Copa do MundoSeleção

Argentina x Alemanha: O momento em que o pragmatismo será necessário

Mascherano-loco-felicidad_OLEIMA20140705_0177_14

Rio de Janeiro – A Argentina ainda não apresentou o seu melhor futebol nesta Copa do Mundo. E com uma partida contra a Alemanha, às 16h no Maracanã, é possível que não ocorra. A partir deste momento, nada mais importante do que o triunfo. A vitória com gol contra vale do mesmo jeito. E nessa circunstância, vale necessariamente o título Mundial que a Argentina não sabe o que é desde 1986, quando este que escreve tinha apenas um ano de idade.

Foi muito cobrado durante esse Mundial, pelo próprio Futebol Portenho, que a Argentina não tinha convencido. Sofreu contra Bósnia e Irã. Fez uma boa partida ofensivamente dizendo contra a Nigéria. E contra suíços, belgas e, principalmente, holandeses, fez uma partida muito boa no aspecto defensivo. Isso mostra que o time soube jogar um torneio curto como é a Copa do Mundo. Pelo menos até as semifinais. Mesmo que mal.

A perfeição que exigiu Alejandro Sabella durante a coletiva de imprensa deste sábado, não se deve a uma partida com o alto grau de cobrança aos jogadores de frente. Não a exigência de um jogo bonito. Pelo contrário. Serve para enaltecer a forma de como marcar os alemães. Em Copa do Mundo, num torneio onde a vitória pouco importa, o importante é marcar bem os espaços e não deixar o seu adversário jogar. E é isso que ele vem cobrando e provando. Até porque pragmatismo ganha jogo. E ganha Copa do Mundo.

A Argentina entrará em campo neste domingo com tal pragmatismo, buscando cobrir os espaços e buscando aproveitar as oportunidades que tiver. Sabella já demonstrou que sabe fazer isso. Foi assim contra o Cruzeiro, na Libertadores, onde saiu vitorioso. Assim também contra o Barcelona, na final do Mundial, onde sofreu um gol de empate no fim da partida e a virada na prorrogação. E por saber jogar contra seus adversários, pode conquistar o título Mundial. Ainda mais com a fama de pé-quente no Brasil.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.