Primeira Divisão

Newell’s e Arsenal bobeiam e Boca chega na briga

Burrito Martinez marcou no dia de seu aniversário e ajudou o Boca a entrar na luta pelo título
Burrito Martinez marcou no dia de seu aniversário e ajudou o Boca a entrar na luta pelo título

A 13a rodada do Inicial terminou com o cenário embolado. O Newell’s empatou em casa com o Godoy Cruz e perdeu a chance de abrir vantagem na liderança, já que nem San Lorenzo nem Arsenal, até então os mais diretos perseguidores, venceram. Bom para o Boca Juniors, que atropelou o Colón e agora está na briga pelo título.

Na primeira partida de uma movimentada sexta-feira, o Rosário Central foi a Córdoba e voltou com três pontos na bagagem. Chino Luna marcou o gol da vitória canalla sobre o Talleres. Os comandados de Miguel Angel Russo começaram mal o Inicial, mas já acumulam 8 pontos nas últimas 4 partidas e já vêem o descenso de longe.

Mas a partida mais aguardada do dia ocorreu em Rosário. O Newell’s, fortalecido pela derrota do San Lorenzo na quarta feira, entrou em campo com chance de abrir grande vantagem sobre os perseguidores diretos. No primeiro tempo saiu na frente com um gol de Orzán, e poderia ter ampliado a vantagem. Mas no segundo tempo Fernandez empatou num tiro de fora da área, salvando o Tomba de dormir na zona do rebaixamento e impedindo a Lepra de disparar na liderança.

Na última partida da noite o Arsenal também perdeu a boa oportunidade. Uma vitória o deixaria a um ponto dos rosarinos, e o gol de Caraglio ainda no primeiro tempo parecia encaminhar uma boa situação para o Viaduto. Mas Pereyra empatou para o Gimnasia La Plata no segundo tempo, mantendo os três pontos de distância para o líder.

Assim, a rodada foi excelente para o Boca Juniors. Os xeneizes enfrentaram o Colón em casa, e já no primeiro tempo anotaram com Gigliotti e Martinez, sacramentando o 2 a 0 que perdurou até o fim da partida. O resultado foi que, a seis rodadas do fim, o Newells lidera com 27 pontos, seguido do Boca e do Arsenal com 24. Com 23 o San Lorenzo ainda mantém esperanças, tanto mais que faz duelo decisivo com os xeneizes na próxima rodada.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.