Arquivo

Acesso Metropolitano e do Interior: Muito drama nas decisões

Partidas dramáticas têm marcado as decisões no acesso. Nos metropolitanos e nos torneios do interior alguns times já estão subido, outros têm perdido o fôlego na reta final, enquanto outros têm surpreendido até mesmo os seus torcedores. Porém, se há algo em comum na maioria dos encontros é a manutenção das chamadas vantagens desportivas.

Primeira B Metropolitana
Na partida de volta pelo Reducido da B Metropolitana, o Defensores de Belgrano venceu o Nueva Chicago, por 1×0 e conquistou o Reducido. Agora o clube de Núñez vai enfrentar o Independiente Rivadávia na promoción para ascender ao Nacional B. A primeira partida vai ser na cancha do Dragão, ainda nesta semana e, a segunda, em Mendoza, no fim de semana.

O resultado da partida talvez não expresse o que foi o encontro entre os dois times da Capital Federal. Após perder a partida de ida por 2×1, o local sabia da necessidade de fazer um gol e voltar a jogar a responsabilidade para o visitante. E foi o que aconteceu logo no início do confronto. Aos sete minutos, depois de uma boa trama pela direita, entre Batallini e Sommariva, a bola foi passada por este último para Montenegro abrir o placar. O gol saiu depois de forte pressão do time da casa, que seguia à risca sua proposta de fazer um gol logo no início para não ter de sofrer com a pressão do tempo de jogo.

Apesar disso, o time da casa ainda seguiu protagonizando as melhores jogadas da partida, já que o visitante sentiu o gol. O gramado não ajudava e não favorecia a boa articulação das jogadas, o que, por sua vez, favorecia o jogo de garra e entusiasmo. O primeiro tempo seguiu com o Defensores pressionando e o Chicago recuando e tentando se encontrar em campo. Ainda no final da primeira etapa, a violência entrou em campo e el Torito perdeu Serrano, expulso após desentendimento com Nadal.

Na segunda etapa, o visitante foi em busca do empate, mas não conseguiu criar grandes chances, pois o Belgrano recuou sua marcação e passou a contar com o nervosismo dos jogadores visitantes. O estado emocional dos visitantes continuou pregando peças em seu time, que perdeu mais um jogador, Bustos, que simulou uma agressão e recebeu o segundo cartão amarelo. A partir daí, o Dragão praticou o jogo da paciência e levou a vitória e a classificação à promoción.

Primeira C
Na partida de ida dos playoffs, o Central Córdoba perdeu para o Los Andes por 1×0 e ficou em situação difícil no confronto. Agora, precisará vencer seu adversário fora de casa e pela diferença de dois gols. A partida foi muito disputada, mas o nível técnico foi baixo. O Charrúa estava irreconhecível em campo, nervoso e pouco objetivo. Por outro lado, o Los Andes jogou uma partida como há muito tempo não fazia na Categoria. Era notável a diferença entre as equipes no quesito “estado emocional”: enquanto o Charrúa estava nervoso, o visitante passeava tranquilo pela cancha, como se estivesse em Lomas de Zamora. No segundo tempo, o Central tentou pressionar, pois sabia que não poderia resolver o confronto fora de casa. Então, aos 12 minutos, o visitante chegou ao único gol da partida. Federico García recebeu um passe precioso de Gómez e chutou forte na saída de Leguizamón.

Primeira D
Após conquistar o Reducido da Primeira D, ao vencer o Centro Español, por 1×0, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, de Abel Oroná, o Atlas de General Rodríguez recebeu ontem o Sacachispas para o primeiro confronto da promoción. O Marrón não soube se impor e perdeu a partida por 1×0. Agora terá de vencer por dois gols de diferença fora de casa se quiser subir à Primeira C.

Torneio Argentino A
Pela partida de volta da final do Reducido, o Sportivo Desamparados, empatou em zero com e Sportivo Belgrano e vai à promoción contra o San Martín de Tucumán. El Víbora soube aproveitar o nervosismo do time da casa e fez uma partida sólida como visitante.

O resultado chegou a surpreender, já que el Verde vinha se notabilizando por fazer grandes partidas em seu estádio. Em parte, o fraco desempenho de El Verde se deveu também ao ótimo jogo praticado pelo Desamparados. Dessa forma, o bom futebol do local, caracterizado pelos dois ou três toques que deixavam seus atacantes na cara do gol, foi anulado pelo sistema defensivo da Víbora, que se deu ao direito de sair por vezes ao contra-ataque. Com o final da partida, o Sportivo Belgrano, de San Juan adia seu sonho de ascender ao Nacional B, enquanto o Desamparados irá aos playoffs contra o San Martín de Tucumán.

Torneio Arentino B
O Gimnasia y Tiro, de Salta, se sagrou campeão do Torneio Argentino B, ao vencer o confronto contra o Defensores de Belgrano, de Villa Ramallo. A segunda partida ocorreu em Pergamino, no estádio do Douglas Haig e o time de Salta, que já havia vencido a primeira partida por 3×0 voltou a vencer, desta vez por 1×0 e ascendeu ao Torneio Argentino A. Na outra final o Deportivo Roca recebeu o Racing de Olavarría e apenas empatou em um gol. Agora, o Racing jogará em seu estádio, na partida de volta, e segue com a vantagem do empate.

Na final, em Pergamino, o Gimnasia apenas jogou com o regulamento, após sua excelente vitória na partida de ida. Desta forma, se aproveitou da instabilidade do Defensores para fazer uma partida tranquila, explorando os contra-ataques, já que o Roca armou um esquema muito ofensivo, que favorecia os contragolpes. Aos 17 minutos, o visitante teve um gol mal anulado de Núñez, como aviso de que a qualquer momento abriria o placar. E isto aconteceu aos 33 minutos da segunda etapa. Víctor Beraldi recebeu a boa e chutou forte e cruzado para fazer o gol do acesso ao Argentino A.

Já na primeira partida da outra final, o Roca foi melhor que o Racing, teve mais oportunidades, mas não soube sair do empate. Mesmo com o estádio Luis Maiolino lotado, o local não sou transformar sua superioridade nos importantes gols, que lhe dariam a vantagem para a partida de volta, em Olavarría. O Roca saiu na frente com Fernando Fernádez, que aos oito minutos da segunda etapa fazia 1×0. Porém, o visitante empataria onze minutos depois com Gonzalo Baroni, 1×1. Na partida de volta, o Racing leva a vantagem desportiva em razão da melhor campanha na Categoria.

Promoción Argentino B com Troneio do Interior
Nos encontros pela promoción entre o Torneio do Interior e o Argentino B têm prevalecido as chamadas vantagens desportivas. Em Bariloche, o Cruz Del Sul reverteu o placar desfavorável da partida de ida e ganhou por 3×1 do San Jorge de Tucumán. Desta forma, o time de Bariloche se manteve na Categoria. No outro confronto, o Atlético Concepción voltou a empatar com o Alvear FC, desta vez por um gol, e também se manteve no Argentino B.

Mas as emoções estavam reservadas para o confronto entre o Jorge Newbery de Venado Torto e o Atlético Famaillá, de Tucumán. E novamente o Aviador fez 3×0 como local, assim como havia feito contra o San Martín de Formosa. O local foi contundente desde o início da partida, pressionando seu adversário e, ao mesmo tempo, preenchendo todos os espaços na defesa. Desta forma, chegou ao primeiro gol, aos 14 minutos de jogo, com Villalba cobrando pênalti. A pressão continuou, mas o placar da primeira etapa se manteve em 1×0, até porque o visitante também fazia uma boa partida.

No segundo tempo, o time de Venado Torto voltou ainda mais animado a ampliar o marcador. Para isso, contou com o desgaste físico de seu adversário, que já não conseguia bloquear os espaços como na etapa inicial e nos primeiros minutos da segunda etapa. Após um momento de instabilidade, em que foi até dominado pelo visitante, o local conseguiu colocar a pelota no chão e articular bem suas jogadas ofensivas.

Desta forma, aos cinco minutos o time de Venado Torto chegou aos 2×0, novamente com Villalba. Então o Aviador se preocupou em segurar a boa vantagem e se pregou na defesa. Cansado, o visitante não conseguiu descontar a diferença e, como deixou espaço para o local, viu sua desvantagem aumentar ainda mais aos 34 minutos com Gastón Vuyovich, 3×0. Com o resultado, o Aviador vai a Tucumán com uma grande vantagem e ótima chance de ascender ao Torneio Argentino B.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.