Arquivo

Vélez no topo do Mundo

A derrota nas semifinais da Copa Libertadores para o Peñarol não diminuiu o peso do que o clube fez durante o semestre, e porque não no mês de junho. O título do Clausura sem qualquer contestação foi uma das provas disso. E tais feitos renderam ao clube argentino o título de melhor clube do mês de junho segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, a IFFHS.

Como explica a entidade, a pontuação se deve apenas em partidas realizadas no mês. Assim, qualquer derrota pode fazer com que o time perca pontos. Foi o que aconteceu com o Santos. A derrota para o Figueirense no Campeonato Brasileiro impediu o clube de ultrapassar o Vélez e ficar com a melhor classificação em junho, onde repetiria o feito de Abril, quando ficou a frente de inúmeros gigantes do futebol.

Além do posto de melhor clube internacional do mês, o Vélez Sarsfield está entre os oito melhores times do Mundo segundo a entidade. O time de Liniers, que ocupava o 10º posto no mês passado, só está atrás apenas de Barcelona, Real Madrid, Porto, Manchester United, Manchester City, Villareal e Inter de Milão. O Santos, por sua vez, é o 9º – mas é bem provável que ultrapasse os argentinos no próximo mês.

Argentinos em baixa
Apesar do posto de melhor clube do mês, o futebol argentino está em baixa no cenário mundial. Para se ter uma idéia, clubes como River Plate (204º) e Boca Juniors (253º) – que já obtiveram tal marca em quatro oportunidades cada um – estão abaixo do Top200 Mundial – que contabiliza resultados do ano – assim como Racing e San Lorenzo. No Top 100, apenas Independiente (32º), Estudiantes (40º), Godoy Cruz (85º) e Argentinos Jrs (91º) ocupam a lista.

Confira a classificação dos argentinos no Ranking Mundial
8º Vélez Sarsfield
32º Independiente
40º Estudiantes LP
85º Godoy Cruz
91º Argentinos Jrs
143º Banfield
148º Newell’s
179º Lanús
204º River Plate
213º Arsenal de Sarandí
253º Boca Juniors
276º Tigre, Racing e All Boys
295º San Lorenzo
336º Colón e Olimpo

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.