Arquivo

A metralhadora de Menotti volta a atacar

Em entrevista ao jornal espanhol As, César Luis Menotti reforçou algumas de suas críticas às modificações sofridas pelo futebol argentino nas últimas décadas, e falou também sobre Messi e a seleção espanhola.

“Na Argentina tem havido uma profunda aculturação causada pela modernidade. Têm acontecido desastres. Hoje não fazem cinco passes seguidos. Realmente temos perdido a magia de um estilo, e só se mantém na genética da boa técnica, muito mal tratada também”, disse El Flaco.

Já o futebol espanhol, é visto por Menotti como o lugar onde o bom futebol ainda tem espaço: “Houve um tempo em que os campos de jogo se transformavam em campos de batalha; primava o desenvolvimento anti-estético para obter o resultado. Mas apareceu uma brisa. É o que acontece com a Espanha, que joga agora como jogava a máquina do River Plate há 50 anos”.

Voltando ao futebol de seu país, Menotti afirmou que “Nosso estilo foi descapitalizado por personagens para quem só importa ganhar”. Alusão a seu adversário Carlos Bilardo? Provavelmente, já que fez questão de acrescentar que está distante do atual diretor de seleções da AFA por “diferenças muito mais profundas do que somente futebolísticas”.

Para Lio Messi, só elogios. Para o veterano treinador, Messi “hoje não é comparável a Maradona, mas está a caminho”. Acredita que o craque de Rosário “é o melhor do mundo, poisé importante em todo o campo”.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.