeira do clube. Durante todo o jogo, o Charrúa foi superior ao Lafe, que só conseguia abrandar o ímpeto ofensivo dos rosarinos com faltas. Em razão disso, o local perdeu dois jogadores, que foram expulsos ainda no primeiro tempo. Aos sete minutos, Ezequiel Lazo fez 1×0 para o Central e, logo aos 24, Alejandro Garcia praticamente decretou a vitória do visitante. No segundo tempo, o local lutou com muita garra por uma melhor sorte no confronto. Diminuiu o placar aos 22 minutos, com Fernandez. Porém, com dois jogadores a menos, o elenco da Lafe cansou e não conseguiu empatar a partida. Com o resultado, o Charrúa pode perder até por um gol em Rosário que ainda assim estará classificado para a final.

Primeira D
Pelas semifinais do Reducido da Primeira D, o destaque vai para o Ituzaingó, que reverteu a vantagem do Central Español, ao vencer em sua cancha por 2×1. O local pressionou desde o início e encontrou o primeiro gol, logo aos 12 minutos com o artilheiro Lucas Buono. O Centro Español apresentou um jogo organizado no meio campo e equilibrou a partida logo depois de sofrer o primeiro gol. Poderia empatar pouco tempo depois com Negretti, se o árbitro não invalidasse o gol, marcando um impedimento controverso. Já aos 29 minutos, não teve jeito e surgiu o empate do Gallego, através de Negretti.

O León foi para cima e conseguiu um pênalti aos 18 minutos da etapa final. Lucas Buono foi para a cobrança e o arqueiro Pablo González defendeu. No rebote, o mesmo Lucas Buono fez o gol da importante vitória do Ituzaingó. O jogo também foi dramático e, apesar da vitória do León, o confronto segue aberto, já que a diferença mínima contrária ao Gallego poderá ser facilmente revertida em Cañuelas, no fim de semana.

No outro confronto, Claypole e Atlas não saíram do empate em 0x0. Melhor para o visitante que se repetir o placar, como local, ficará com a vaga. O visitante controlou a partida desde o início, demonstrando um incrível domínio tático de todos os setores da cancha e do próprio jogo. O técnico dos marrons, Nestor Retamar, aplicou um esquema no qual os dois zagueiros, Vallejos e Godoy, colaram no goleiro Ponzio, e agrupou todos os demais jogadores à frente desse trio.

Foram praticamente seis jogadores no meio de campo e apenas Severino e Orona, os dois atacantes, na frente, porém recuando sempre para a marcação na meia cancha. O Claypole rodava a bola sem conseguir chegar à meta de Ponzio e, pouco a pouco, seus jogadores foram perdendo a calma e fazendo muitas faltas. Com o resultado, o segundo melhor time da categoria vai decidir a vaga com o apoio dos seus hinchas. Apesar disso, para Sergio Micieli, técnico do Claypole, não existe o favoritismo dos marrons: “Atlas não mostrou nada e em nenhum momento foi superior a nós. Não me surpreendeu já que eu conheço o jogo do Atlas; estamos tranquilos e podemos ganhar no jogo de volta”, disse o treinador do local, ainda nos vestiários, após a partida.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.