Seleção

Aplausos para Messi no Qatar de Batistuta

Adiós freguesia! Um gol de Lionel Messi e o Brasil cai em Doha com o 1 a 0 da Argentina, em partida amistosa oficial que, por de trás do pano, tinha o objetivo de promover a candidatura do Qatar para a Copa do Mundo de 2022.

Obviamente, toda a imprensa argentina anda em um processo de “cura” em sua relação com Messi. Muito criticado, esculachado por “jogar” no Barcelona e “não jogar” na Albiceleste, os sites estampam bonitas frases como: “Em nome de Lio” (trocadilho com Dios, Deus), “Tinha que dar, Messi”, entre outras.

Destaque dado também para os elogios dos jogadores brasileiros a Messi. Em entrevista do Sportv citada pelos argentinos, Robinho diz que “Messi é excelente” e que a Seleção brasileira nunca gostará de perder para a Argentina, mesmo em amistoso.

No entanto, Messi não é a única estrela argentina no Qatar. Gabriel Batistuta, o garoto-propaganda do Qatar 2022, também recebe muita atenção na imprensa argentina. Ídolo do Al-Arabi local (jogando de 2003 a 2005),  o rosto de Bati está em todos os cantos da cidade de Doha, lembrando um pouco Buenos Aires nos anos 1990, tal como descreve o enviado do Olé.

Os aplausos para Messi não parecem tão distantes na nova terra do Batigol.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.