Sul-Americana

Defensa y Justicia faz história e elimina o São Paulo no Morumbi

“Quando nos perguntarem qual foi nossa primeira partida fora do país, diremos que foi eliminando o São Paulo no Morumbi”.

Não existe jeito melhor de iniciar uma trajetória a não ser eliminando dentro de seus domínios uma das equipes mais vencedoras da América do Sul. O feito conquistado na noite deste 11 de maio de 2017 pelo pequenino Defensa y Justicia da cidade de Florencio Varela na região metropolitana de Buenos Aires não é nada menos do que gigantesco. A equipe que completou 82 anos no último mês de março só descobriu a primeira divisão do Campeonato Argentino no ano de 2014 e ganhou a vaga na Copa Sul Americana após uma boa campanha no torneio “transición” no início do ano passado. 


O Defensa não tinha nenhum motivo para ser considerado favorito no confronto. Além de toda questão histórica, de camisas e tradição, o time ainda faz um Campeonato Argentino em “banho-maria”: está longe de sonhar com algo maior na competição, mas também não corre risco algum de rebaixamento pelos promedios. E foi com essa tranquilidade que a equipe de Sebastian Beccacece veio ao Morumbi enfrentar um pressionado São Paulo e mostrou que tradição e títulos ficam do lado de fora quando a questão é decisão. A equipe foi melhor durante boa parte do jogo, sabendo se aproveitar do desespero são-paulino e controlar a situação.

O time saiu atrás, logo aos 6 minutos Thiago Mendes abriu o placar para o time da casa, mas o Halcón não se entregou e empatou 5 minutos depois com Castellani. A torcida argentina presente em bom número no Morumbi ajudou bastante o time que teve o experiente Jonás Gutierrez como grande figura em campo, sabendo conduzir o time a classificação histórica. Ao fim do jogo, a defesa soube segurar com frieza uma pressão desordenada do São Paulo e nem mesmo o “descontrole” de Beccacece, expulso por reclamação, afetou os atletas dentro do campo.

“A chave foi a entrega de todos os jogadores, a organização, eles seguiram o plano de jogo a risca, tudo que foi elaborado e conversado antes foi executado. Sabíamos de toda a dificuldade. Agradeço a torcida que veio, planejou a viagem com muito esforço e creio que ver a dedicação de todos hoje pagou tudo”, declarou o treinador argentino em sua coletiva de imprensa após a partida. Beccacece não deve ficar mais muito tempo a frente do Halcón, já que deve assumir o cargo de auxiliar técnico na Seleção Argentina ao lado de Jorge Sampaoli, assim como fez no Chile.

O Defensa y Justicia ainda não tem adversário definido na próxima fase já que o chaveamento se dará por sorteio juntamente com os times que caírem na primeira fase da Copa Libertadores. Mas certamente quando entrar em campo novamente jogando a competição internacional, os olhos dos adversários diante da camisa verde e amarela de Florencio Varela serão outros.

“Sonhávamos em jogar na Primeira Divisão. Nos diziam: “vocês na Primeira?” Hoje jogamos na Primeira.

Sonhávamos em jogar uma Copa. Este ano jogamos uma Copa. Agora sonhamos em passar a próxima fase da Copa Sul Americana. Nos diziam: “Com São Paulo, vocês estão sonhando?”

E sim sonhamos, nós nunca deixamos de sonhar”

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.