Arquivo

Torneio Argentino A: no momento mais decisivo, Sp. Belgrano chega à liderança e fica perto do título

Vitória do Sportivo Belgrano pode render acesso histórico ao Verde de San Francisco

Restando apenas três rodadas para o fim da fase decisiva da competição, o Sportivo Belgrano de San Francisco chegou à liderança com o triunfo de 2×0 sobre Unión Mar Del Plata. E por incrível que pareça, os dois gols saíram ainda no primeiro tempo de um jogo tranquilíssimo para o Verde de San Francisco. Porém, vale destacar que foi o Sportivo Belgrano que fez a partida ficar fácil e tranquila. Assim, o novo líder da competição fica perto do caneco justamente no momento mais decisivo do Argentino A, a terceira divisão argentina, para os clubes do interior do país.

Pressionado pela seqüência de duas partidas sem vencer em seu estádio e também pela possibilidade de se distanciar do líder, Crucero del norte, o Sportivo Belgrano não deu chances para o Unión Mar del Plata e somou três pontos importantíssimos para continuar sonhado com o título do Argentino A. Apesar disso, foi o visitante quem quase chegou à abertura do placar. Uma bola salva na linha, com o porteiro local vencido na jogada, poderia mudar completamente o rumo de um cotejo que logo o conjunto local tratou de dominar e vencer com a velha autoridade que o Verde sempre impôs a seus rivais atuando em seus domínios. Aróstegui abriu o placar aos, 21 minutos, e Juan Pablo Francia fechou o marcador aos 29.

Com o resultado de dois gols, ainda no primeiro tempo, o Verde chamou o Unión para seu campo de defesa, no segundo. Contudo, não acreditando em seu poder de contragolpear o Verde, o Unión não gerou jogadas de riscos e o placar da primeira etapa se manteve por toda a partida. Só que para chegar à liderança, o Sportivo Belgrano precisava contar com um tropeço do líder Crucero del norte, diante do Talleres. E foi o que aconteceu.

Crucero del Norte 1×1 Talleres de Córdoba

Atuando em seus domínios, o Colectivero não soube superar o Talleres e ficou apenas no empate por um gol, diante de seus torcedores. “La T” saiu na frente aos 15 minutos da primeira etapa com um gol do artilheiro Cláudio Riaño. Dois minutos depois, o conjunto local empatou com Gustavo Semino. Então, o Colectivero tentou, dominou, mas não conseguiu desempatar o cotejo na primeira etapa.

No segundo tempo, a violência entrou em campo e decisivamente participou da partida. O técnico Sialle, do Talleres, foi agredido covardemente nas tribunas do estádio local. Inclusive um projétil foi disparado sobre o treinador de “La T”, que ficou estendido no chão. Os incidentes influenciaram os ânimos dos jogadores em campo. Pior para o conjunto de Missiones, que não encontrou seu jogo sólido e perdeu a liderança da competição restando somente três rodadas para o fim.

Atingido covardemente, o técnico do Talleres, Sialle, fica estendido no gramado

Defensores de Belgrano de Villa Ramallo 0x0 Racing de Olavarría

Pressionado pelos pontos atrás do líder e pela perda de rendimento dos últimos jogos, o Defensores de Belgrano tropeçou em Villa Ramallo diante do irregular Racing de Olavarría. O placar ficou zerado e o conjunto de Villa Ramallo se distanciou da ponta. A equipe que começou bem o Undecagonal está agora a quatro pontos do líder, Sportivo Belgrano. Curiosamente, a diferença vem de pontos perdidos no empate diante do líder e na derrota em casa diante do vice-líder, Crucero Del Norte.

Racing de Córdoba 1×1 San Martín Tucumán

O Racing de Córdoba sinalizou o seu antecipado adeus ao título ao empatar em casa frente ao San Martín Tucumán. Foi uma partida de muita luta dentro e fora de campo. Após fazer um gol aos 26 minutos da primeira etapa, a Academia cordobesa se preparava para a festa da reabilitação. Então, no último minuto de jogo, Gustavo Balvorin empatou para o Tucumán e calou a torcida local, que havia comparecido em grande número para prestigiar o Racing. Com o resultado, o San Martín segue firme na briga pelo título do Argentino A.

Ramón Santamarina 0x2 Douglas Haig

A violência esteve presente também em Tandil. Decepcionados com a campanha do Ramón Santamarina, os torcedores locais invadiram o Estádio General San Martín e interroperam o cotejo em que sua equipe perdia por 2×0 para o Douglas Haig. O estádio já está desabilitado pelos órgãos de segurança; resta determinar apenas o número de jogos pelo qual ficará fechado. Esses fatos, somados a queda de rendimento da equipe praticamente decreta a permanência, ao menos temporária do Santamarina na Categoria.

Quem não se preocupou com essa história foi a equipe de Pergamino. A vitória recolocou o Douglas Haig na briga direta pelo título. A equipe está a três pontos do líder, Sportivo Belgrano, só que tem um jogo a menos, o que significa que pode perfeitamente alcançar a liderança e tornar-se campeão do dificílimo Torneio Argentino A.

Classificação

Sportivo Belgrano de San Francisco: 14 pontos; Crucero del Norte: 13 pontos; Talleres de Córdoba: 12; Douglas Haig: 11; San martín Tucumán: 11; Def. Belgrano de Villa Ramallo: 10; Racing de Olavarría: 10; Santamarina: 7; Central Córdoba de Santiago del Estero: 7; Racing de Córdoba: 6; Unión Mar del Plata: 5.

Revalida – Zona 1 (Norte)

O Libertad Sunchales segue na liderança da Zona 1 (ou Zona Norte) após grande vitória fora de casa por 2×0 sobre o Cipolletti. O segundo posto está com o Central Norte, vice-líder da competição, que também fez jogo duro em Concepción del Uruguay e ficou no zero com o Gimnasia local. Apesar do resultado, a equipe de Salta deixou uma ótima impressão no cotejo e demonstrou que tem condições de terminar o zonal na primeira colocação. Outros resultados forma: Gimnasia y Tiro 0x1 Rivadávia de Lincoln; Juventud Antoniana 1×1 Juventud Unida San Luis

Classificação
Libertad: 13 pontos; Central Norte: 9; Unión: 8; Gimnasia y Tiro: 8; Alumini: 8; Juventud Antoniana: 8; Tiro Federal: 4.

Revalida – Zona 2 (Sul)

Mesmo folgando na rodada, o CAI, de Comodoro Rivadávia segue na liderança da Revalida Sul. A segunda posição fica com o Juventud Unida de San Luis com quatro pontos a menos, apesar do ótimo empate em Salta contra o Juventud Antoniana. O grande vencedor da rodada, porém, foi o Rivadávia de Lincoln, que foi a Salta e bateu por 1×0 no Gimnasia y Tiro. Resultado que coloca o conjunto de Lincoln na terceira posição, mas com apenas dois pontos do líder, CAI.

Classificação
CAI: 12 pontos; Juventud Unida San Luis: 11; Rivadávia de Lincoln: 10; Gimnasia de Concepción Del Uruguay: 9; Deportivo Maipu: 4; Huracán Três Arroyos: 2.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.