Primeira Divisão

Primeira divisão argentina pode ter 30 clubes a partir de 2015

Virada de mesa do futebol argentino pode ser última cartada de Grondona
Virada de mesa pode ser o último ato de Grondona na AFA. Dirigente já disse em ‘aposentadoria’ após o Mundial. Será?

Desde a queda do River Plate, em 2011, o futebol argentino estuda uma reestruturação para a primeira divisão. Com uma rejeição por parte da imprensa mundial e de muitos torcedores, o projeto com 40 clubes foi engavetado. Mas está próximo a ser colocado em prática já para a temporada que vem. Desde o ano passado, os clubes estudam uma alternativa para inchar o campeonato local para 30 clubes. E pelo que tudo indica, isso pode acontecer a partir de 2015.

A ideia é simples e astuta. O regulamento desta temporada seria cumprido normalmente com descensos e acessos, mas não havia um torneio regular no segundo semestre e tão somente um torneio que daria vagas para a Libertadores. Tudo para que a partir de 2015, os clubes possa disputar o campeonato em um novo formato, com 30 clubes na primeira divisão. Os dez acessos seriam dados através de um torneio curto entre os demais clubes da B Nacional e os que conquistaram o acesso para essa temporada.

O projeto partiu do presidente do Arsenal de Sarandí, Julio Ricardo Grondona, filho do presidente da AFA. A ideia inicial era fazer a mudança já para a temporada 2014/15, mas como há o desejo de retornar ao calendário tradicional, fugindo do estilo europeu, houve esse adiamento. As demais divisões também seriam reajustadas. Ainda não há um número certo de equipes que serão promovidas do Torneio Argentino A e da Primeira B (terceiras divisões divididas em módulos).

Para o segundo semestre, então seria disputada com os 20 clubes (17 remanescente e três do acesso) que daria as vagas para a Libertadores do ano que vem para que em fevereiro começasse o torneio com 30 clubes. Na segunda divisão, haveria um torneio curto para a reestruturação, que daria 10 vagas para a elite. Assim, equipes que foram rebaixadas nesse ano ou promovidas para a B Nacional, teriam a chance de ir para a elite em pouco menos de seis meses.

Colaborou Emílio Pinsón, Fox Sports Argentina

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.