Especiais

Estudiantes – Gimnasia: Verón nasceu em um dia de Clássico de La Plata

No futebol, sempre encontramos ídolos que parecem viver a camisa que representam. No entanto, a coincidências entre a vida de Juan Sebastián Verón e o Estudiantes de La Plata beiram o exagero. Nascido no dia 9 de março de 1975, La Brujita nasceu no mesmo dia de um Clássico de La Plata no qual o seu pai, Juan Román Verón, estava defendendo as cores do Pincha.

Esse era o Clásico Platense de número 87 da era profissional. O técnico pincharrata Carlos Salvador Bilardo proibiu que La Bruja soubesse que seu filho nascera para impedir que ele se desconcentrasse.

A tensão de Bilardo era óbvia. Era a sexta rodada do Metropolitano 1975 e o Estudiantes vinha de derrota para o Independiente, 2 a 0. Já o Gimnasia estava se provando uma equipe dura na queda.

El Lobo estava invicto na competição. Os seus cinco jogos anteriores foram: 2 a 0 em cima do Boca Juniors, 2 a 1 em cima do Temperley, 2 a 2 com o San Lorenzo, 1 a 1 com o Argentinos Juniors e um incrível 4 a 4 contra o Racing.

O onze inicial do Estudiantes preparado para a batalha foi: Pezzano; Pagnanini, Horacio Rodríguez, Solía e Frassoldatti; Reguera, Pachamé e García Ameijenda; Salinas, Benito e Verón.

El Lobo entrou com Barisio; Rosl, Gottfrit, Fabbian e Giustozzi; Pedraza, Echauri e Peracca; Franco, Della Savia e Tutino.

Foi Verón que fez um dos gols do empate em 3 a 3. Os outros gols foram 2 de Benito para o Estudiantes, 2 de Della Savia para o Gimnasia e um de Echauri também para o Lobo.

Depois da partida, sabendo do nascimento de seu filho, La Bruja teve a permissão de Bilardo de visitar La Brujita no hospital. Dessa forma, podemos dizer que todo Clásico Platense é tal como uma festa de aniversário para Verón.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

3 thoughts on “Estudiantes – Gimnasia: Verón nasceu em um dia de Clássico de La Plata

  • Alone A.

    Gente , o futebol é especila por causa diso e tantas outras coisas ! PS: como o tempo vez bem pro Verón , nossa tá um gato hein!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.