Arquivo

B Nacional: Instituto vence Chacarita e segue na ponta; Central é um de seus perseguidores

Jovem Dybala foi o nome do jogo. Mais uma vez

Ao receber em Alta Córdoba o Chacarita Juniors, o Instituto não titubeou e fez 3×1 no rival bonaerense. O nome do jogo foi Paulo Dybala, que fez um gol e deu outro para Encina fazer. Uma apresentação para o gasto e que valeu a manutenção da liderança da B. O outro gol foi anotado por Lagos, em típica jogada em que a rápida e eficiente articulação de “La Glória” redundou em belo gol. A vitória também mantém a boa série sem derrotas do líder em Córdoba. O último tropeço foi há quatro meses, quando foi derrotado pelo Deportivo Merlo. Em outros duelos da rodada, o Quilmes tropeçou no Ferro Carril, enquanto o Central fez bonito em Puerto Madryn e venceu fora de casa depois de cinco jogos. A vítima foi o Guillermo Brown, agora na zona do rebaixamento direto.

Instituto 3×1 Chacarita Juniors

Disposto a não deixar o River ficar na ponta da competição, o Instituto tratou de ir logo para cima do Chaca. A proposta, porém, parece não ter sido combinada com os visitantes, que tentaram mostrar em Córdoba uma força escondida que até então não havia mostrado na competição. Assim foi que nos primeiros minutos o cotejo foi igual, mas sem chances de gol para os times. A partir dos 15 minutos, o conjunto dirigido por Darío Franco fez prevalecer seu jogo rápido e eficiente. A marcação seguia forte na retaguarda, o meio continuava firme e com boa distribuição, sobretudo com “el Sapo” Encina e, no ataque, Lagos e Dybala anunciavam que o gol sairia a qualquer momento. Saiu aos 24 com uma jogada típica desse bom time de “La Glória”. Gagliardi cobrou lateral para Videla, que com muita rapidez superou seu marcador e cruzou para a área, na cabeça de Lagos que guardou: 1×0 Instituto.

Depois do gol, o Chacarita caiu na sua realidade de equipe apenas esforçada. Deu espaço para “La Glória”, que mesmo no meio-de-campo tinha liberdade para criar. As chances foram se sucedendo até que, aos 36, Dybala cobrou uma falta com perfeição e guardou a pelota no arco de Tauber: 2×0 Instituto.

Na segunda etapa, o conjunto local procurou administrar o cotejo, assim como tem feito em algumas partidas resolvidas na primeira etapa. Ainda assim, foi quem chegou perto do terceiro em pelo menos duas chances antes dos 10 minutos de partida. Só que a partir disso, o Chacarita resolveu sair para o jogo.

Com um Instituto curiosamente acomodado na cancha, os visitantes cresceram e pouco a pouco se acercavam de seu primeiro gol. Os alas locais abandonaram o ataque para tentar contornar o problema. Em vez disso, só chamaram os visitantes para seu campo. Por outro lado, o contragolpe não saia justamente pelo fato de que “La Glória” perdia o apoio dos alas pelos flancos. Assim, aos 36, Matías Nizzo recebeu a pelota na área e a colocou no arco de Chiarini: 2×1.

O gol deu ao embate ares de drama. Ao mesmo tempo, obrigou o líder da B a mostrar se tinha mesmo futebol para se manter à frente do River. As duas equipes tiveram chances para chegar ao gol. Mais competente e com melhores individualidades, o Instituto conseguiu. Após grande jogada de Paulo Dybala, “el Sapo” Encina recebeu na área, driblou o arqueiro e matou o jogo para “La Glória”: 3×1 Instituto.

E ficou nisso. Com o triunfo, o Instituto não somente manteve a liderança da competição, como a série invicta em casa. Já são quatro meses sem derrota em seus domínios. Na próxima rodada, o Chacarita recebe o Gimnasia Jujuy, enquanto o líder Instituto vai defender ponta na cancha do Desamparados, em San Juan.

Formações

Instituto: Julio Chiarini; Alejandro Rébola (Lucas Bustos), Osvaldo Barsottini, Juan Ignacio Sills; Alejandro Gagliardi, Ezequiel Videla, Leandro Coronel (López Macri), Franco Canever; Hernán Encina, Paulo Dybala e Diego Lagos. Técnico: Darío Franco.
Chacarita: Nicolás Tauber; Cristian Gutiérrez, Sebastián Pena, Matías Zaldivia, Juan Krupoviesa (Emanuel Morales); Gastón Rossi, Franco Dolci, Matías Nizzo, Emanuel Centurión (Rodrigo Aliendro); Carlos Tellas e Juan Manuel Cobelli (Jorge Piris). Técnico: Luis Marabotto.

Guillermo Brown 1×3 Rosário Central

Festa não é sem motivos: Canalla vence fora de casa depois de cinco jogos

Depois de cinco partida fora de casa sem conseguir a vitória (três derrotas e dois empates) o Central voltou a vencer como visitante. E foi no momento certo e diante de um rival que havia lhe causado muitas dificuldades na primeira fase em Rosário. Naquela ocasião, o Canalla havia apenas empatado em 2×2, com um gol salvador de Medina, aos 34 minutos da segunda etapa; desta vez, fez 3×1 em partida que pode ser simbólica para os comandados de Juan Antonio Pizzi: o fantasma que impedia a vitória fora de casa pode ter caído por terra. E este talvez seja o único grande problema que o Canalla precisava resolver para fincar de vez os pés no futebol de elite da Argentina.

No jogo em si as coisa não foram tão simples como pode sugerir o resultado final. Aos 13 minutos, o arqueiro canalla teve de defender a penalidade cobrada por Juan Tevez. Porém, a partir daí só deu Central. O efeito disso foi que aos 18 minutos, Biglieri foi o nome do gol que abriu o marcador em favor do time de Rosário.

Na segunda etapa, o Brown Madryn foi buscar a igualdade e a conseguiu aos nove minutos, com Krusener. Porém, o conjunto de Pizzi parecia atingido por uma incrível determinação. Em parte, porque o treinador havia processado a entrada de outros jogadores na formação titular; em parte, porque o próprio elenco parecia cansado dessa história de não vencer fora de casa, sendo que na maioria dos casos jogava igual o melhor que o seu rival (exceção a isso foi o duelo contra o Instituto). Ao 17, Castillejos converteu um penal para colocar o Canalla na frente do marcador.

Então, o cenário foi de um Central mais organizado em campo e que por isso estava mais próximo do terceiro do que de levar o gol de empate. E foi o que aconteceu já nos acréscimos, aos 47, quando Castillejos deu números finais ao embate. Um triunfo importantíssimo para o Central, que assim não se afasta dos líderes da competição. Na próxima rodada, o Canalla será local diante do Boca Unidos, enquanto o Brown Madryn será visitante do Patronato, em Paraná.

Formações

Guillermo Brown: Sebastián Pereyra; Walter García (Diego Giménez), Gustavo Caamaño, Julio Villarino, Mario Vera (Diego Cardozo); Hernán Zanni, Leonardo Borzani (Gastón Bottino), Fabio Giménez, Leandro Benítez; Gonzalo Klusener e Juan Manuel Tevez. Técnico: Dalcio Giovagnoli.
Rosário Central: Manuel García; Paulo Ferrari, Franco Peppino, Nahuel Valentini, Omar Zarif; Julio Mozzo; Santiago Biglieri (Federico Carrizo), Jesús Méndez (Rafael Delgado), Ricardo Gómez; Antonio Medina (Leonardo Monje) e Gonzalo Castillejos. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Boca Unidos 2×1 Atlético de Tucumán

Em Corrientes, o Boca Unidos voltou a vencer depois de cinco jogos em que havia perdido quatro e empatado um. A má sequência tinha afastado os correntinos da briga pelo acesso. Agora quase no meio da tabela, o Boca Unidos fez sua hinchada sorrir com o triunfo sobre o Atlético de Tucumán.

A equipe de Corriente fez 1×0 aos 11 minutos com Danelon. Superior a seu rival na primeira etapa, ampliou com “el Ogro” Núñez ao 42. Na segunda etapa, a equipe cometeu os mesmos erros das partidas anteriores e não voltou a chegar ao gol. Quem chegou foi o rival, aos 43 com Líder Mármol. Mas a reação dos tucumanos não foi suficiente para igualar o placar e a vitória ficou mesmo com a equpe local. Para o azar dos correntinos sua reação será testada diante de um difícil rival na próxima rodada. Vai a Rosário enfrentar o Central. Já o Tucumán será anfitrião para o Almirante Brown.

Giminasia LP 0x1 Defensa y Justicia

No Bosque, o Gimnasia desperdiçou uma grande oportunidade de se aproximar da parte de cima da tabela. Foi derrotado pelo ótimo time do Defensa y Justicia por 1×0 com um gol do artilheiro uruguaio Víctor Píriz Alvez, aos 43 minutos do segundo tempo.

O jogo foi todo favorável ao Lobo de La Plata. Fez um primeiro tempo de abafa e criou várias chances de gol. Não fez nenhum porque voltou a cometer os velhos erros de definição das jogadas. Prova disso é que o porteiro Perafán, do Defensa foi o melhor homem em campo ao fim do cotejo.

No segundo tempo, o Gimnasia parecia exaurido pelo vão esforço dos 45 minutos iniciais. Como o Defensa não abriu mão de sua proposta defensiva, quem perdeu foi o jogo, que ficou burocrático e sonolento. No final, quando a torcida local já torcia o nariz para o empate, os visitantes chegaram ao gol da vitória, com o mal marcado Víctor Píriz Alvez. Desta forma, o Gimnasia segue com 39 pontos, enquanto o Defensa chega aos 38. Na próxima rodada, o Gimnasia será local diante o River, em partida que deverá ser no Bosque de La Plata. Já o Defensa y Justicia vai receber o Atlanta em Florencio Varela.

Quilmes 0x0 Ferro Carril Oeste

No Centenário de Quilmes, o conjunto dirigido por Caruso Lombardi recebeu o Ferro Carril Oeste e ficou no zero. Chamou a atenção a atitude do árbitro Fernando Rapallini, que autorizou a realização do cotejo, mesmo com tempestade de granizo caindo sobre o gramado. Uma atitude que felizmente não resultou em tragédia.

No jogo, o Quilmes foi um time no primeiro e outro no segundo tempo. Mandou na partida, teve várias chances de gol e teve até um pênalti, não assinalado por Rapallini. Já na etapa complementar a equipe caiu na marcação do Ferro e perdeu rendimento. Não era para menos, já que, além do desgaste mental e físico do primeiro tempo, as chuvas não aliviaram nos 90 minutos de jogo.

No fim, o resultado foi péssimo para o Quilmes, que ficou a três pontos do River, além de perder a terceira posição para o Central. Na próxima rodada, o “Cervecero” encara o Huracán em Parque Patrícios, enquanto o Ferro Carril será anfitrião para o Deportivo Merlo, em Caballito.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

One thought on “B Nacional: Instituto vence Chacarita e segue na ponta; Central é um de seus perseguidores

  • canalha_RS

    Foi transmitido pelo Canal 3 de Rosário para Rosário e a regiao. Grande matéria, Joza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.