Primeira Divisão

Torneio Inicial segue aberto a 3 rodadas do fim

Vitória do Lanús em Córdoba levou os granates à liderança

Os resultados da 16a rodada do Torneio Inicial deixaram a situação mais embolada do que nunca no alto da tabela. A 3 rodadas do fim nada menos do que seis equipes ainda podem sonhar com o título: Vélez, Lanús, Racing, Newell’s, Boca Juniors e Belgrano. Confira a situação de cada um e suas chances de levar a taça.

Um dos líderes é o Vélez Sarsfield, com 32 pontos. Apesar de ter perdido muitos jogadores antes do início da temporada, o Fortín conseguiu se remontar, fez boa campanha e parecia ter crescido na hora certa. No entanto, a derrota em casa para o Boca Juniors deixou a situação do torneio incerta, e cabe observar como os comandados de Ricardo Gareca reagirão à derrota. Partidas que restam: All Boys (Fora), Unión (Casa) e Rafaela (Fora).

O outro líder é o Lanús. Após um começo titubeante, a equipe granate engatou uma reação impressionante, e venceu os últimos sete jogos. A vitória de ontem, fora de casa, contra o Belgrano, levou os comandados de Guillermo Barros Schelotto à liderança. A dúvida é ver como uma equipe sem grandes estrelas reagirá à pressão de disputar o título, tanto mais que os rivais que tem pela frente têm muita camisa. Partidas que restam: Estudiantes(C), River Plate (F) e San Lorenzo (C).

Logo atrás dos líderes está o Racing, com 29 pontos. A equipe de Avellaneda venceu o Quilmes de forma convincente ontem, e novamente se perfila como candidato ao título do Inicial. O que preocupa seus torcedores é a irregularidade da equipe treinada por Luís Zubeldia, que começou mal, chegou a lutar pela liderança na metade do torneio, caiu novamente e agora parece reagir na reta final. Partidas que restam: Boca Juniors (F), All Boys (C) e Unión (F).

Também com 29 pontos está o Newell’s Old Boys. A equipe de Rosário assumiu a liderança na 8a rodada, e parecia muito próxima ao título quando subitamente começou a perder força, marcando apenas 3 dos últimos 12 pontos disputados. O treinador Tata Martino certamente terá trabalho para tentar fazer com que a Lepra recupere sua força nesta reta final. Partidas que restam: Unión (F), Rafaela (C) e Argentinos Jrs.(F).

Com 27 pontos o Boca Juniors está em quinto lugar, e ainda sonha com a possibilidade de conquistar o torneio. O grande problema xeneize é a instabilidade, já que a equipe costuma alternar momentos bons e ruins, o que certamente tem relação com o momento conturbado vivido pelo elenco, para não falar do fato de que seu treinador quase que certamente perderá o cargo no fim do ano. Partidas que restam: Racing (C), Arsenal (F), Godoy Cruz (C).

Apesar de ter 26 pontos, o Belgrano pode sonhar com a conquista do título, já que tem uma partida a menos, contra o Independiente, partida suspendida no intervalo, quando o Pirata vencia por 1 a 0. Se de fato concretizar a vitória, os corbobeses ficariam a apenas 3 pontos dos líderes.A grande questão é saber se o plantel de fato tem ambições tão altas.Partidas que restam: San Martin (F), Tigre (C) e Estudiantes (F)

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.