Arquivo

River vence Independiente no final e assume liderança do Clausura

Era uma partida onde Independiente e River tinham objetivos comuns. As duas equipes estão ameaçadas pelo rebaixamento e o Independiente levou tão a sério esse jogo que poupou cinco titulares no jogo que fez contra o Peñarol pela Libertadores, na última quinta-feira. Porém, por mais que os titulares tenham sido preservados, não adiantou muito. O River derrotou o “Rojo” por 1 a 0 e com a vitória assumiu a liderança do Clausura junto com o Olimpo, somando sete pontos. De quebra, encurtou a distância para o próprio Independiente no rebaixamento argentino.

Antonio Mohamed promoveu o retorno de Matheu, Battión, Fredes, Mareque e Silvera à equipe titular. J.J. López só fez uma alteração: retornou com Maidana, que estava suspenso, no lugar de Pereyra. Como em qualquer clássico, tanto Independiente quanto River começaram o jogo com cautela, sem gerar muitas oportunidades de gol. Aos 16 minutos, veio a primeira chance de gol: após um cruzamento de Díaz pela esquerda, Pavone escorou o cruzamento e encontrou um sempre bem colocado Navarro.

O River passou a ser ligeiramente melhor na partida. No entanto, vez por outra o ataque do “Rojo” fazia Chichizola trabalhar. Aos 34 minutos, outra jogada pela esquerda terminaria num gol anulado do River. O ala-esquerdo Díaz tabelou com Lamela e cruzou na medida para Ferrari, que empurrou para as redes. Mas o assistente Gustavo Esquivel viu um impedimento inexistente e anulou o belo gol do “Millo”. O Independiente reagiu e no final do primeiro tempo Silvera obrigou Chichizola a fazer uma boa defesa após uma cobrança de escanteio.

As coisas ficaram iguais no segundo tempo. O River continuou melhor e criou algumas chances de gol que pararam no, mais uma vez, excelente Navarro. O goleiro do “Rojo” novamente foi o melhor de sua equipe na partida e fez ao menos três boas defesas na etapa final, após chutes de Pavone e Lamela. O Independiente perdeu uma excelente chance aos 30 minutos. Silvera recebeu livre na frente de Chichizola e chutou para fora.

López tinha colocado Bordagaray e Buonanotte na equipe para dar mais rapidez no ataque. A alteração deu resultado. Aos 43 minutos, Pavone recebeu de Díaz na esquerda, se desvencilhou de Matheu, dividiu com Navarro e saiu na cara do gol vazio. Daí foi só cutucar para dentro e dar início à comemoração milionária em pleno Libertadores da América. Foi o primeiro gol como visitante do River, que nunca perdeu fora de casa sob o comando de J.J. López. A vitória fez com o que o “Millo” subisse ao quociente de 1,245, ficando muito próximo do próprio Independiente, que tem 1,255.

Com a derrota, o Independiente passou a 12 jogos sem vencer. O último triunfo do “Rojo” por torneios locais aconteceu no 10 de outubro do ano passado, quando venceu o arquirrival Racing. O próximo jogo da equipe de Mohamed será contra o Arsenal fora de casa. Já o líder River receberá o Argentinos Juniors na próxima rodada e terá tudo para manter a liderança, já que a equipe da Paternal deverá poupar seus principais jogadores visando a Copa Libertadores da América.

INDEPENDIENTE – Navarro, Matheu, Tuzzio e J. Velázquez; Cabrera, Battión, Fredes (Pellerano) e Mareque; Defederico (Gracián) e Patricio Rodríguez; Silvera (Núñez)
Técnico – Antonio Mohamed

RIVER – Chichizola, Ferrero, Maidana e Román; Ferrari, Acevedo, Almeyda e Díaz; Lamela (Bordagaray) e Lanzini (Buonanotte); Pavone (Cirigliano)
Técnico – J.J. López

Árbitro – Saúl Laverni

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.