Arquivo

“Queremos ver o River quando lhe chegue a dificuldade…”

De Buenos Aires – Desde o final do campeoanto passado, que decretou a queda do River Plate para a segunda divisão do futebol argentino, o público Millonario é o que mais comparece aos estádios. Os dados são da prórpria AFA.

Na última partida contra o Deportivo Merlo, somando-se arquibancadas e tribunas, sem contar os carnês de associados, o River vendeu 28 mil entradas. As dez partidas da sétima rodada da primeira divisão juntas, venderam 34 mil ingressos.

Na B Nacional a torcida do River segue rompendo parâmetros. No jogo contra o Independiente Rivadavia em Mendoza, pela segunda rodada, a torcida burlou a proibição de entrada de público visitante. O caso ganhou repercussão nos meios locais e o presidente do Independiente Rivadavia, Daniel Vila, desafeto declarado de Grondona, disse à época que não havia nenhuma quebra no regulamento, e que se tratava de uma “torcida neutra”.

Depois disso, a AFA resolveu reconsiderar sua posição e percebeu que com o River Plate disputanto a B Nacional, tal proibição seria impraticável.

A torcida está mudando sua fama de comparecer apenas quando o time está no topo. Como no trecho que canta em uma de suas canções: “nos faltam arquibancadas, esgotam-se as entradas”.

Essa demonstração de fidelidade, mesmo nos maus momentos, não é algo novo no futebol. Ocorreu no Brasil, quando grandes como Corinthians, Palmeiras, Vasco, Grêmio e Atlético-MG foram rebaixados. A situação difícil parece colocar à prova o amor do torcedor por seu clube.

E a torcida do River vem respondendo muito bem a essa difícil experiência de ver o time na segundona. Na televisão, o reflexo da punição de atuar nos primeiros jogos sem torcida, levou o River a liderar o ranking de audiência. Porém mesmo agora com o término da pena, segue sendo dentre os grandes do futebol argentino, o primeiro em audiência televisiva.

O time está na segunda divisão, mas a torcida continua de primeira.

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

One thought on ““Queremos ver o River quando lhe chegue a dificuldade…”

  • Elsio Limoeiro Filho

    O River é uma paixão desvairada. Estivesse na Argentina, também seria um desses hinchas que acompanham o time em qualquer lugar. Aqui torço pelo Vasco, mas o meu primeiro time é o River Plate, e meu futebol predileto é o Argentino, onde ainda podemos encontrar o amor à camisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.