Arquivo

Grondona suspende a virada de mesa na Argentina

Depois de uma repercussão negativa por parte dos torcedores, imprensa, anunciantes e até mesmo membros do Governo quanto a virada de mesa que favorecia os cinco grandes argentinos, o presidente da AFA, Julio Grondona, anunciou no início da noite desta segunda-feira que essa idéia está suspensa.

Em reunião no prédio da AFA, 22 dos 26 representantes de clubes votaram contra o torneio de 38 clubes justamente uma semana após terem aprovado tal idéia. Desta maneira, está mantida o rebaixamento por meio de promédios no ano que vem. Em nota oficial, a AFA classificou a atitude da imprensa e de partes de torcedores como “imprudentes”, fazendo assim como que o clima nos bastidores das AFA ficasse “insuportável, já que a intenção destes era prejudicar o futebol argentino”.

A decisão aconteceu justamente um dia antes de uma manifestação em prédio da AFA, no centro de Buenos Aires. Cerca de 30 mil pessoas haviam confirmado presença para protestar contra a idéia. Além disso, a forte critica de grande parte da imprensa, que assim como Futebol Portenho se opuseram a idéia, e o desagrado dos anunciantes atuais, foram fatores determinantes para a suspensão da idéia.

Na mesma nota, em resposta aos críticos do sistema que seria oficializado no próximo dia 18 de outubro, pontuaram quatro fatores que os levaram desistir do campeonato argentino com 38 equipes a partir da temporada 2012/13. “O presidente (Julio Grondona) resolveu suspender o tratamento da proposta nos términos considerados em sessão do Comitê Executivo do dia 25 de julho passado (…) que a totalidade dos torneios organizados pela AFA começará como seus respectivos regulamentos os dispõem”.

Confira a nota oficial no site da AFA

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

5 thoughts on “Grondona suspende a virada de mesa na Argentina

  • Diogo Terra

    Espero que tenha sido pela pressão popular. De qualquer maneira, uma ótima notícia.

  • igor carter

    Grondona não resistindo !?!?!?!?!?! 2012 hein

  • claudemir xavier magalhães

    O ja sofrido futebol argentino não merecia mais essa bola nas costas,felizmente prevaleceu o bom senso e espero que essa ideia de jerico nunca mais seja lembrada.Assim sendo vou continuar acompanhando o campeonato dos hermanos.

  • Willian Alves de Almeida

    Espero que os argentinos não desanimem, e realizem o protesto do Chau Grondona da mesma forma.

  • Amaral

    Infelizmente, temos que ser honestos: se não houvesse eleições esse ano para a presidencia, a virada de mesa continuaria. A Kirchner, que é sabido que foi uma das proponentes dessa ação, não quis tomar uma medida impopular em ano de eleição.
    É uma boa notícia, mas mostra como a politica partidaria ainda influi no futebol argentino. Pena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.