Categories: Libertadores

Sorteados os grupos da Libertadores

Em mais uma cerimônia brega e cheia de politicagem, a Conmebol sorteou os grupos da Copa Libertadores 2012. Como o sorteio é feito antes da definição das equipes classificadas, tudo fica dificil de compreender. Confira abaixo a “tradução” que preparamos para que seja possível saber contra quem jogarão os clubes argentinos no torneio continental.

Para começar, é importante entender que a Argentina tem direito a 5 vagas. O campeão do Clausura, o Vélez Sarsfield, entrou na vaga “Argentina 1”. O campeão do Apertura, quase certamente o Boca Juniors, é o “Argentina 2”. Os dois melhores classificados na somatória dos dois torneios de 2011 serão “Argentina 3” e “Argentina 4”. Provavelmente as vagas caberão a Lanus (58 pontos) e Godoy Cruz (54). Ainda com esperanças temos Tigre (49), Independiente e Racing (ambos com 48). O “Argentina 5” é o Arsenal, melhor equipe do país na Sul-Americana 2011.

O ARG-1 (ou seja: o Vélez Sarsfield) já tem dois adversários definidos na primeira etapa: os mexicanos do Chivas e os uruguaios do Defensor. A eles se juntará o campeão equatoriano, que deverá ser Emelec ou Deportivo Quito.

O ARG-2 (quase certamente o Boca Juniors) terá uma situação mais difícil, pois enfrentará o “Brasil 2”, que será a segunda melhor equipe do Brasileirão excetuando o Vasco, que já é o “Brasil 3”, por ter vencido a Copa do Brasil. Hoje, portanto, o Fluminense estaria no caminho xeneize. Outra equipe saíra do confronto entre Arsenal de Sarandí e Peru 3, que pode ser Sport Huancayo, Leon de Huanuco e Universidad San Martin. Os venezuelanos do Zamora fecham a chave.

O ARG-3 (atualmente o Lanus) terá como cabeça de chave o “Paraguai 1”, quase certamente o Nacional. Na chave estará ainda o vice-campeão equatoriano (o perdedor da decisão entre Emelec e Deportivo Quito) e o vencedor do confronto entre o 3o melhor brasileiro (sem contar o Vasco) e o “Bolívia 3”, provavelmente o Real Potosí.

Muito equilibrada é a chave em que estará o ARG-4, atualmente o Godoy Cruz. Nela estarão a Universidad de Chile, o Atletico Nacional da Colombia e o vencedor do encontro entre Peñarol e Caracas. Como já informado, o Arsenal enfrenta o Peru 3 (Huancayo, Huanuco ou San Martin) na primeira fase, e se passar entrará na chave do ARG-2

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

View Comments

  • Grupo forte na primeira fase é garantia de bom desempenho nas fases seguintes. Veja o caso do Santos: em 2007, só pegou baba e dançou quando pegou a primeira pedreira, no caso o Grêmio. Que chegou à final, a exemplo do Boca, depois de passar sufoco na fase de grupos. Este ano, o Cruzeiro deu pinta de bicho-papão e...

    O Boca precisa desesperadamente de um matador (não, o Viatri não serve). Senão, desanda. Claro que o nível técnico da Libertadores não chega nem à sola dos pés da Champions, mas é bom se prevenir. Seis pontos contra o Zamora são obrigatórios. E do jeito que o Arsenal anda, pode ter que enfrentar um peruano e todo o "carinho" que eles reservam aos argentinos.

    Contra o brasileiro (leia-se Fluminense com 90% de chances), até dá pra perder fora e empatar em casa - se bem que aí estaremos fazendo o papel de párias, com qualquer dividida se transformando em crime de guerra e pedido de intervenção da ONU de parte da imprensa patropi. Que depois quer cobrar postura ética dos colegas argentinos (igualmente tacanhos, diga-se).

    Claro, se alguns boatos malucos tiverem fundamento, o Falcioni volta pra Colômbia (onde ele é respeitadíssimo, sobretudo em Cali) e o Bianchi volta. Aí já dá pra sonhar com Messi :-D

  • Como bom xeneize, quero vingar a Libertadores 08

    QUERO FLU. E dessa vez, não importa, vou assistir ao vivo !!!!!!!!!!

  • Igor, não podemos descer ao mesmo nível deles, não podemos nos abalar com um clube que subiu no CANETAÇO. E ainda quer posar de copeiro. De qualquer maneira, a LDU fez justiça depois.

  • A Alemanha perdeu para a Argélia em 1982. A Itália tomou 4x0 de Zâmbia (!!!) nas Olimpíadas de 1988. E daí? Acontece.

  • diogo, o prblema foi au ter de aguentar meu irmão aqui depois. hehehehehehe. e lembro de 2007, num grupo não tão difcicil ( dificil mesmo só a alitude ), tivemos de golear na última rodada. no fim já sabemos o que aconteceu.

    e outra coisa, prefiro quando jogamos a primeira partida na Bombonera

  • Meu Deus, pessoal!

    Vocês falam como se o Fluminense fosse o Barcelona e o Boca Juniors fosse o XV de Piracicaba.

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

6 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.