Sul-Americana

Estudiantes vence, mas Arsenal se classifica na Sul-Americana

 

Com gol de Matias Sanchez, o Estudiantes venceu pela primeira vez na temporada 2011/12. Mas infelizmente para a equipe pincharrata a vitória de nada serviu, já que o placar classificou o Arsenal para a fase seguinte da Copa Sul-Americana.

A partida não começou bem para o Estudiantes, que tinha a posse de bola, tentava abrir caminho pelos lados, mas não tinha sucesso. A má atuação do colombiano Carbonero fechava a possibilidade de boas jogadas pela direita, e Boselli ficava muito isolado no comando do ataque. Confortável, o Arsenal eventualmente conseguia até cadenciar a partida e trocar passes, fazendo o tempo passar.

No segundo tempo o Estudiantes voltou com La Gata Fernandez no lugar no ineficiente Carbonero e pressionou o Arsenal, que voltou muito defensivo e sequer passava do meio campo. Mesmo desordenada a pressão pincha funcionou. Aos 17 minutos Verón chutou de longe, Sanchez conseguiu dominar e chutar para marcar o gol platense. A meia hora do fim do jogo parecia possível que o Estudiantes conseguisse ao menos levar o jogo para os pênaltis.

No entanto 5 minutos depois o jogo passou a ter contornos dramáticos com a expulsão de Gonzalez. Com um a menos a equipe da casa precisava de ao menos mais um gol que levasse a partida para os pênaltis. E logo em seguida o Arsenal quase liquidou a série, quando Óbolo entrou livre e tocou por cima de Albil, com a bola saindo por pouco.

Mais alguns minutos e o mesmo Óbolo pareceu ter sido derrubado dentro da área, em jogada que foi considerada normal pela arbitragem. Foi a primeira de uma série de decisões polêmicas do árbitro principal. Aparentemente sem forças, o Estudiantes passou a lançar bolas na área, pedindo dois pênaltis; um possível toque de mão de Lopez e uma alegada falta de Campestrini em Boselli. Nenhuma das duas foi assinalada, para desespero da equipe platense.

Ao fim, apesar do desespero o Estudiantes não conseguiu se classificar. A primeira vitória da equipe de Miguel Angel Russo na temporada terminou não servindo de muita coisa. O Arsenal segue na Copa Sul-Americana e a equipe pincha segue à beira da crise. 

Estudiantes: Albil, Mercado, Cellay, Desábato e Dominguez; Carbonero (Gastón Fernandez), Sanchez, Verón (Benitez) e Mauro Fernandez; Mariano Gonzalez e Boselli.

Arsenal: Campestrini, Nervo, Lopez, Burdisso e Trombetta; Gonzalez, Ortiz (Zelaya), Aguirre (Perez) e Marcone; Torres (Esmerado) e Óbolo.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.