Seleção

Inimigos da Albiceleste – Bolívia

A seleção boliviana chega à Copa América para tentar melhorar sua imagem frente aos adversários. Na última edição da Copa os bolivianos ficaram em 10º lugar, à frente apenas de Equador e Estados Unidos. Desde o vice-campeonato de 1997, quando perdeu para o Brasil na final, a Bolívia não passou da primeira fase na Copa América. E para esse ano a vaga para a próxima fase mais uma vez não será fácil de conquistar, uma vez que o time está no Grupo A, ao lado da anfitriã Argentina, da Colômbia e da Costa Rica.

Vez ou outra a Bolívia conquista resultados expressivos, tendo a altitude de La Paz como sua grande aliada. As vitórias contra a Argentina (a histórica goleada por 6 a 1) e contra o Brasil (2 a 1) pelas Eliminatórias da Copa de 2010 são bons exemplos disso. No entanto, os objetivos da seleção boliviana para essa Copa América são modestos: o técnico Gustavo Quinteros espera que sua equipe apresente um bom futebol para ao menos tentar jogar de igual para igual com os adversários e, se possível, passar de fase. Essa previsão está de acordo com a atual fase do futebol boliviano: nos últimos tempos, nenhuma equipe do país chegou às finais dos torneios continentais.

Se por um lado as ambições bolivianas são poucas, Quinteros não pode reclamar do tempo de preparação que teve. Na Argentina desde o última dia 10, a Bolívia foi a primeira a chegar para a competição. A equipe fez dois jogos contra o Paraguai na preparação para a Copa América pela Copa Paz do Chaco: perdeu o primeiro por 2 a 0 e empatou sem gols no segundo. A seleção ainda negocia um amistoso com o México, mas dificilmente ele acontecerá, pela falta de tempo hábil.

A “Verde” na Copa América deverá ter como destaques o experiente Ronald Raldes, que joga no Colón argentino, na zaga e os habilidosos Joselito Vaca e Marcelo Moreno na frente. Ainda que a maioria dos jogadores já esteja entrosada pelos jogos anteriores, o técnico Quinteros reconheceu que falta trabalhar muito a parte tática da equipe. O time deverá entrar num tradicional 4-4-2, com dois volantes (García e Flores) e dois meias (Robles e Rojas).

Os bolivianos fazem sua estreia na Copa América contra os argentinos, no que será o jogo de abertura do torneio, no próximo dia 1º em La Plata. No dia 7, será a vez de a Bolívia pegar a Costa Rica em Jujuy. Três dias depois, a “Verde” encerra sua participação na primeira fase do torneio encarando a Colômbia em Santa Fé.

Títulos: 1 (1963)

Posição no ranking da FIFA: 102º

Os Convocados:

Goleiros: Carlos Arias (Maccabi Netanya-ISR), Sergio Galarza (Blooming) e Daniel Vaca (The Strongest).

Zagueiros: Miguel Hoyos (Oriente Petrolero), Ronald Raldes (Colón-ARG), Ronald Rivero (Bolívar), Luis Gutiérrez (Oriente Petrolero), Lorgio Alvarez (Bolívar) e Santos Amador (Nacional Potosí).

Meio-campistas: Cristhian Vargas (San José), Ronald García (Bolívar), Jaime Robles (Aurora), Walter Flores (Bolívar), José Luis Chávez e Ruddy Cardozo (Bolívar), Jhasmany Campos (Oriente Petrolero), Edivaldo Rojas (Naval-POR) e Joselito Vaca (Oriente Petrolero).

Atacantes: Marcelo Moreno (Shakhtar-UCR), Ricardo Pedriel (Sivasspor-TUR), Alcides Peña (Oriente Petrolero), Mauricio Saucedo (Oriente Petrolero) e Juan Carlos Arce (Oriente Petrolero).

Técnico: Gustavo Quinteros

Craque do time: Marcelo Moreno

Cotação FP: É um dos times mais fracos da competição e não deve passar da primeira fase.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

5 thoughts on “Inimigos da Albiceleste – Bolívia

  • Willian Alves de Almeida

    Concordo. Pobre Bolívia.

  • Aron Ruales

    A maioria dos jogadores da seleção boliviana jogam na Bolívia.
    Só essa informação já diz tudo sobre a “Verde”.

  • Bolívia deve cair na primeira fase de novo. Vi que a Alfandega de La Paz está retendo o material de frio da seleção e os jogadores estão congelando na Argentina…

  • david velasco

    con todo lo malo de bolivia bolivia gano de 6×1 de argentina y la altura afecta a jugadores bolivianos
    ;que juegan en otro pais y en ciudades bolivianas con mucho menos altura, ese es un parametro absurdo.
    flamengo gano por libertadores del campeon boliviano 5×0 y no se hablo de altitud .quien entiende?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.