Sul-Americana

Independiente vence e chega à final da Sul-Americana

Em partida muito disputada, o Independiente bateu a LDU por 2 a 1 e chegou à final da Copa Sul-Americana contra o Goiás. Além da possibilidade real de disputar a Libertadores novamente, a torcida Roja comemora ainda a volta a uma decisão de torneio continental. Isso não ocorria desde 1995, quando o clube venceu o Flamengo na final da Supercopa dos campeões.

O jogo não começou bem para o Independiente. Impulsionado pela torcida e a necessidade de vitória a equipe tentava atacar, mas não conseguia. A LDU marcava bem à frente, neutralizando as jogadas no nascedouro, de forma que os Rojos sequer conseguiam se aproximar do gol de Cevallos.

Mas na metade da primeira etapa as coisas começaram a mudar. Em uma jogada aérea resultante de uma bola parada, Parra se viu absolutamente livre para cabecear e marcar o primeiro gol do jogo. A LDU sentiu o golpe e poderia ter sofrido outro gol 5 minutos depois, quando primeiro Parra e depois Silvera perderam chances incríveis no mesmo lance.

Quando parecia que o Rojo desceria para os vestiários em vantagem a LDU acordou. Aos 45 cravados um bom cruzamento encontrou Barcos livre na área, mas o atacante não conseguiu desviar com precisão, facilitando a defesa de Navarro. Mas no lance seguinte os equatorianos conseguiram o empate num belíssimo chute de Salgueiro de longa distância.

Se o primeiro tempo havia terminado da pior maneira possível para o time da casa, o início do segundo tempo foi melhor do que os melhores sonhos da torcida. Logo aos 32 segundos o Independiente abriu vantagem no placar novamente. A defesa da LDU deu bobeira, e Fredes roubou a bola para fuzilar Cevallos.

O gol logo no início condicionou todo o restante da segunda etapa. A LDU, montada para defender, e cansada pela maratona de jogos do campeonato equatoriano (foi o terceiro jogo da equipe nesta semana) não conseguia atacar. O Independiente, por seu lado, perdia a chance de matar o jogo nos contra-ataques, totalmente ineficazes.

E quando parecia que o jogo terminaria sem emoções, as coisas começaram a acontecer. Aos 38 minutos Gamez se livrou da zaga Roja e arrematou forte, sem chance para Navarro. A bola explodiu na trave esquerda. Aos 45 minutos, Barcos chutou a queima-roupa para ótima defesa de Navarro.

O jogo terminou com um 2 a 1 que pode redimir o péssimo ano do Independiente, que volta a uma final de torneio continental e pode chegar à Libertadores 2011. Ironicamente, o título tiraria a vaga que é disputada pelo arquirrival Racing no campeonato argentino.

Independiente: Navarro, J. Velazquez, Tuzzio e Galeano; Cabrera, Battión (M. Velazquez), Fredes e Mareque; Gomez (Godoy), Silvera e Parra (Mattheu). DT: Antonio Mohamed.

 LDU: Cevallos, Guagua, Araujo (W. Calderón) e D. Calderón; Reasco (Gamez), De La Cruz, Urrutia (Bolaños), Palma e Salgueiro; Luna e Barcos. DT: Edgardo Bauza.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

One thought on “Independiente vence e chega à final da Sul-Americana

  • Bela vitória do Independiente.

    Demonstrou virtudes, como a sólida defesa e a qualidade de jogadores como Mareque e Parra; e defeitos, como o espaçamento entre as linhas de ataque enquanto jogou no 3-4-3.

    Fará um confronto equilibrado contra o Goiás, embora tenha, sim, vantagem por decidir em casa (mesmo com as recentes vitórias da equipe goiana fora do Serra Dourada).

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.