Arquivo

Platense, Fénix e Barracas Bolívar vivem dilema do rebaixamento em suas divisões

Enquanto isso o Dock Sud é líder da Primeira D

O medo de cair não é protagonista apenas na Primeira e na Segunda Divisão Argentina. Na terceira (Primera B), quarta (Primera C) e quinta (Primera D) divisões para equipes da Grande Buenos Aires, o fantasma do rebaixamento já é vívido para muitas equipes tradicionais dessas divisões. Esse é o caso de Platense (Primera B), Fénix (Primera C) e Barracas Bolívar

Primera B

O Club Atlético Platense, de Vicente López, é a equipe que possui a pior média de aproveitamento de pontos na Primera B 2010/11. Com 0,857, o Calamar, recém-rebaixado da Nacional B, corre o risco de ser bicampeão nesse quesito negativo.

Seus companheiros de lanterna são o Deportivo Armenio, com 0,965, e o Comunicaciones, com 0,988.

A oitava rodada da Primera B 2010/11 acontece no dia 8 de setembro e Defensores de Belgrano e Estudiantes de Buenos Aires dividem a liderança com 17 pontos.  Nesta rodada, o Platense pega em casa o Comunicaciones, às 20h, com Gastón Meineri no apito.

Primera C

O alvinegro Fénix, de Pilar, é o último na tabela do descenso da Primera C 2010/11 com um aproveitamento de 1,024. Seus companheiros de lanterna são o Luján, com 1,098, e o San Miguel, com 1,135.

Nem o Fénix, nem o San Miguel venceram na presente temporada, somando apenas dois pontos cada. O lanterna da tabela do campeonato é o Villa Dalmine com 1 ponto apenas.

A sétima rodada da Primera C 2010/11 ocorre no final de semana do dia 11 de setembro. O atual líder da competição é o Deportivo Laferrere com 12 pontos. Nesta rodada, o Fénix enfrenta o General Lamadrid, 7º colocado.

Primera D

O tradicional Barracas Bolívar é o último na tabela do descenso da Primera D 2010/11 com um aproveitamento de 0,250. Recém-rebaicado da Primera C, o Barracas Bolívar foi, por muitos anos, uma equipe grande do futebol argentino quando ainda estava na cidade de Buenos Aires com o nome de Sportivo Barracas.

O rebaixamento na Primera D é uma tragédia futebolística. Como é a divisão inferior, a única equipe rebaixada de cada ano tem que ficar um ano sem disputar competições da AFA. Os companheiros de tabela do Barracas são o Puerto Nuevo, com 0,894, e o Central Ballester, com 0,930.

A sexta rodada da Primera D acontece neste final de semana do dia 11 de setembro. A competição é liderada pelo Dock Sud, 100%, com cinco vitórias (15 pontos). Nesta rodada, o Barracas Bolívar enfrentará o Deportivo Riestra, 3º colocado.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

One thought on “Platense, Fénix e Barracas Bolívar vivem dilema do rebaixamento em suas divisões

  • I wanted to say thank you to you for this great read!! I have you bookmarked to view new stuff you post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.