Acesso

Convite é sério. E Maradona pode voltar ao futebol

Na foto em questão, Maradona é carregado pelos jogadores do Riestra, após uma palestra, ano passado
Na foto, Maradona é carregado pelos jogadores do Riestra, após uma palestra, ano passado

Palhaçada? Jogada de marketing? Conversa de botequim entre cartolas que adoram uma cachaça? Pode ser. Só que precisamos informar: Maradona, aos 53 anos, pode mesmo voltar ao futebol. Ao Deportivo Riestra, da 5ª divisão argentina.

Fácil supor que estamos divulgando isto apenas para ganhar sua leitura. Mais fácil ainda é descartar logo de cara a seriedade do assunto. Até por que de sério ele não tem nada, embora seja verdadeiro. Dieguito pode voltar aos gramados como jogador de futebol. Mas ele tem 53 anos? E daí? Mas ele é barrigudo. E daí? Quem disse que esses empecilhos importam para os dirigentes do Riestra? Dirigentes de quê?

Do Riestra, amigo. Time da 5ª divisão argentina. Timeco que manda na última divisão do ascenso metropolitano e que finalmente pode ascender ao fim da temporada. Timeco que quase ninguém conhece, embora seja de Bajo Flores, vizinho do San Lorenzo. Todavia o Riestra tem algo importante: foi perseguido pela ditadura. Sua sede foi tomada e o clube foi jogado às ruas feito indigente sem maiores explicações.

Desta data até os dias de hoje “Los Malevos de Pompeya” lutam para serem um gigante no mundo dos nanicos. Apenas de uns três anos para cá é que o pesadelo parece controlado. E finalmente tudo indica que o injustiçado Riestra deve mesmo garantir uma vaga na Primeira C, a 4ª divisão argentina, para a próxima temporada. Porém, o que Maradona tem a ver com isso?

Tem a ver que o manda-chuva do Riestra é um sujeito chamado Víctor Stinfale, amigo pessoal de Maradona. A convite de Stinfale o “rival de Pelé” foi ao clube ano passado para dar uma palestra motivacional. Foi então que surgiram as primeiras conversas sobre o assunto. Agora, o mesmo cartola voltou a convidar Dieguito para voltar aos gramados. “Voltar ao futebol aos 53 anos? Nem em sonho”, respondeu o mocinho rechonchudo que levou a Argentina ao mais importante caneco de sua história. Só que o cartola insistiu: “poxa, mas que tal se fosse ao menos por uma partida?” Maradona deu pra trás.

Só que Maradona é louco; todo mundo sabe disso. E parece que ele resolveu aceitar. Desconversaram daqui, desconversaram dali, mas o convite foi levado a sério e um pedido de habilitação já se encontra na AFA. Tudo indica que a Federação deve recusar a permissão. Mas todo mundo da AFA costuma ser incompetente, farofeiro, fanfarrão e maluco. E por causa disso não se surpreenda se o pedido for aceito. E como seria?

A volta aos campos seria somente para uma partida. Precisamente para a data de 22 de março (e não 23, como os sites argentinos têm informado) pela 27ª rodada da Primeira D. A peleja vai ser na cancha do Riestra, em Bajo Flores. Ao menos até agora é o que está confirmado. Contudo, se Dieguito for mesmo vestir a camisa de “Los Malevos” é bem provável que o jogo passe para o Nuevo Gasómetro, cancha do Ciclón e que na 9ª rodada do Torneio Final será visitante do Gimnasia, no Bosque, e não vai utilizar seu estádio. Tudo isso pode ser uma enorme loucura. Mas vamos com calma com a nossa aversão: o futebol vive também de maluquices; o que muitas vezes faz bem pra todo mundo.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.