Arquivo

River vence Deportivo Merlo e dorme na ponta

Trezeguet de cabeça abre o placar para o River

Desde Buenos Aires – Caso Matias Almeyda ainda tivesse alguma dúvida se a “trinca de ouro” (Cavenaghi – Chori Domínguez – Trezeguet) iria funcionar, o jogo de hoje serviu para o treinador saber como precisa ordenar suas cartas a partir de agora para levar o River de volta à primeira divisão.

Num jogo controlado, a equipe de Nuñez bateu o Deportivo Merlo por 3 a 0 numa tarde onde os três jogadores principais da equipe desequilibraram. Cada um em seu momento, cada um à sua maneira. Quando romper a barreira do Deportivo parecia missão impossível, apareceu a cabeça milagrosa de Trezeguet. Quando o time precisava de cadencia de jogo e posteriormente, criação de oportunidades de gol, surgiu Domínguez. E finalmente, quando o time precisava de seu goleador, eis que Cavenaghi se fez presente; e por duas vezes. Como já vinha ensaiando durante a semana, Almeyda promoveu a entrada de Trezeguet formando com Chori Domínguez e Cavenaghi o trio ofensivo. Quem cedeu lugar ao atacante franco-argentino, foi Cirigliano.

E com tanto talento individual no comando do ataque, o River tomou a iniciativa e se lançou tentando marcar logo de cara o primeiro gol. O Millonario ainda contava com uma outra carta na manga, que merece ser lembrada, Carlos Sánchez, com um excelente controle de bola, antes mesmo dos primeiros cinco minutos, finalizou com perigo.

Mas a habilidade e técnica que o time possui do meio para a frente, não é a mesma que dispõe na sua linha defensiva. Insegura e lenta, Vella e principalmente Funes Mori ofereciam ao Deportivo Merlo grandes chances de abrir o placar. E quase foi assim depois de uma boa jogada pela esquerda que terminou com um chute que passou por cima do gol de Vega.

Aos 39 minutos, Trezeguet justificou o porque deve ser o titular desta equipe e mostrou que Almeyda têm nas mãos um bom jogo de cartas. Aproveitou de cabeça o cruzamento vindo do lado esquerdo, na primeira tentativa carimbou o travessão, mas a bola voltou para o camisa 7 que desta vez só teve o trablaho de escorar para o fundo do gol vazio, 1 a 0.

Depois do alívio pela vantagem no placar, o River tratou de cadenciar um pouco mais o jogo e ter a bola nos pés. Domínguez apareceu e fez aquilo que se espera dele, ditava o ritmo que a equipe devia imprimir. Final de primeiro tempo de um jogo morno, sem muitas chances de gol e brigado no meio de campo.

Nos primeiros minutos da etapa final, o Deportivo Merlo quase empatou com uma cabeçada de Estevéz que apareceu livre no segundo poste, mas mandou pra fora. O River só foi despertar novamente aos 25 minutos, com seu outro “coringa” Ocampos; uma boa jogada individual, livrando-se de dois marcadores e cruzando, mas nenhum pé apareceu para escorar.

Então veio o golaço. Aquele que definitivamente obrigará Almeyda a não mexer mais nesta equipe, pelo menos na “trinca de ouro” de Nuñez. Um gol com a participação de Trezeguet que acomoda de primeira para Chori na metade do campo lançar Cavenaghi,  que percebe o goleiro adiantado e com apenas um toque o encobre e sai para comemorar euforicamente. River com tranquilidade, 2 a 0.

Almeyda troca Ocampos por Aguirre. e Trezeguet, visivelmente cansado, dá lugar a Rogelio Funes Mori. Domínguez também saiu por Cirigliano. Com 2 a 0 no placar, Almeyda queria trancar o meio e já se mostrava contente com o resultado.

Cavenaghi ainda quase marcou mais um ao arriscar de fora da área, mas o goleior espalmou para escanteio. Já nos acréscimos, o capitão do Millonario marcou seu 17 gol no campeonato ao invadir e tocar na saída do goleiro, colocando números finais ao encontro, River 3 a 0.

 

 

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.