Acesso

Divisões de acesso: Atlético Tucumán se aproxima da elite

O Decano de Tucumán venceu o Unión em Mar del Plata e está muito perto de voltar à elite
O Decano de Tucumán venceu o Unión em Mar del Plata e está muito perto de voltar à elite

Uma vez que já foi definido o campeão argentino de 2015, é hora de olhar para outras definições em andamento no futebol do país. Neste post resumiremos a situação atual das sete divisões de acesso na Argentina, que são um mundo à parte com muitos fãs.

A B Nacional promoverá duas equipes para a elite em 2016. O torneio é jogado em 42 rodadas, com as 22 equipes se enfrentando no sistema de pontos corridos, ida e volta. O primeiro colocado sobe automaticamente. As equipes do 2o ao 5o lugar jogarão um playoff (o “reducido”) para definir a segunda vaga. A duas rodadas do fim o Atlético Tucumán lidera com 81 pontos e está muito perto de voltar à elite depois de mais de 4 anos. O Reducido hoje seria disputado por Patronato (78), Ferrocarril (64), Ramón Santamarina (63) e Instituto (60). Seguem na briga o Villa Dálmine (60), Atlético Paraná (57) e Douglas Haig (55).

Abaixo da B Nacional as divisões de acesso se dividem. De um lado, os clubes diretamente filiados à AFA (grosso modo, os clubes de Buenos Aires e seu entorno, além de Rosário) jogam a Primera B, Primera C e Primera D Metropolitana. De outro, os clubes indiretamente filiados à AFA (basicamente os clubes do interior do país) jogam o Argentino A, Argentino B e Argentino C. Ou seja, a 3a, 4a e 5a divisão não são unificadas, mas divididas em dois torneios distintos.

A Primera B Metropolitana tem regulamento similar à B Nacional, com a única diferença que o Reducido será disputado por oito equipes, e não quatro. A duas rodadas do fim a vaga direta na B Nacional seria do Estudiantes de Buenos Aires, que tem 79 pontos. Para o Reducido iriam Brown de Adrogué (77), Defensores de Belgrano (77), Atlanta (69), Barracas Central (58), Deportivo Morón (58), Almagro (56), Colegiales (55) e Tristán Suarez (54). Ainda vivos na disputa seguem o Platense (54), Fênix (52) e Comunicaciones (51).

A Primera C Metropolitana tem o mesmo regulamento da B Nacional: uma vaga direta e outra em um Reducido com quatro equipes. Faltam 2 rodadas para o fim da fase regular, e o San Telmo hoje subiria para a Primera B com 63 pontos. O Reducido teria o tradicionalíssimo Talleres de Remédios de Escalada (60), Central Córdoba de Rosário (59), Deportivo Laferrere (59) e Dock Sud (57). Ainda na briga estão Luján (54), Argentino de Quilmes (52) e San Miguel (52).

A última divisão do acesso Metropolitano, a Primera D, já encerrou sua fase regular, com o Sportivo Barracas tendo subido diretamente para a Primera C. Nos jogos de ida do Reducido, o Liniers venceu o El Porvenir por 1 a 0 e o Atlas praticamente garantiu vaga na decisão ao bater o Central Ballester por 4 a 1.

O Argentino A já definiu seu campeão, que ascendeu à B Nacional, o tradicionalíssimo Talleres de Córdoba. A segunda vaga será do vencedor de um torneio disputado entre Defensores de Belgrano de Villa Ramallo, Juventud Unida (San Luís), Unión Aconquija, Alvarado (Mar del Plata), Sportivo de Las Parejas, 9 de Julio (Morteros), Deportivo Madryn (Puerto Madryn), Deportivo Maipú (Mendoza), Unión de Villa Krause, San Lorenzo Além, Gimnasia y Esgrima (Entre Ríos), Libertad (Sunchales) e Concepción.

O Argentino B e Argentino C, com sua imensa quantidade de equipes (134 no primeiro caso e 257 no segundo) ainda estão longe de terminar, e sequer entraram em suas fases mais agudas.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.