Arquivo

B Nacional: em duelo de “Gigantes”, Central vence Defensa e mostra cara de campeão

De novo Castillejos salvou o Central no fim de uma partida

Na data de hoje ocorreu um cotejo extraordinário no Gigante de Arroyito. No fim, o Central bateu no Defensa y Justicia por 3×2 e de virada. Chamou a atenção o grande jogo que fez o conjunto de Florencio Varela, que atuou como time grande do futebol de elite. Em termos de futebol, foi até superior ao conjunto canalla. Contudo prevaleceu a alma de um time que tem se notabilizado por viradas inacreditáveis sobre seus adversários. Esteve atras do placar por duas vezes; na segunda, teve ainda um homem a menos para reverter a situação. Mas conseguiu. Aos 37 chegou ao segundo empate com Lequi. Aos 40, ao gol da vitória com o artilheiro Castillejos. A vitória leva o Central à ponta da B, ao menos até amanhã, quando o River encara o Chacarita. Aos torcedores do Defensa, ficou a impressão de que seu clube também pode chegar nessa briga, pois tem um dos melhores times da competição.

Desde o início, o Central foi para o abafa e chegou logo aos quatro minutos em ótima jogada individual de Zarifi; no arremate cruzado e rasteiro a pelota saiu próxima do arco de Perafán. Um minuto depois, foi a vez de Carrizo, que arrematou, também cruzado, mas a bola passou pelo alto do arqueiro e foi à linha de fundo. A pressão era forte e deixava o recado: o gol seria uma questão de tempo. Fato é que o Defensa se postava bem dentro da cancha, com uma boa proteção à zaga. Mas a intensidade do jogo canalla chamava ainda mais a atenção. Passes curtos e rápido, compactação no campo de ataque e sobretudo uma saída em alta velocidade do campo de defesa até a área de Perafán. Disso resultava que embora o visitante se plantasse bem e também buscasse o jogo ofensivo, era totalmente dominado pelo conjunto rosarino que não lhe permitia a armação de suas jogadas.

Embora o ritimo tenha caído ligeiramente com o passar do tempo, ainda assim o Central era quem tinha as melhores ações no campo de ataque. Aos 15, chegou com Mozzo, que cabeceou para o encaixe de Perafán. O que se via, porém, era uma lenta recuperação do Defensa y Justicia. Passados os primeiros 10 minutos, foi possível ver o quanto o conjunto de Flórencio Valera parece um time equilibrado em todos os seus setores. E, ainda melhor, era o fato de ter à frente um dos grandes atacantes do campeonato: Victor Píriz Alvez.

Vantagem do equilíbrio dentro de campo, para o Defensa, estava em poder se deparar com uma defesa canalla bem menos armada que a sua. Adiantando a marcação, o conjunto visitante chegou pela primeira vez aos 25 minutos. E foi o suficiente. Após bate-rebate, a pelota sobrou para Píriz Alvez, que virando o corpo, arrematou de esquerda e guardou a pelota no ângulo de Broun. Um espetáculo de gol: 1×0 Defensa.

O gol deu ainda mais personalidade aos visitates. Aos 33, tiveram grande chance de ampliar com boa jogada de Píriz Alvez, que de bandeija serviu Martinena. Graças à Broun não saiu o segundo gol. Três minutos depois, uma bola desviada de cabeça passou raspando o travessão do arqueiro canalla. Como resposta, nos acréscimos, Castillejos desperdiçou chance do empate, ao concluir mal boa jogada de Carrizo pela direita.

Na segunda etapa, o Central tentou impor o mesmo ritimo de jogo do início da partida. Porém, tinha contra si o pouco tempo, o nervosismo e o próprio adversário. Ainda assim, chegou aos oito minutos com Lequi, que cabeceou livre e viu a pelota sair à esquerda de Perafán. Pouco depois, o Central perdeu Delgado, expulso por jogada violenta.

Na base da pressão, o Canalla foi para a pressão, mesmo com um homem a menos. Aos 16, Medina fez ótima jogada e tocou para Monje desperdiçar, na frente de Perafán. Quatro minutos depois, aos 20, o mesmo Medina fez ótima jogada e na base da raça passou pelos marcadores e chutou cruzado à meia altura. A pelota foi morrer no arco de Perafán: 1×1.

Tudo indicava que o Central poderia chegar ao gol da vitória, já que tinha muita gana e disposição para isso. Não tinha contudo organização. O que sobrava para o Defensa. E foi na base da organização que os visitantes chegaram ao segundo gol. Aos 29, após ótima articulação do meio para o ataque, a pelota sobrou para Benítez guardá-la no arco de Bron: 2×1 Defensa.

Aos 35, Matías Díaz deu até chapeu para concluir à esqerda de Broun. Seria o terceiro gol do Defensa. Gol perdio, mas que deu a dimensão de como jogava o Defensa no Gigante de Arroyito. Contudo, a alma canalla nunca pode ser desprezada. Aos 37, após cobrança de córner, Lequi, um gigante em campo, cabeceou e foi para a galera: 2×2. Tudo poderia acontecer no jogo. Tudo. De um lado ou de outro. E aconteceu. Aos 40 minutos do segundo tempo, Castillejos foi o toque final de uma extraordinária articulação de quase todo o elenco canalla:3×2 Central. Aos 48, por muito pouco não houve nova igualdade, após Silva concluir mal com o gol vazio. O desempenho do Defensa foi para aplausos. A vitória do Canalla foi um triunfo de gigante. Triunfo para tatuar definitivamente em seu rosto a marca do candidato ao título. Na próxima rodada, o Defensa será anfitrião diante do Patronato, enquanto o Central será visitante na cancha do Gimnasia, em La Plata.

Formações
Rosario Central: Jorge Broun; Omar Zarif, Leonardo Talamonti, Matías Lequi, Rafael Delgado; Julio Mozzo; Federico Carrizo (Leonardo Monje), Jesús Méndez, Ricardo Gómez; Antonio Medina (Santiago Biglieri) e Gonzalo Castillejos (Nahuel Valentini). Técnico: Juan Antonio Pizzi.
Defensa y Justicia: Martín Perafán; Pablo Aguilar, Julio Ferrón, Franco Lazzaroni, Marcelo Benítez; Carlos Rearte (Facundo Sánchez), Luis Jerez Silva, Matías Díaz; Gonzalo Bustamante (Facundo Silva); Gabriel Martinena e Víctor Píriz Álvez. Técnico: Ricardo Rodríguez.

Ferro Carril Oeste 1×0 Gimnasia Jujuy

Em Caballito, O ferro Carril venceu o Gimnasia Jujuy por 1×0 e mantém expectativa de brigar na parte de cima da tabela. Já o Lobo jujeño segue perdendo jogo a cada jogo, além de se complicar cada vez mais com os seus promédios.

Mas a partida não foi nada fácil para o conjunto local. Já foi dito aqui que a segunda parte da B Nacional é outro campeonato. E foi isso que mostrou o Gimnasia Jujuy em Caballito na primeira etapa. Foi o dono do joga, graças à boa atuação de Marcelo Ramasco, no meio-de-campo, e de Jorge Luna, no ataque. Porém, faltou qualidade na conclusão das jogadas e o time não chegou a abrir o placar.

Na segunda etapa, o Ferro voltou disposto a vencer; adiantou sua marcação e foi para a pressão sobre o visitante. Para isso, valeu muito o trabalho realizado por Facundo Oreja e Julio Buffarini pelo setor direito, onde a marcação do visitante não se mostrava eficiente. Foi então que apareceu a figura do porteiro jujeño Maximiliano Cavallotti, que deu demonstrações de que não deixaria o Verdolaga chegar ao gol da vitória. O que não aconteceu, já que o Ferro chegou ao gol aos 38 minutos do segundo tempo, com Osvaldo Miranda.

No segundo tempo da partida, o Ferro atuou da mesma forma que no duelo com o Instituto na rodada anterior. Pressionou o adversário com personalidade e deu mostras de que pode brigar por uma das vagas do acesso. Na próxima rodada, o Gimnasia será local diante do Huracán; enquanto o Ferro Carril vai a Puerto Madryn se deparar com o Guillermo Brown.

Formações
Ferro: Carlos De Giorgi; Facundo Oreja, Marcelo Berza, Jonathan Schunke e Marcos Sánchez; Julio Buffarini, Matías Zaninovic, Sebastián Navarro (Esteban Buján) e Marcos Acuña (Osvaldo Miranda); Luis Salmerón e Jorge Pereyra Díaz (Bruno Casanova). Técnico: Mario Gómez.
Gimnasia: Maximiliano Cavallotti; Raúl Bernay, Guillermo Franco e Nicolás Minici; Diego Chitzoff, Daniel Ramasco, Facundo Galarza (Matías Garrido), Fabio Giménez e Enrique Triverio (Diego Magno); Jorge Luna e Alejandro Delorte (Juan Arraya). Técnico: José Luis Calderón.

Deportivo Merlo 2×1 Guillermo Brown

Aproveitando-se do fator casa e de ótima preparação física, o Merlo recebeu o Brown Madryn em Parque San Martín e venceu por 2×1: sua segunda vitória consecutiva como local. Os dois gols do Charro aconteceram no primeiro tempo. Ramiro López marcou aos 24 e Juan Zuleta, dez minutos depois. Garcia descontou para os visitantes aos três minutos do segundo tempo.

Com a vitória o Merlo subiu na tabela e já ocupa o 14º posto. Melhor ainda é a recuperação dos baixos promédios do final de 2011. A expectativa do Charro é a de ficar no meio da tabela e somar experiência na difícil categoria. Na próxima rodada, o Brown será anfitrião para o Ferro carril, enquanto o Merlo fará um difícil duelo contra o Boca Unidos, em Corrientes.

Aldosivi 3×0 Atlanta

Em Mar del Plata, o Aldosivi recebeu o Atlanta e fez 3×0 de maneira contundente. O massacre começou logo aos sete minutos, com o gol de Iván Fúrios. Depois de perder outras chances de ampliar o marcador, fez o segundo, aos 32, com Gigli, e completou o placar aos cinco da etapa complementar com Marcelo Vega.

A partir daí, o conjunto local tirou o pé do acelerador e deu campo para o Atlanta jogar. Porém, o Bohemio não tem jogo e nada fez. O resultado é uma demonstração da recuperação do Tiburón. Nos últimos nove jogos, perdeu apenas um. Conseguiu cinco vitórias e foi batido apenas uma vez. Porém, ainda precisa fazer muito para se tranquilizar em relação à zona da “promoción”. O mesmo não se pode falar do Atlanta. Último colocado nos prómédios, o conjuto de Villa Crespo trilha, aos poucos, seu caminho de volta à B Metro. Na próxima rodada, o Atlanta receberá o Atlético Tucumán, enquanto o Aldosivi vai a Alta Córdoba para o difícil encontro com o líder Instituto.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

3 thoughts on “B Nacional: em duelo de “Gigantes”, Central vence Defensa e mostra cara de campeão

  • canalha_RS

    ÉPICO! sem duvida… Central está para ascender!

  • Mauricio

    Não vi esse jogo, mas pelo texto dá para ver o quanto ele foi extraordinário. Um amigo meu foi a Rosario antes do fim do ano e assistiu um jogo do Central. Disse a mesma coisa do título da matéria, que o Central ta com cara de campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.