Arquivo

San Martín vence mais uma e segue líder da B Nacional

Roberval comemora o gol pelo San Martín

O caro leitor seguramente já deve ter escutado em algum lugar a expressão “brasileiro é como pardal, se acha em qualquer lugar do mundo”. Pois foi exatamente um brasileiro, chamado Roberval Emison da Conceição, o responsável pela vitória do San Martín de San Juan sobre o Boca Unidos na noite de ontem.

Revelado pelo Santa Cruz, o atacante de 25 anos fez o gol da virada dos sanjuaninos sobre os correntinos. Com a vitória por 2 x 1, o time comandado por Darío Franco continua firme na liderança da B Nacional, agora com 20 pontos. Já o Boca Unidos, depois de um ótimo começo, amargou seu quinto jogo sem vitória e estacionou nos 12 pontos.

O vice-líder da B é o Atlético Rafaela, equipe que costumeiramente faz boas campanhas na divisão de acesso mas que sempre acaba eliminada nas partidas que faz com os times que vêm da divisão principal, na chamada “Promoción”. A “Crema” fez uma excelente apresentação na sexta-feira e derrotou o Ferro por 3 x 0. O resultado permitiu ao Atlético assumir provisoriamente a liderança da B até a partida do San Martín.

A rodada começou na quinta-feira com um empate do San Martín de Tucumán contra o Chacarita por 0 x 0. Já no sábado, o Defensa y Justicia não passou de um empate por 1 x 1 com o Atlético de Tucumán, o Aldosivi empatou por 1 x 1 com o Tiro Federal e o Belgrano desencantou e goleou o Independiente de Mendoza por 3 x 0.

Toledo grita com o Gigante de Arroyito

O Rosario Central teve uma semana turbulenta. Depois da derrota para o Ferro na semana passada, houve quem bancasse a saída de Reinaldo “Mostaza” Merlo do comando do “Canalla” para dar lugar ao recém-desempregado Héctor Rivoira, que se desligara do comando técnico do Huracán no mesmo final de semana. Se o time perdesse do Deportivo Merlo, a situação ficaria insustentável.

E no Gigante de Arroyito por um curtíssimo período de tempo pensou-se que a “Era Mostaza” chegaria ao fim, com o gol de Osvaldo Villa para o “Charro” aos 17 minutos de jogo. No entanto, Javier Toledo precisou de apenas seis minutos para virar o marcador a favor dos auriazuis e cravar a terceira vitória da equipe na B Nacional. Com o resultado, o Rosario foi a 12 pontos e se posicionou em 10º lugar na tabela. Já o Merlo viu seu “promedio” baixar mais um pouco, o que o deixou numa situação delicada na B.

No domingo, além da vitória do San Martín, o Unión derrotou o Gimnasia de Jujuy por 2 x 0 fora de casa e assumiu a 3ª posição da B Nacional. Se a B terminasse hoje, o Unión enfrentraria o Gimnasia La Plata pela “Promoción”. E na cidade de Paraná, o Patronato derrotou a CAI por 1 x 0, num jogo chave entre dois times ameaçados pelo rebaixamento.

No último jogo da 9ª rodada, realizado na noite de hoje no estádio Fragata Sarmiento, o Almirante Brown recebeu o Instituto de Córdoba. Quem saísse vitorioso desse jogo subiria à 3ª colocação isolada da B, jogando o Unión para a 4ª posição. Apesar do incidente que envolveu sete jogadores da “Fragata” semana passada, o time da casa entrou em campo disposto a derrotar a boa equipe comandada por Claudio Vivas. No final, tanto a “Gloria” quanto o Almirante somente aproveitaram as falhas alheias para marcar gols, empatando por 1 x 1. Pelos critérios de desempate, o time cordobês está em 4º lugar e, se a B terminasse hoje, o Instituto enfrentaria nada menos que o River Plate pela “Promoción”.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.