Arquivo

Num clássico para entrar na história, Independiente vence o Boca por 5 x 4

Um clássico mais do que digno de suas tradições e taças em campo, cheio de viradas. Antes de tudo, o Independiente estava desorientado, com técnico interino. No entanto, aproveitou o momento ruim do Boca Juniors e se encaminhava para uma recuperação fácil. Liderados por Riquelme, os auriazuis reagiram. Mas no fim, a virada histórica era vermelha na Bombonera, por 5 x 4.

O triunfo Xeneize ajudaria a evitar uma crise ainda maior. Iria manter o topo da tabela do Clausura 2012, que agora é só do Tigre, com 13 pontos. Pior ainda quando se pensa que o jogo decisivo contra o Arsenal, em Sarandí, pela Libertadores, está logo ali por vir. Quanto aos Rojos, conquistaram os três primeiros pontos com o desacreditado Cristian Diaz, logo após a eliminação na Copa Argentina.

Talvez ainda um pouco abalado pela derrota do meio de semana, a defesa anfitriã cedeu rápido ao ataque visitante. Pato Rodriguez, bem ao estilo próprio, entrou na área com habilidade e aproveitou a falha de Matias Caruzzo. Orión tentou afastar a bola, mas ela sobrou para Vidal estufar as redes: 0 x 1, aos 38 segundos.

Não demorou muito também para sair o segundo, este numa falha de Orión. Ferreyra cobrou o tiro livre no canto do goleiro, e o pegou desprevenido: 0 x 2, aos 7 minutos. Eis que a defesa Xeneize levou os primeiros gols no campeonato, enquanto o ataque Rojo dobrou o número de tentos feitos até este jogo.

A reação do Boca não teve grande pressão, como de costume pelo estilo Falcioni, e pela falta de vários titulares no time (Clemente, Insaurralde, Erviti, Somoza, Rivero, Cvitanich e Mouche). Mas o retorno de outro ajudou no início de reação. Num lançamento para a área, Schiavi dominou e achou Roncáglia ao lado da trave: 1 x 2, aos 13 minutos.

Depois do início a mil por hora, os dois times passaram a valorizar mais a posse de bola, com leve vantagem dos anfitriões. Mas o Independiente ainda tinha como “arma” o mau momento da defesa adversária. Num novo tiro livre de Ferreyra, Farias se antecipou a marcação de Caruzzo e marcou seu primeiro gol com a camisa Roja: 1 x 3, aos 32 minutos.

Para coroar este primeiro tempo movimentado, um quase replay do primeiro gol para manter vivas as esperanças Xeneizes no clássico. No lançamento para a área, o passe/chute errado saiu de Gaona Lugo, e desta vez achou Riquelme na pequena área, que não falhou na finalização: 2 x 3, aos 45 minutos.

Na volta dos vestiários, o Independiente ainda tinha força no ataque, mas enfrentava um Boca bem mais motivado. O prêmio para isso veio cedo. Outra vez numa bola alçada à área, Santiago Silva aproveitou a saida errada de Diego Rodriguez e cabeceou na trave. Seria o fim da seca para o uruguaio, mas Roncaglia chegou primeiro: 3 x 3, aos 6 do segundo tempo.

Riquelme teve sua chance para sacramentar a virada histórica, num tiro livre na entrada da área. No entanto, ele ajudou também ao orquestrar um contragolpe fulminante. Passe nas costas da zaga Roja, lançamento de Sanchez Miño pela esquerda e cabeçada de Ledesma, para delírio da Bombonera: 4 x 3, aos 30 minutos.

Em dias normais, o estilo Falcioni de segurar o resultado daria certo para garantir a vitória. Mas com os desfalques, as substituições (Caruzzo saiu para a entrada de Chavez), a pressão dos comandados de Diaz foi mais efetiva. Mais uma vez, num cruzamento. Parra ajeitou e El Tecla Farias empatou, 4 x 4 aos 44 minutos.

Eis que a virada histórica passou para o lado do Independiente. Logo depois de Silva perder um gol embaixo da trave, contragolpe rápido, sem ninguém do Boca para impedir. Farias encarou Orión sozinho. Só precisou encobri-lo para dar números finais a favor dos visitantes: 4 x 5, aos 50 minutos, placar final.

BOCA JUNIORS: Orión; Roncáglia, Schiavi, Caruzzo (Chávez) e Sosa; Ledesma (Rivero), Erbes e Sanchez Miño; Riquelme; Gaona Lugo (Mouche) e Santiago Silva. DT: Julio Cesar Falcioni.

INDEPENDIENTE: Diego Rodríguez; Tuzzio, Velazquez, Milito (Galeano) e Ferreyra; Monserrat, Vidal (Godoy), Battión, Fredes e Patrício Rodríguez (Parra); Farias. DT: Cristian Diaz.

Próximos confrontos: San Martin (SJ) x Boca; Independiente x Belgrano

Boca 4-5 Independiente
httpv://youtu.be/ijnDoEVB85E

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

26 thoughts on “Num clássico para entrar na história, Independiente vence o Boca por 5 x 4

  • Guilherme

    é só o início do calvário desse timinho do boca juniors que vai entrar numa crise maior do que a de dois anos atrás, um time que só tem defesa de gente velha, depende de um jogador que já está em final de carreira (riquelme) e tem um ataque fraco, exemplo: santiago silva, 4 jogos não fez um gol sequer.
    Se esse time não se renovar urgentemente vai entrar numa crise maior ainda, principalmente se não passar da primeira fase da libertadores, que tem grandes chances de acontecer, tomar cinco gols desse timinho do independiente é realmente ridículo.

  • rafael lescano

    jogo memoravel!!!!!!

  • Saulo Baldim Gandini

    Jogão! Fazia tempo que assistia uma partida tão emocionante e cheia de reviravoltas no Campeonato Argentino que nem esse clássico!

    Aguante ROJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

  • yuri cezar

    Primeiramente jogo sensacional, resultado péssimo visto que viemos de uma derrota e temos uma decisão na quarta feira.
    Mas o amigo Guilherme não conhece futebol, Riquelme pode estar em fi mde carreira mas mesmo assim joga mais bola que a maioria de todos os 10 do Brasil por exemplo. Santiago Silva não faz gols a 4 jogos? Ok, pela o ínicio do Palermo no Boca. E dizer que é o ínicio do calvário xeneize só por causa de duas derrotas eu nem vou comentar.

    Agora é voltar os olhos pra Libertadores e tentar esquecer o jogo de hoje

  • luiz

    tem video?

  • Guilherme

    ele joga mais bola não , ele jogou mais bola há muito tempo atrás. Ele só está andando em campo, contra o fluminense ele não jogou nada ou você acha que jogou?
    Não compara meu filho o maior artilheiro da história do boca que perdia muitos penaltis mas fazia muitos gols ao contrário desse santiago silva que só deu certo no velez e olhe lá, não jogou nada no corinthians nem na itália e até agora não jogou no boca , perdeu um gol feito no final e levou o castigo.

  • Diogo Terra

    Que estranho. Foi só o time perder não uma, mas duas, que os ratos de esgoto começaram a encher o saco. Time grande é isso aí. Perdeu, tem cobrança.

  • Guilherme

    rato de esgoto é o teu c*, vai aprender de futebol coisa que você não sabe, perdeu duas por enquanto quem te garante que não vai perder quarta feira também? vocês acham que esse time do boca é o que? um barcelona da vida ? abram os olhos antes que seja tarde, tomar cinco gols de um time que em quatro jogos perdeu todos é bom né?

  • Lucas Castro de Oliveira

    Jogo lindo. Só isso que eu tenho para dizer. Sou River na A, na B, na C e em qualquer lugar e sempre. Mas é preciso reconhecer que nosso maior rival tem muito crédito. Perdeu um clássico contra o Independiente. Perdeu outro clássico para o Fluminense. Tudo isso é normal. E quer saber, basta o Boca ganhar do Flu aqui para todo mundo mudar de ideia. Acho que o Yuri tá certo, tem de esquecer o jogo de hoje porque a decisão do ano é na quarta-feira.

  • Guilherme

    perder clássico para o independiente em casa tomando cinco gols é normal? um time que em 4 jogos perdeu todos? tá bom. O fluminense tem que jogar muito mal para perder para esse time do boca juniors. Quarta feira o fluminense não fez nada no jogo deu quatro, cinco chutes a gol e fez dois gols, um com falha da defesa do boca(novidade) e outro com falha do goleiro.

  • Douglas

    Fantástico, simplesmente fantástico, estou rouco!!! AGUANTE ROJOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

  • Guilherme

    parabéns independiente por essa grande vitória, e que tenha mais vitórias para voltar a ser um grande clube, maior vencedor da história da libertadores.

  • Igor Sosa

    Guilherme, gol perdido foi o do Deivid contra o vasco. e outra coisa. se enfrentaram 2 times GRANDES. o vasco ano passado perdeu as 3 primeiras no carioca para pequenos e terminou o ano muito bem.

    O JOGO DE HOJE FOI DIGNO DE SER CHAMADO DE CLÁSSICO

  • Igor Sosa

    RIQUELME demonstrou contra o flu e hj q 100%, ainda dará muito trabalho as defesas adversárias

  • Guilherme

    riquelme não jogou nada contra o fluminense e relativamente bem hoje, gol perdido não tem peso, o de hoje do santiago silva foi tão ridículo quanto o do deivid, se enfrentaram um time grande e um time que já não é grande há muito tempo. Não dá para um time sofrer cinco gols em casa da maneira que sofreu , a chamada defesa só olhando os jogadores adversários jogarem.

  • Edicarlos

    Nossa esse tal de Guilherme é mesmo um imbecil. Dizer que um time como o Independiente “não é grande há muito tempo” e fica enaltecendo o FluminenC, que nunca vai chegar aos pés do Rey de Copas é no minimo uma burrice. Se um time que é 7 vezes campeão da Libertadores não é grande não sei então quem será. Um clube como o Independiente nunca deixará de ser um dos maiores do mundo, mesmo passando por crises eventuais. O jogo de hj foi uma mostra disso.

  • Guilherme

    imbecil é você, eu estou dizendo grande por causa de problemas administrativos, financeiros, falta de resultados, 10 anos sem títulos argentinos ou você acha pouco tempo sem ganhar títulos?, qual foi a última vez que o independiente foi campeão da libertadores? quase 30 anos atrás, você acha pouco tempo? eu não acho.
    O fluminense não tem tanta história como o independiente, mas compara os dois clubes hoje em dia e veja quem ganhou mais. Fluminense campeão brasileiro 2010, copa do brasil 2007, vice da libertadores em 2008 e da sul americana em 2009, o único título do independiente nos últimos 20 anos foi a sul americana 2010 mais na base da sorte naquela final estranha contra o goiás.Hoje em dia o fluminense tem muito mais time do que o independiente só isso.

  • Leandro Winkelmann

    Independiente maior.

    Fluminense melhor.

  • Guilherme

    independiente um milhão de vez mais história do que o fluminense, não tem comparação.
    Hoje em dia, infelizmente o fluminense tem muito mais time do que o fluminense.

    Obs: fluminense é um dos times que eu mais odeio no mundo.

  • Guilherme

    corrigindo:
    Hoje em dia, infelizmente o fluminense tem muito mais time do que o independiente.

  • Edicarlos

    Ah tá desculpe Guilherme. Esqueci que o FlorminenC e o futebol brasileiro em geral é um exemplo de organização, um modelo administrativo, não tem dívidas, pagam em dia, arrecadam milhões em marketing…Ao contrário dos pobres argentinos, que “só” tem suas dezenas de copas, recopas, mundiais… mas isso não conta né, o que vale é o “momento”.

  • Aron Ruales

    Caro Guilherme, você dizer que o Riquelme não jogou nada contra o Fluminese, só pode está de brincadeira.

    Reveja seus conceitos.

  • Rojo TOTAL

    TITULO DO REY DE COPAS APOS 1990:

    CALUSURA: 1994
    APERTURA: 2002
    RECOPA SULAMERICANA: 1995
    SUPERCOPA LIBERTADORES: 1994 E 1995
    COPA SULAMERICANA: 2010

    Pouquissimos brasileiros tem titulos importantes como o rojo deste 1990…

  • LEANDRO LITUANO

    Na Argentina não tenho preferência clubística ,apenas simpatia pelo Nueva Chicago. Na verdade sou Palmeiras em São Paulo, Tóquio, Seatle ou no raio que o parta.Só tenho um time e por isso fico muito a vontade para analizar o Campeonato Argentino com mais imparcialidade….PARA MIM ESSA VITÓRIA DO INDEPENDIENTE É UM ACASO.Foi um jogão, mas o time de Avellaneda é fraco e o Boca é superior tecnicamente.

  • Guilherme

    para mim o riquelme não jogou nada contra o fluminense, o único lance que ele foi decisivo foi no lance do gol que ele cobrou a falta e depois saiu o gol, mas para um jogador que já decidiu uma libertadores para o boca eu acho pouco e para um jogador que se acha dono do clube.
    O independiente ganhou dois campeonatos argentinos nos últimos anos vinte anos, isso é uma vergonha, o time tem mais títulos internacionais do que nacionais, mesmo assim ficou sem títulos internacionais durante 15 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.