Especiais

Retrospectiva Futebol Portenho – Fevereiro

Dando continuidade a retrospectiva 2010, nesta terça-feira (21) relembremos o mês de fevereiro. E uma das grandes surpresas foi a contratação do brasileiro Luiz Alberto, ex-Fluminense, pelo Boca Juniors.

O brasileiro foi anunciado de surpresa na equipe argentina. Dispensado pelo Fluminense ao fim do ano, Luiz Alberto chegou no clube para ser um dos homens de raça e vontade na zaga. Mas, não foi bem assim. O jogador pouco vestiu as cores do clube e apesar de saber o que significava ‘poner huevos’, não fez jus a tal expressão e acabou dispensado dois meses depois por não produzir o esperado.

Enquanto Luiz Alberto ia para o Boca, o Internacional de Porto Alegre contratava o goleiro Roberto ‘Pato’ Abbondanzieri. O arqueiro xeneize acabou brigando com Abel Alves e pediu a rescisão do seu contrato. Com isso, acertou a transferência com o time brasileiro e desembarcou em Porto Alegre como o novo ídolo.

O mês também foi importante para comemorar os 100 anos de um dos principais jogadores argentinos. Francisco Varallo completou no dia 5 de fevereiro o seu centenário. Meses mais tarde, o ex-jogador do Boca Juniors – é o terceiro maior artilheiro da entidade com 194 gols (contando a Era Amadora) – acabou falecendo. O ex-atacante ainda foi um dos únicos atletas a receber a Ordem do Mérito da FIFA, premio recebido por poucos jogadores na história do futbebol.

Em meio a tudo isso acontecia, Diego Maradona cometia mais uma gafe história a frente da Albiceleste. Depois de ser suspenso pela FIFA pelos comentários aos jornalistas, em novembro 09’, o treinador fez uma convocação um tanto que absurda. Em menos de meia hora, convocou, desconvocou, chamou jogadores lesionados. E tudo para um amistoso contra a Jamaica, no qual a Seleção voltou a sofrer. Venceu de virada, nos minutos finais, por 2×1 e evitou mais um vexame.

Quem também passou por um vexame foi Ariel Ortega. O jogador, que tem sérios problemas com alcoolismo teve uma recaída e por pouco não teve o seu contrato rescindido com o River Plate. Na situação, o meia-atacante deixou o hotel onde a delegação estava hospedada e retornou apenas as 8h30 da manhã do dia seguinte com sintomas de embriaguez. O jogador ficou afastado por quase nove rodadas, onde finalmente teve mais uma chance. Tudo graças a Daniel Passarella, que lhe deu um voto de confiança.

Na Copa Libertadores, Colón e Newell’s davam adeus a Libertadores. Os times argentinos não conseguiram aproveitar o favoritismo conquistado e não conseguiram passar para a fase de grupos. Ambos os times só conseguiram se recuperar no Torneio Apertura, quando voltaram apresentar um futebol de nível. O Lanús estreou naquele mês, mas não fez jus a sua classificação no torneio, voltando a fracassar no certame. Já o Banfield convenceu apesar de não ter mais Santiago Silva. O Estudiantes, por sua vez, estreou com uma vitória, mas depois sofreu uma goleada histórica, por 4×1. No Torneio Clausura, os grandes mantinha a sua má fase.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.