Arquivo

B Nacional: resumo dos jogos do Sábado

La Glória mereceu perder para os azuis de Mendoza. Empatou e ficou no lucro

Além do duelo entre Centra e River, no Gigante de Arroyito, outros jogos movimentaram a rodada pela B Nacional na data de hoje. No primcipal deles, o Rivadávia empatou com o Instituto de Córdoba. Resultado que afasta a Lepra da zona da degola e mantém La Glória na briga pelo acesso direto. Quem não se aproveitou disso, mais uma vez, foi o Quilmes, que tropeçou diante do Atlanta, atuando no Centenário de Quilmes. Em Mar del Plata, o Chacarita Juniors perdeu mais uma partida e segue na zona da promo. E quem pode frequentar a zona da degola, na próxima temporada é o Gimnasia Jujuy. Em Isidro Casanova, o Lobo jujeño perdeu para o Almirante Brown por 2×1. A rodada se completa amanhã com mais três jogos.

Independiente Rivadávia 1×1 Instituto de Córdoba

No estádio Bautista Gargantini, o Rivadávia recebeu La Glória para uma partida decisiva para as pretensões da Lepra em continuar na B Nacional. Também era importante para o visitante, que precisava vencer para se passar o River Plate, caso o Millo empatasse ou perdesse no Arroyito. Dentro de campo, foi principalmente a proposta da Lepra que pareceu funcionar melhor.

O Independiente foi melhor durante os 90 minutos de jogo. Acuou o Instituto no campo de defesa e gerou inúmeras chances de gol. O problema, porém, foi o de sempre: as conclusões das jogadas. Fizesse dois ou três gols, ainda no primeiro tempo, não seria novidade, tal foi o domínio e as chances de gol que a Lepra mendocina teve no Bautista Gargantini.

No segundo tempo, a primeira chance foi de La Glória, que assim como nos primeiros minutos do jogo, tentou propor uma atitude ofensiva. Mas logo a Lepra se encontrou na cancha, também como ocorreu no primeiro tempo. E a pressão foi ainda maior. O visitante conseguia eficiência somente na marcação. E nisso estava muito bem. Tanto foi assim que o gol da Lepra ocorreu depois de um bate-rebate dentro da área. Quando então apareceu Brítiez Ojeda para guardar. Eram contados 17 minutos de jogo.

Tudo indicava que a reação de La Glória ocorreria em seguida ao tento de Ojeda. Porém, não foi isso o que aconteceu. A Lepra continuou dominando a partida e, da mesma forma, perdendo as chances que criava. Porém, a partir do gol, o conjunto azul perdeu profundidade e foi a conta-gotas que chegava à meta de Chiarini.

Já o Instituto esperava a bola do jogo para empatar. Foi então que Franco colocou Fernández em campo, no lugar de Moreno. A ideia era a de contar com o bom jogo aéreo de Fernández. O que aconteceu quando faltavam quatro minutos para o fim da partida. De cabeça, Fernández empatou para os cordobeses, que mantiveram a chance de chegar ao acesso direto com a primeira divisão.

Quilmes 1×1 Atlanta

Na reta final da segunda divisão argentina, o Quilmes tem dado vários exemplos de que não tem o perfil de protagonista. Foram várias chances de encostar no privilegiado grupo que reúne os quatro primeiros da competição. Nesta rodada, mais um vez o Cervecero deixou de aproveitar uma chance. Com os empates de Central, River e Instituto bastava ao conjunto do Sul que vencesse o Atlanta. Não conseguiu.

E por muito pouco não perdeu para o visitante. Não que o Bohemio tenha feito uma excelente partida no Sul. Longe disso. Mas estava a menos de 12 minutos de um triunfo que lhe poderia ser vital à permanência na B Nacional. Também não conseguiu sucesso.

O conjunto agora dirigido pelo estreante Sergio Rondina saiu na frente com um gol de Guido Millan no primeiro minuto de jogo. Polêmica à parte, já que a bola teria tocado na mão de Bielkiewicz na jogada, o fato é que o time de Villa Crespo soube encontrar justamente aquilo que lhe parece faltar na competição: a tranquilidade.

Já o Cervecero se perdeu completamente com o tento bohemio. Porém, ainda assim, não deixou o elenco visitante sair de seu campo de defesa. Na segunda etapa, Omar De Felippe conseguiu tranquilizar sua equipe, que atuou com muita eficiência e por várias vezes esteve perto do gol. Foi jogada após jogada em que por detalhes são saiu a igualdade.

Aos 33 minutos, porém, Caneo empatou. Tempo o Quilmes ainda tinha para virar a partida. Mas a incompetência da equipe voltou a aparecer, no memento da conclusão das jogadas. O Atlanta se deu conta de que não poderia sair de seu campo de defesa e se passou a aceitar e lidar bem com a proposta cervecera de encurralá-lo próximo à área de Pellegrino. E ninguém chegou mais ao gol e o resultado final foi mesmo o 1×1. Péssimo para o Atlanta e ainda pior para o conjunto do Sul, que mais uma vez desperdiçou uma chance de encostar nos quatro primeiros da competição.

Almirante Brown 2×1 Giminasia Jujuy

Mais preocupados com a próxima temporada, Almirante Brown e Giminasia Jujuy se encontraram em Isidro Casanova. O Fragata venceu por 2×1 e chegou à sexta colocação na tabela. Já o Lobo, ainda precisa lidar com seus promédios. Não que corra risco nesta temporada, o problema é na outra, quando já iniciará a competição se preocupando em defender sua permanência na B Nacional.

E o Fragata resolveu a partida nos primeiros 45 minutos. Daniel Vega marcou aos 38 minutos e, quatro minutos depois, voltou às redes ao fazer 2×0 para o Brown. O Giminasia tentou sair para o jogo e teve até algumas boas chances para chegar ao gol. Conseguiu, mas somente aos 35 do segundo tempo, com um gol de Delorte. Nos últimos dez minutos não conseguiu lidar com a boa organização do Fragata em campo e não conseguiu o empate.

Huracán 2×1 Sportivo Desamaprados

No Parque Patrícios, o Globo recebeu o Desamparados e venceu por 2×1. O triunfo afasta a equipe da zona da degola. Yacuzzi abriu o placar para o Globo aos 16 minutos de jogo. Aos 26 do segundo tempo López fez o segundo. Lamberti descontou aos 41 minutos para a Víbora de San Juan.

Importa pouco se o Globo jogou bem ou não. Claramente é uma equipe com problemas e que torce para que a competição termine o mais rápido possível. Importa mais a vitória. Por causa dela o Globo seguirá fora da promoción ainda que o Guillermo Brown vença na rodada. Já o Desamaprados, dificilmente vai escapar de voltar ao Torneio Argentino A.

Aldosivi 1×0 Chacarita Juniors

Em Mar del Plata, o Aldosivi voltou à vitória depois de quatro partidas. A equipe não briga mais pelo acesso, mas precisa acumular pontos, pois sua temporada anterior não foi das melhores.

Já o Chaca, depois de vencer o Huracán, na rodada anterior, voltou a ser derrotado na competição. O que mantém o tradicional clube de San Martín na zona da promoción com a B Metro. E as coisas poderiam ser bem piores para o Funebrero se o Quilmes não empatasse com o Bohemio, no Sul.

Na próxima rodada, O Bohemio vai encarar o Merlo em Villa Crespo, enquanto o Chaca recebe o instável e irregular Atlético Tucumán. Em tese, a tarefa do Atlanta será bem mais complicada, já que o Charro é uma equipe organizada em campo e com bons resultados tanto no Oeste quanto na cancha dos rivais.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

One thought on “B Nacional: resumo dos jogos do Sábado

  • braulio

    vencemos desamparados,avante huracan,braulio rodrigues,huracan uma paixao sem fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.