Seleção

Acesso do Interior: Torneio Argentino A apresenta seus líderes

Inconsolável após ver o gol da derrota, Guillermo Cosaro de "La T" saiu de campo chorando

Na Zona Norte do Torneio Argentino A ocorre o mesmo que na Primeira Divisão e na B Nacional: todo mundo parece querer deixar o caneco nas mãos do líder. Assim ocorreu na rodada com o Tiro Federal de Rosário. Enquanto los Tigres perderam fora de casa, nenhum de seus perseguidores conseguiu somar três pontos. O mesmo não ocorre, contudo, na Zona Sul, em que a liderança do torneio alterna de time a cada rodada.

Zona Norte

Pela sétima rodada do torneio, o líder Tiro Federal tinha tudo para perder a ponta isolada da competição, além de redobrar o número de seus perseguidores. Isto porque o Tiro foi a Santiago del Estero e perdeu de 3×1 para o Central Córdoba, e poderia ter perdido de mais. Não somente los Tigres estiveram irreconhecíveis quanto o próprio conjunto local surpreendeu e apresentou um futebol que em nada lembrou a pífia campanha de los Ferroviários na competição.

Talvez quem mais tenha decepcionado foi o Unión Sunchales, que foi goleado em sua cancha pelo fraco conjunto do Sportivo Belgrano de San Francisco por 4×1. Um resultado que deixou seus hinchas boquiabertos, já que a expectativa era de que o conjunto local goleasse os Bichos Verdes de San Francisco, penúltimos na competição.

Contudo, se havia um duelo do qual se esperava um vencedor era justamente o encontro dos dois maiores perseguidores de los Tigres, Racing de Córdoba e Libertad Sunchales. Mas, para a alegria do líder, o placar ficou igualado em zero, para a decepção dos dois elencos, e sobretudo dos hinchas locais, que foram em massa ao estádio Miguel Sancho dar seu apoio a la Academia Cordobesa.

No entanto, o grande destaque da rodada vai para o confronto do Gimnasia y Tiro de Salta e o Talleres de Córdoba. Depois de amargar vários resultados negativos, la T foi a Salta disposta a dar uma resposta à sua torcida e à imprensa cordobesa que tanto têm criticado o seu péssimo rendimento até aqui na Categoria.

O embate foi duríssimo e no final prevaleceu a maior presença de alma da equipe local em uma das vitórias mais memoráveis da história do Ascenso. Depois de um primeiro tempo em que o Albo salteño saiu vencedor com um gol logo aos quatro minutos de jogo, La T igualou o placar aos 24 da segunda etapa com Claudio Riaño. Depois de um sufoco inacreditável, o Albo chegou ao segundo gol aos 38 minutos. Mas La T não estava disposta a entregar o jogo e na base de muita luta voltou a igualdade aos 48 minutos do segundo tempo com Guillermo Cosaro. O 2×2 já configurava o encontro como um espetáculo do futebol. Contudo, tinha mais. Quase aos 50 minutos, e na base do coração, a equipe mais popular de Salta chegou ao gol da vitória com Leonardo Perez, que se aproveitou de um levantamento de bola para a área para fazer um gol histórico para o Albo de Salta. Uma partida que poderia terminar em 6×5, ou 7×6 para os locais, que foram melhores; diga-se. Porém, os dois gols mais importantes do encontro saíram justamente nos acréscimos. Com o resultado, o Gimnasia y Tiro chegou à terceira posição na tabela. Veja abaixo os demais resultados:

Alumni Villa María 1×2 San Martín Tucumán; Central Norte 1×1 Crucero del norte

Classificação:

Tiro Federal: 14 pontos; Libertad Sunchales: 12 pontos; Gimnasia y Tiro: 11 pontos; Racing (CBA): 11 pontos; Unión Sunchales: 10 pontos; Crucero del Norte: 9 pontos; San martín: 9 pontos; Juventud Antoniana: 8 pontos; Central Córdoba (SE): 7 pontos; Talleres: 6 pontos; Sp. Belgrano: 6 pontos; Central Norte: 5 pontos; Alumni (VM): 1 ponto.

Zona Sul

Na Zona Sul do Torneio Argentino A, o líder é o Defensores de Belgrano de Villa Ramallo, que venceu em casa o Rivadávia de Lincoln por 2×1. Na segunda posição está o Huracán Três Arroyos, que perdeu a liderança da competição por empatar sem gols com o Gimnasia (CU), mesmo atuando em sua cancha. Em terceiro lugar vem o Deportivo Maipú, que se paroveitou das duas partidas seguidas em sua cancha para somar seis pontos e se recuperar na Categoria. Na rodada, o Maipú venceu o Unión de Mar Del Plata por 3×2. De campanha irregular na competição, o Douglas Haig voltou a sinalizar que seu momento é bem diferente daquele que viveu na temporada anterior, quando a equipe de Pergamino quase ascendeu à B Nacional. Atuando fora de casa, perdeu para o Juventud Unida por 2×1. Veja abaixo os demais resultados:

Santamarina 1x 0 Cipolletti; CAI 0x2 Racing Olavarría.

Classificação:

Defensores Villa Ramallo: 13 pontos; Huracán (TA): 12 pontos; Deportivo Maipú: 11 pontos; Rivadávia (L): 10 pontos; Douglas Haig: 8 pontos; Santamarina: 8 pontos; Racing Olavarría: 8 pontos; Juventud Unida (SL): 7 pontos; Unión (MDP): 7 pontos; CAI: 6 pontos; Cipolletti: 5 pontos; Gimnasia (CU): 2 pontos.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.