Primeira Divisão

Newell´s e Lanús ainda sonham em duas frentes

Com a vitória do Vélez sobre o All Boys, dois outros postulantes ao título viram um balde de água fria cair sobre suas pretensões de título. Só que matematicamente as chances ainda persistem. Além disso, as duas equipes sonham com outra competição: a Libertadores de América. Para tanto, precisam deixar a alma em campo nas duas últimas rodadas do Inicial.

Lanús

“Agora temos a metade das possibilidades de antes”. Com essas palavras o meia Diego Valeri se referiu à dura empreitada do Lanús em busca de um título que ficou bem distante, após empate com Estudiantes. “A partida contra eles foi muito difícil para a nossa equipe; só que até o final as partidas que nos restam terão o mesmo grau de dificuldade”, completou.

Poucas vezes o Granate contagiou tanto a sua torcida quanto no cotejo com o Pincha. A equipe granate só não foi perfeita, pois não soube chegar às redes do ótimo guardametas pincharrata. O resultado não somente afastou a equipe de Valeri do caneco do Torneio Inicial como diminuiu suas chances de voltar à Libertadores de América. Agora, o conjunto do Sul da Grande Buenos Aires não depende mais de si nem para o título nem para a vaga na Copa.

“O importante é que nos coloquemos metas curtas, pois o Vélez também sabe que não pode perder, já que se vencermos nossos dois próximos rivais poderemos ficar com o título”, disse o habilidoso meia do Granate. E continuou: “esta sempre foi a nossa postura, desde que começou o campeonato: ir aos poucos. A única coisa que penso agora é encerrar o ano com o título. Sabemos que o Vélez ficou com uma grande vantagem, mas precisamos lembrar que se não for possível, ainda tempo a possibilidade de voltar à Libertadores, disse o ex-capitão do conjunto comandado pelos “mellizos” Schelotto.

As declarações de Valeri dimensionam bem o prejuízo da equipe do Sul, ao empatar com o Estudiantes. Só que tanto o título quanto à vaga para a Copa ficaram distantes, se considerarmos os dois próximos adversários do Vélez (Unión, em Liniers, e Rafaela, fora) e os dois que o Granate terá pela frente. O Lanús vai visitar o River, no Monumental, e receber o San Lorenzo, em La Fortaleza. Duas paradas duríssimas para um dos times que pratica o melhor futebol argentino atualmente.

Newell´s Old Boys

Diferentemente do Lanús, o Newell´s se apega ao título somente como um sonho distante e quase impossível de ser concretizado. Por isso, o momento é o de reconhecer os erros que afastaram a equipe do caneco, nas últimas rodadas. Além disso, em meio à recuperação da identidade futebolística perdida, a equipe ainda luta em outra frente: a da vaga à Libertadores/2013. Os rosarinos têm três pontos de vantagem sobre o Lanús e têm de tudo para voltar ao principal torneio de futebol do continente.

Para tanto, Martino vai precisar fazer duas alterações para o cotejo diante do Rafaela, no Coloso Marcelo Bielsa. Pablo Pérez apresenta uma inflamação no púbis e está fora do time até o próximo semestre. Em seu lugar, entra Martín Tonso. A outra alteração é o retorno de Marcos Cárceres, que volta de suspensão e retoma o seu lugar a Cristian Díaz.

Assim, o provável time para receber o Rafaela, no domingo, será: Nahuel Guzmán; Cáceres, Santiago Vergini, Víctor López, Leonel Vangioni; Tonso, Hernán Villalba, Lucas Bernardi; Mauricio Sperdutti, Ignacio Scocco e Maximiliano Urruti.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.