Arquivo

O drama continua: Olimpo e River ficam no zero a zero

Encerrando o domingo futebolístico na Argentina, Olimpo e River não saíram do zero em Bahia Blanca. O resultado não mexe na tábua do descenso: o River seguiu na zona de promoción, e terá de lutar muito nas últimas rodadas se não quiser sofrer o trauma de um duelo pela sobrevivência na primeira.

Com o meia ofensivo Rolle no lugar do lesionado artilheiro paraguaio Bareiro, o Olímpo começou cauteloso, mas pouco a pouco foi tomando conta do jogo. Marcava avançado, e impedia o adversário de respirar no meio campo. O River, certamente nervoso, não tinha nenhum poder de reação.

Apesar do domínio aurinegro, a partida não teve muitas chances de gol nos primeiros 45 minutos. O melhor momento foi aos 32, quando Rolle bateu direto uma falta, e mesmo sem ângulo, acertou a trave de Carrizo. O River nada produziu, e mostrava uma defesa insegura, particularmente nas bolas aéreas.

O segundo tempo foi todo do Olimpo. A equipe de JJ Lopez marcava mal, perdia o duelo do meio campo e pouco criava, exceto nas raras vezes que Lamela recebeu a bola em boas condições. Comandado por Aguirre, o Olimpo teve o controle do jogo na maior parte da segunda etapa.

Logo aos 8 minutos, Maggiolo recebeu absolutamente livre, e chutou para grande defesa de Carrizo. Aos 22, um lançamento encontrou Aguirre, que cabeceou livre. Carrizo nada pôde fazer, e a bola explodiu no travessão.

Ao fim, a partida terminou com um empate que definiu muito pouca coisa. O River de certa forma se sentiu aliviado, já que poderia ter sofrido uma derrota que teria complicado muito suas chances de fugir da promocion.

Por outro lado, a equipe de JJ Lopez tem partidas duríssimas nas últimas rodadas: Colón (casa), Estudiantes (fora) e Lanus (casa). Jogará duas em casa, é certo, mas uma delas contra o melhor vistitante do torneio, e outra contra uma equipe que poderá estar disputando o título. O torcedor millionario certamente ainda sofrerá bastante nesse restante de torneio.

OLIMPO: Tombolini, Casais, Bianchi Arce, Tejera e Domínguez; Castillón (Longo), Cobo; Aguirre e Galván; Rolle (Furch); Maggiolo.

RIVER: Carrizo, González Pirez, Ferrero e Román; Ferrari, Almeyda (Cirigliano), Acevedo e Díaz; Lamela; Pavone e Caruso

 

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.