Arquivo

Sportivo Desamparados vence Promoción e sobe para a B Nacional

Pela promoción entre San Martín e Sportivo Desamparados, el Víbora ascendeu à B Nacional de maneira dramática e pela primeira vez na sua história. Pelos playoffs do Argentino B com A, o Alumni, de Villa María, praticamente resolveu o confronto e sua permanência na categoria frente ao Deportivo Roca, fora de casa. No outro encontro, o Defensores de Belgrano, de Villa Ramallo, fez 1×0 no Estudiantes de Río Cuarto e leva a vantagem do empate para a partida de volta. Na segunda partida da promoción entre Jorge Newbery e Atlético Famaillá, o “Aviador” estava próximo de seu sonhado acesso ao Argentino B, mas então uma bomba entrou em campo e suspendeu a partida, além de convidar o Consejo Federal a entrar na cancha novamente.

Torneio Argentino A

Após vencer a partida de ida contra o San Martín por 1×0 em sua cancha, o Sportivo Desamparados de San Juan, empatou em 1×1, em Tucumán, na partida de volta e ascendeu à B Nacional pela primeira vez na sua longa história de 91 anos. O acesso dos puyutanos foi um filme dramático desde às rodadas finais do Torneio Argentino A. Sempre tendo que correr para reverter desvantagens nas partidas, o time premiava seus hinchas com gols salvadores nos minutos finais ou nos acréscimos.

Caracterizou-se pela estirpe de um time brigador e de santo milagreiro, e ao mesmo tempo passava a imagem de quem estava no limite de suas forças e de que, por isso, talvez não chegasse ao seu objetivo final, que era o acesso.

Após a vitória por apenas um gol, na partida de ida, todos em Tucumán davam como certa a manutenção da categoria por parte do San Martín. A equipe precisava fazer apenas um gol e teria 90 minutos para isso. A proposta do time foi a de buscar o ataque desde os primeiros instantes do encontro. Porém, o local se deu conta de que estava diante de uma equipe visitante determinada a levar seu acesso a San Juan. A marcação da Víbora era forte, às vezes com nove homens atrás e uma variação da marcação entre marcação por zona ou por homem a homem. Após os primeiros minutos de jogo, ficou nítido o domínio do visitante em campo. Este domínio se converteu no gol, aos 20 minutos da etapa complementar, através de Emanuel Reinoso. Aos 33, o San Martín ainda conseguiu o empate com Alexis Blanco, mas não conseguiu fazer o segundo gol, numa partida que acabou aos 52 minutos do segundo tempo.

Promoción: Torneio Argentino B com A

Pela promoción do Argentino B com o Argentino A, ocorreram as duas partidas de ida. Em Río Negro, o Alumni de Villa María venceu o Deportivo Roca por 3×0 como visitante e praticamente se garantiu no Argentino A. No outro confronto pela promoción, em Pergamino, o Defensores de Belgrano, de Villa Ramallo, venceu por 1×0 o Estudiantes de Río Cuarto e assim vai levar a vantagem do empate para a partida de volta, na sexta-feira na cancha do Estudiantes.

Promoción: Torneio do Interior com Argentino B

Pelo último confronto da promoción entre o Argentino C com o B, o Jorge Newbery, de Venado Tuerto, foi a única equipe do Torneio do Interior que conseguiu reverter a chamada ventaja deportiva para cima de uma equipe do Argentino B. O “Aviador” havia vencido a partida de ida por 3×0 e foi tranquilo a Tucumán enfrentar o Atlético Famaillá. O visitante se fechou e buscou os contra-ataques para finalizar o confronto. Porém a equipe visitante só conseguiu manter o 0x0 no primeiro tempo por causa da excelente apresentação do goleiro Andrés Gutiérrez. Desta forma, tanto o local quanto o visitante não conseguiram abrir o marcador na primeira etapa.

Assim que o “Aviador” voltava para o início do segundo tempo, vários artefatos foram atirados sobre seus jogadores pelos torcedores locais. Uma bomba caseira atingiu o meia Villalba, que precisou ser socorrido e levado ao hospital em estado emergencial. A partir do ocorrido, o árbitro Eugenio Yevcín resolveu interromper a partida. Desta forma, a decisão sobre a continuidade ou não da partida vai ficar por conta do Consejo Federal, quedeverá ser declarar como vencedor o Jorge Newbery.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.